Ir para o conteúdo

My network

Você sabe o que é...

Radiografia ( também popularmente chamado de raiox) é uma técnica de exame de imagem que utiliza raios X. Podendo ser considerada como uma fotografia do interior do corpo, utilizado com a finalidade  de diagnosticar e tratar doenças.

Imagem: Canbler Saúde

 

 

 

Radioatividade

Entenda como ocorreu a descoberta da radioatividade 

Trifólio, símbolo da radioatividade. Trifólio, símbolo da radiotividade

 

 

 

Urânio

 O urânio é um metal de coloração prateada, radioativo, denso, inflamável, flexível e maleável. Encontrado  em rochas sedimentares . O descobridor do Urânio foi Martin Heinrich Klaproth,  um cientista alemão, que em 1789 quando obeservava o  pechblenda( componente Mineral) percebeu o urânio. VEJA MAIS!

Ficheiro:UranioBrasil.gif

 

 

 

 

 

 

A descoberta dos raios X

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 76 visualizações

 

 

A descoberta dos Raios X

 

 Wilhelm Conrad Rontgen

Foi um grande físico  e o   descobridor do raio x, ele nasceu em Alemanha, em 27 de março de 1845. Ai ele viveu seus primeiros 3 anos, quando a família então mudou-se para Appeldoom, Holanda, em 1848. Em 1862. Em 1862, ingressou na  Universidade de Utrecht, Holanda para o curso de física, mas não o terminou, em 1865 muda-se para Zurique, Suíça, e  inicia o curso de engenharia mecânica, formando-se em 1868, posteriormente se doutora em Física pela mesma Universidade.  Casou-se com Ana Bertha em 1872, a quem conheceu nesta mesma instituição.

Como Rontgen descobriu o raio x ?

 Wilhelm Conrad Rontgen descobriu em 1895 os Raios X, quando estudava o fenômeno de luminescência produzido por raios catódicos num tubo de Crookes( tubo de vidro). A descoberta foi ocasional, pois na verdade ele desejava saber como os raios catodicos propagaram-se pra fora do tudo de crookes.  Ao final da tarde do dia 8 de Novembro de 1895, Rontgen estava determinado a testar uma idéia que possibilitaria, segundo ele, esta visualização.  

O EXPERIMENTO

 Rontgen envolveu um tubo de Crookes com uma espécie de capa de papelão, de cor preta, e ficou observando o tubo enquanto aplicava descargas elétricas entre os eletrodos do equipamento.Quando Röntgen ligou o tubo, acostumado que era à visão no escuro, percebeu que uma placa de  de um material fluorescente chamado Platinocianeto de bário, colocada casualmente perto do tubo, brilhou. Rontgen então desligou o tubo e o brilho emitido pelo material fluorescente, de forma praticamente instantânea, desapareceu. Ele novamente ligou o tubo, e o efeito de fluorescênte voltou a aparecer.Rontgen concluiu  esse fenômeno como  um novo tipo de radiação que seria originada a partir da colisão dos raios catódicos com a parede de vidro do tubo. Desconhecendo a natureza de tais raios, denominou-os raios-X. 

 

Imagem extraída:  UFRGS ( Física Moderna)

 

Após a descoberta Röntgen convidou sua esposa para ir ao laboratório, pediu para que ela posicionasse sua mão entre o dispositivo e o papel fotográfico. O resultado foi uma foto que revelou a estrutura óssea interna da mão humana. Ficou registrado na história da humanidade a primeira radiografia humana, datada em 8 de novembro de 1895.

A primeira radiografia humana, da mão da Sra.  Rontgen, tirada em 22 de dezembro de 1895

 

Vale a pena conferir este vídeo "A Saga do Prêmio Nobel" 

Produção francesa exibida pela TV Escola

 

 

 

Um dos primeiros raios x do mundo 

primeiro raio x do mundo

 

 

 

primeiro raio x do mundo

Imagem extraída de hypescience

 

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/descoberta-radioatividade.htm 


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Veja também...

"A fotografia é a linguagem do século 21. As pessoas se conectam, se comunicam através da imagem".  Fernanda Feitosa

 A fotografia é responsável pela documentação e conseqüente memória de muitos acontecimentos e fatos históricos, registrando imagens importantes para a humanidade. Confira as primeiras fotografias da história.

Louis Compte Paço da Cidade Rio de Janeiro primeira fotografia brasil As Primeiras Fotografias da História



 

Veja...

Confira a simulação sobre radioatividade e o funcionamento do raio x, desenvolvido pela LabVirt - USP. Clique aqui.

Clique para ampliar

- Este vídeo é muito interessante ele mostra o experimento  realizado  por Becquerel.  

Economize Água

 

Confira outras matérias  

BIOMAS BRASILEIROS

MACHADO DE ASSIS

ELETRICIDADE