Ir para o conteúdo

Edição #2 do Café Digital acontece 21 de setembro discutindo Tecnologia e Eleições

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 118 visualizações

Nessa segunda edição do Café Digital serão discutidos o poder e a influência das tecnologias do século XXI nas corridas eleitorais, como: bots, mídias sociais e fake news.

Atrelada a essa discussão, o engenheiro de software Caio Almeida apresentará ao público o funcionamento de um software livre para verificação colaborativa de fake news, o Check. O Check nasceu como Checkdesk, em 2011, um software livre para verificação de notícias falsas colaborativo, na época baseado na plataforma Drupal (PHP) e utilizado por veículos jornalísticos independentes do oriente médio na cobertura da primavera árabe. Utilizado também em outros eventos de investigação independentes, como por exemplo a queda do vôo MH17. Também foi utilizado no combate a fake news nas eleições americanas (projeto ElectionLand) e nas eleições da França (projeto CrossCheck), ambos premiados na Online News Association Conference em 2017, um dos prêmios mais importantes do jornalismo.

 

Inscrições

Com inscrições gratuitas, o evento acontecerá no dia 21 de setembro de 2018 (sexta-feira), das 9:30 às 11:30, na Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa, localizada no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia. O evento terá emissão de certificado. Clique no botão "Inscrições" no menu lateral.

 

Público Alvo

Comunidade acadêmica da UFBA e de outras instituições de ensino superior, estudantes e professores da educação básica, assim como a comunidade externa.

 

Café Colaborativo

Ao final, será realizado um café colaborativo em que cada participante poderá levar algum item para compor a confraternização. O café ficará por nossa conta! Sugestões do que levar: frutas, bolos, tortas, sanduíches, biscoitos, bolachas, torradas, pão delícia. Atenção: Não dispomos de local para acondicionamento de alimentos perecíveis ou que sejam sensíveis a temperatura.


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.