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Ácidos e Bases

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Vc sabia ???

A hortênsia tem cores que podem variar em tons de rosa e azul, dependendo do tipo de solo e dos fertilizantes utilizados. Isso acontece porque algumas substâncias que compõem a flor apresentam cor azul em contato com os ácidos e cor rosa em contato com bases.

É bom saber que ...

Svante Arrhenius(19/02/1859— 2/10/1927) foi um químico sueco, 

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Ácidos e Bases

2 de Julho de 2009, 0:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
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 O estudo das funções químicas começa pelos quatro grandes grupos classificados como: ácidos, bases, óxidos e sais. Estes grupos são formados pelas substâncias que possuem  características e comportamento químico semelhantes.

Ácidos e bases (também chamadas de álcalis, procure saber de onde vem esta denominação, é interessante ... ) são geralmente lembrados como substâncias químicas perigosas, corrosivos capazes de dissolver metais como se fossem comprimidos efervescentes. Mas a presença dos ácidos e bases na nossa vida cotidiana é bem mais ampla e menos agressiva do que se imagina.

Eles também são componentes usuais de refrigerantes, alimentos, remédios, produtos de higiene ou cosméticos. São ainda matérias primas indispensáveis em um vasto universo de aplicações industriais. A tal ponto que a produção de ácido sulfúrico e soda cáustica de um país chega a ser considerada um dos indicadores do seu nível de atividade econômica.

Portanto estas substâncias estão presentes em todos os momentos da nossa vida.

Seria interessante saber quais são as mais comuns e como interagimos com elas, não? Lembre-se disto mais tarde e faça uma relação tentando identificar para cada alimento, bebida, material de limpeza, remédio, etc, mais usados no dia a dia, qual substância química associada.

 

 

 

 

Definições

A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius que,  em 1887, estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.

Arrhenius estudou vários ácidos e estabeleceu suas principais características: 

- em solução aquosa, os ácidos conduzem eletricidade. Isso ocorre porque os ácidos se desdobram em íons.

- os ácidos têm sabor azedo. O limão, o vinagre, o tamarindo contêm ácidos; é por isso que eles são azedos.

- os ácidos reagem com as bases, formando sais e água. Essa reação se chama reação de neutralização.

Existem ainda outras definições, dadas por outros cientistas, como a de Bronsted-Lowry (o dinamarquês Johannes N. Bronsted e o inglês Thomas Lowry estudaram independentemente o tema em 1923) e a de Lewis (o americano Gilbert Newton Lewis), que serão estudadas mais tarde.

Assim, quando diluído em água, o cloreto de hidrogênio (HCl) ioniza-se e define-se como ácido clorídrico, como segue:

Esta reação é chamada de reação de ionização, já que o HCl puro é um composto covalente.

É muito importante saber nomear corretamente os ácidos, clique na figura abaixo pra aprender um pouco mais:

Vc também pode ver o vídeo que está em http://www.youtube.com/watch?v=Czh1WDwdTA4 (Nomenclatura dos ácidos)

Os ácidos podem ser classificados em 2 grupos:

1) HIDRÁCIDOS - são aqueles que NÃO possuem OXIGÊNIO na molécula. Ex: HCl, HBr, H2(ácidos clorídrico, bromídrico e sulfídrico).

2) OXIÁCIDOS - são aqueles que possuem OXIGÊNIO na molécula, como H2SO4HNO3 ,  H3PO(ácidos sulfúrico, nítrico e fosfórico).

Veja alguns ácidos bastante comuns no nosso dia a dia:

Ácido acético 

Ácido tartárico 

Ácido málico 

Ácido cítrico 

Ácido fosfórico 

Ácido carbônico 

Ácido Clorídrico

Ácido Fluorídrico

 Ácido Nitroso

Ácido Sulfúrico 

Ácido Nítrico

Ácido Muriático

Ácido Ascórbico

Ácido Cianídrico 

 

Arrhenius também descobriu que existiam algumas substâncias que na presença dos ácidos e das bases mudam de cor. Estas substâncias foram chamadas de INDICADORES, e servem para identificar uma substância como ácido ou base.

Um indicador uito usado é o PAPEL DE TORNASSOL que pode ser encontrado em 2 cores:

AZUL - que em meio ácido o papel se torna vermelho (em meio básico não muda de cor).

VERMELHO - que em meio ácido não muda de cor (em meio básico se torna azul).

Um outro indicador comum é a solução de fenolftaleína que permanece incolor em soluções ácidas e torna-se cor-de-rosa em soluções básicas

E estes produtos abaixo, vc conhece? Vc consegue identificá-los como substâncias químicas?

 FONTE: CIÊNCIAS - FÍSICA E QUÍMICA de Carlos Barros e Wilson Roberto Paulino, Ed. Ática, 2006.

As bases

As bases também são substâncias altamente tóxicas e corrosivas. E assim como os ácidos, podemos identificar as bases usando indicadores ácido-base. 

Veja algumas delas no nosso cotidiano, clique na figura abaixo:

 O  hidróxido de sódio, a popular soda cáustica, ao se ionizar em água, libera uma hidroxila OH-, definindo-se assim como base:

 Algumas propriedades das bases:

  • possuem sabor adstringente, amargo ou cáustico (que “trava” a boca);
  • conduzem a corrente elétrica quando fundidos ou em solução aquosa;
  • reagem com ácidos produzindo sal e água; 
  • e modificam a cor dos indicadores ácido-base.

  

 

Veja também a nomenclatura das bases e os tipos de bases existentes no vídeo abaixo:

 

 

 E para medir quão fracos ou fortes são os ácidos e bases usamos o conceito de pH que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.

O pH pode ser determinado indiretamente pela adição de um indicador de pH na solução em análise. A cor do indicador varia conforme o pH da solução. Indicadores comuns são a fenolftaleína, o alaranjado de metila e o azul de bromofenol. 

 

O pH também pode ser determinado usando um medidor de pH  que consiste em um eletrodo acoplado a um potenciômetro, como o da foto abaixo. 


E lá em http://bit.ly/MNgtR9 

vc poderá

ver o pH de várias substâncias

do nosso dia a dia.

 

Bem, agora vc deve responder as questões propostas em seu livro didático, realizar as atividades que sugerimos e se tiver qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato lá em DÚVIDAS.

NÃO ESQUEÇA DE REALIZAR O EXERCÍCIO QUE ESTÁ AQUI.

 

REFERÊNCIAS:

Além dos sites diretamente referenciados, foram utilizadas informações dos livros didáticos abaixo, incluindo a imagem dos cátions e ânions mais comuns, que foi escaneada do livro do 2:

1. CIÊNCIAS - FÍSICA E QUÍMICA de Carlos Barros e Wilson Roberto Paulino, Ed. Ática, 2006.

2. CIÊNCIAS - matéria e energia de Fernando Gewandsznajder, Ed. Ática, 2008.


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