Veja alguns experimentos que podem ser feitos sobre o assunto:
1) Produção de um indicador ácido/base
Material Panela. Fogão. Coador. Vidro de relógio. Faca. Tábua de cozinha. |
Compostos Repolho roxo. Água destilada. Água da torneira. Hidróxido de sódio. Vinagre. |
Procedimento
1. Corte em pedacinhos, uma ou duas folhas de repolho roxo (bem roxo). (corte o repolho sobre uma tábua de cozinha, para ser facilitado o próximo passo da experiência)
2. Leve pelo menos 1 litro de água destilada à ebulição. O aquecimento da água pode ser feito num fogão ou em um microondas.
3. Quando a água atingir a ebulição, tire a panela do fogão e coloque o repolho na água. (tenha cuidado ao manusear a panela com a água fervente, pois pode causar graves queimaduras)
4. Deixe esfriar a água destilada com o repolho roxo até esta ficar totalmente fria. Depois coe o líquido resultante. O líquido deve ter uma cor roxo - avermelhado - escura. (o mais importante agora é saber quais as cores que este indicador adquire quando em contacto com soluções com características alcalinas, ácidas ou neutras. Para soluções neutras o indicador irá manter a sua cor original, para soluções ácidas o indicador irá tornar-se vermelho. Em relação às alcalinas o indicador poderá adquirir duas cores distintas, sendo azul para soluções alcalinas fracas e verde para soluções alcalinas fortes).
Para realizar os testes de acidez vc deve colocar um pouco de indicador em um vidro e depois adicionar um pouco da solução que se quer estudar. Pode-se utilizar o vinagre (ácido acético) como ácido, a água da torneira como base fraca e a soda cáustica (hidróxido de sódio) como base forte. A água destilada pode ser utilizada como base neutra.
Esclarecimento: este experimento foi adaptado de Ciencia em Casa em http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/indicador.html
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2) Veja lá em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=909 um experimento sobre Chuva ácida em laboratório cujo objetivo é conscientizar o aluno de sua participação na emissão de gases poluentes que aumentam a acidez da atmosfera e conseqüentemente da chuva. Se vc resolver realizar a experiência, logo após responda as perguntas propostas e se tiver dúvidas entre em contato para trocar ideias.
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3) Veja lá em http://www2.fc.unesp.br/lvq/exp11.htm Padronização do hidróxido de sódio e determinação da acidez do vinagre um experimento que tem o objetivo de definir propriedades de um ácido e de uma base. Ele auxilia o professor a explicar aos alunos o que determina a acidez de uma substância (dada em função dos cátions hidrogênio), ou a basicidade (dada em função dos ânions hidroxila), quando em meio aquoso.
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