Ir para o conteúdo

My network

Feed RSS

Ai meu DEUS! Vou fazer o processo Seletivo. E agora?

Ninguém está seguindo este artigo ainda.

 

M)Mensagem da professora Nady (História): "Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderiamos ganhar, por simples medo de arriscar". (Willian Shakespeare)

 

Olá Galera! Esta comunidade foi criada pensando em vocês, meus alunos, que irão prestar o processo seletivo do SESI - SENAI. Aqui encontrarão informações, dicas, vídeos para ajudar nesta etapa tão difícil. Podem perguntar, sugestionar, formar grupos de estudos on line! Fiquem a vontade.....Afinal, só estou aqui para ajudar. Beijos, chocolates, pirulitos e todos os doces para tornar este ano e os próximos mais ADOCICADOS!

 

 

 

Se procurar bem, você acaba encontrando. Não a explicação (duvidosa) da vida, mas a poesia (inexplicável) da vida.

 

Carlos Drummond de Andrade

 

 

 

Campo de concentração de Auschwitz

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 5 visualizações

Por Antonio Gasparetto Junior O Campo de Concentração de Aushwitz ficou conhecido por ser o local de extermínio dos judeus praticado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Desde o momento em que Adolf Hitler assumiu a liderança política da Alemanha, o Reich começou a proclamar a necessidade de se exterminar alguns grupos indesejáveis da sociedade alemã para que o país pudesse se recuperar das humilhações sofridas após a Primeira Guerra Mundial e das consequências da crise econômica de 1929. O momento era muito crítico na Alemanha dos anos 1930, os alemães viram em Hitler a esperança de uma recuperação da nação e depositaram nele toda a confiança. De fato, Adolf Hitler conseguiu reerguer a Alemanha, tirando-a do cenário catastrófico que se encontrava, mas sempre apresentando uma postura radical.

Em 1939, a renascida Alemanha, sob o comando de Adolf Hitler, rompeu de vez o clima de instabilidade presente na Europa e uma nova guerra mundial teve início. Desta vez, as implicações da guerra seriam muito maiores e mais abrangentes que a primeira. A partir de 1940, os alemães começaram a construir instalações que serviriam como campos de concentração e de extermínio de inimigos e grupos indesejáveis da sociedade. Estas instalações foram construídas nas terras polonesas ocupadas pelos alemães, foram três os campos principais auxiliados por mais trinta e nove. Localizavam-se nas cidades de Auschwitz e Birkenau, próximas da capital polonesa Cracóvia.

Os Campos de Concentração de Auschwitz, ou Auschwitz-Birkenau para ser mais completo, tornaram-se símbolos do Holocausto causado pelos nazistas durante a Segunda Guerra. Mas esses campos não foram criados somente para exterminar pessoas, suas funções se dividiam entre os três principais campos que recebiam o auxílio dos outros trinta e nove.

O campo de concentração Auschwitz I foi inaugurado no dia 20 de maio de 1940, foi o primeiro. Era o centro administrativo dos campos, é nele que se localiza a famosa placa com a frase “Arbeit Macht Frei” (O trabalho liberta). O campo serviu mais para utilização do trabalho forçado dos prisioneiros, mas foi nele que os nazistas testaram a primeira câmara de gás. O teste inicial com o gás Zyklon B matou 850 prisioneiros polacos e russos, em setembro de 1941. A experiência foi considerada um sucesso e utilizada no campo em 1941 e 1942, além de serem construídas câmaras também em outros campos. De todos os prisioneiros que passaram por Auschwitz I, apenas 300 conseguiram fugir. Por outro lado, aproximadamente 70 mil prisioneiros polacos e soviéticos morreram neste campo.

O campo de concentração Auschwitz II, construído em Birkenau em 1941 localizava-se a apenas 3 Km de Auschwitz I. O objetivo principal do novo campo era efetivamente o do extermínio. É este o campo mais conhecido pelas pessoas e onde mais se matou pessoas. Era equipado com quatro crematórios e câmaras de gás, as quais podiam receber, cada uma, cerca de 2.500 pessoas por vez. As mortes em grande quantidade começaram a acontecer no ano de 1942, em Auschwitz II morreram aproximadamente um milhão de judeus e 19 mil ciganos.

Já o campo de concentração Auschwitz III, o terceiro entre os três principais, fui utilizado especialmente para trabalho escravo pela empresa IG Farben. Iniciou suas atividades em 1942.

Os demais trinta e nove campos auxiliares eram relacionados à indústria alemã para produção militar, metalúrgica e mineradora.

Todos os campos de concentração eram controlados e dirigidos pela SS, sob o comando de Heinrich Himmler. Aproximadamente 7.300 membros da SS trabalharam nos campos de concentração. Quando o final da guerra se aproximou, os nazistas destruíram as câmaras de gás em Birkenau, em novembro de 1944, e no ano seguinte começaram a evacuar os campos, tudo para esconder o que acontecia nas instalações dos campos de concentração. Em 27 de janeiro de 1945, o exército dos soviéticos liberou ainda cerca de 7.500 prisioneiros.

Fonte:http://www.infoescola.com/historia/campo-de-concentracao-de-auschwitz/



Primeira Guerra Mundial

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 10 visualizações

Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra expôs um novo paradigma de destruição bélica ao mundo.

Entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia a euforia da chamada Belle Epóque (Bela Época). Do ponto de vista da burguesia dos grandes países industrializados, o planeta experimentava um tempo de progresso econômico e tecnológico. Confiantes de que a civilização atingira o ápice de suas potencialidades, os países ricos viviam a simples expectativa de disseminar seus paradigmas às nações menos desenvolvidas. Entretanto, todo esse otimismo encobria um sério conjunto de tensões.

Com o passar do tempo, a relação entre os maiores países industrializados se transformou em uma relação marcada pelo signo da disputa e da tensão. Nações como Itália, Alemanha e Japão, promoveram a modernização de suas economias. Com isso, a concorrência pelos territórios imperialistas acabava se acirrando a cada dia. Orientados pela lógica do lucro capitalista, as potências industriais disputavam cada palmo das matérias-primas e dos mercados consumidores mundiais.

Um dos primeiros sinais dessa vindoura crise se deu por meio de uma intensa corrida armamentista. Preocupados em manter e conquistar territórios, os países europeus investiam em uma pesada tecnologia de guerra e empreendia meios para engrossar as fileiras de seus exércitos. Nesse último aspecto, vale lembrar que a ideologia nacionalista alimentava um sentimento utópico de superioridade que abalava o bom entendimento entre as nações.

Outra importante experiência ligada a esse clima de rivalidade pôde ser observada com o desenvolvimento da chamada “política de alianças”. Através da assinatura de acordos político-militares, os países europeus se dividiram nos futuros blocos políticos que conduziriam a Primeira Guerra Mundial. Por fim, o Velho Mundo estava dividido entre a Tríplice Aliança – formada por Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália – e a Tríplice Entente – composta por Rússia, França e Inglaterra.

Mediante esse contexto, tínhamos formado o terrível “barril de pólvora” que explodiria com o início da guerra em 1914. Utilizando da disputa política pela região dos Bálcãs, a Europa detonou um conflito que inaugurava o temível poder de metralhadoras, submarinos, tanques, aviões e gases venenosos. Ao longo de quatro anos, a destruição e morte de milhares impuseram a revisão do antigo paradigma que lançava o mundo europeu como um modelo a ser seguido.

Por Rainer Sousa Graduado em História

http://www.brasilescola.com/historiag/primeira-guerra.htm



Vinda da Família real ao Brasil

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 17 visualizações

É isso aí pessoal! Chega em Candeias, a peça teatral "A Vinda da Família Real!"

Em maio 2012, no SESI/Candeias, acontecerá a apresentação da peça teatral A VINDA DA FAMÍLIA REAL” dramatizada por alunos do 9º ano (A, B, C) sob a orientação da professora de História – Nadiclécia Jataraiba com o apoio do professor de Teatro - Marcos Oliveira, cujo roteiro foi adaptado da revista Sesinho (cenário, figurino, maquiagem, anúncio e convite) e de sugestões das turmas envolvidas no espetáculo QUE REI FUI EU?

Convite_person

 

 

Com este evento, objetivamos, portanto, estudar o conteúdo da unidade de forma lúdica!

 

Cronograma_de_apresentação

 

 

Um super beijo!

Nady Jataraiba

 

 



Sobre o Processo Seletivo.

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 0 visualizações

Se você é estudante e pretende fazer um curso técnico profissionalizante superior ou, basta você procurar o SENAI Salvador Bahia. Lá são oferecidos diversos cursos distribuídos em mais de 25 áreas diferentes.

SENAI

Cursos SENAI Salvador BA, uma boa chance de especialização técnica.

No SENAI Salvador, boa parte dos cursos são gratuitos. Este tipo de educação é muito procurada, uma vez que aumenta bastante a chance, principalmente entre os jovens, de se conseguir um bom emprego. Para poder ingressar em um destes cursos, é necessário se inscrever para o processo seletivo e, claro, passar na seleção do curso escolhido no SENAI Salvador. Depois da seleção para a vaga desejada, o aluno poderá se matricular no curso.

Veja abaixo a lista de algumas áreas em que são oferecidos cursos no SENAI Salvador:

  • - Alimentos e Bebidas
  • - Automotiva
  • - Celulose e Papel
  • - Construção Civil
  • - Couro e Calçados
  • - Design e Desenvolvimento de Produtos Industriais
  • - Eletrônica e Microeletrônica
  • - Gráfica
  • - Madeira e Mobiliário
  • - Meio Ambiente
  • - Petróleo e Gás
  • - Segurança do Trabalho
  • - Soldagem e Inspeção
  • - Tecnologia da Informação e Telecomunicações
  • - Têxtil e Vestuário

SENAI 2011



Ai meu Deus! Vou fazer Processo seletivo. E agora?

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. Uma visualização

 

M)Mensagem da professora Nady (História): "Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderiamos ganhar, por simples medo de arriscar". (Willian Shakespeare)

 

Olá Galera! Esta comunidade foi criada pensando em vocês, meus alunos, que irão prestar o processo seletivo do SESI - SENAI. Aqui encontrarão informações, dicas, vídeos para ajudar nesta etapa tão difícil. Podem perguntar, sugestionar, formar grupos de estudos on line! Fiquem a vontade.....Afinal, só estou aqui para ajudar. Beijos, chocolates, pirulitos e todos os doces para tornar este ano e os próximos mais ADOCICADOS!

 

Se procurar bem, você acaba encontrando. Não a explicação (duvidosa) da vida, mas a poesia (inexplicável) da vida.

Carlos Drummond de Andrade

 

 

  • Educandos

Se procurar bem, você acaba encontrando. Não a explicação (duvidosa) da vida, mas a poesia (inexplicável) da vida.

Carlos Drummond de Andrade