Ir para o conteúdo

5 passos para empreender no digital

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 9 visualizações
Young businesswoman checking her tablet with copy space

Saber como abrir uma empresa de manutenção, no digital representa investir no e-commerce, contando com o suporte de um site e o apoio das redes sociais. Muitas pessoas desejam ser donas do seu próprio negócio e encontram no ambiente digital uma excelente oportunidade de dar esse primeiro passo.

 

Existem muitas vantagens no processo do empreendedorismo digital, desde o fato de você conseguir conquistar seu próprio negócio, além de conseguir ter um alcance e visibilidade para sua marca bastante expressivos. 

 

Neste artigo, você compreenderá o cenário do e-commerce, assim como do empreendedorismo no ambiente digital, compreendendo também seus benefícios, além de dicas para investir nesse negócio. 

Conheça o cenário do e-commerce 

Cada vez mais as pessoas estão com acesso à internet e utilizam equipamentos digitais para se informar e fazerem suas compras. 

 

Com isso, cresceu o número de empresas que possuem um e-commerce ou um negócio digital, pelo fato de se adequar ao dia a dia dos consumidores. 

 

Com uma simples pesquisa na internet, o cliente consegue localizar rapidamente, por exemplo, um restaurante argentino Moema, uma loja para comprar um determinado produto ou serviço, assim como informações do seu interesse.

Isso fez com que cada vez mais fosse necessário aderir ao e-commerce para que as empresas tivessem visibilidade e destaque no mercado. Estar fora do ambiente digital representa perder clientes e visibilidade competitiva. 

 

O cliente faz a seguinte pesquisa na internet “empresa que faz piscina de alvenaria” e irá se interessar pelos primeiros links que forem dispostos no Google. Se o da sua empresa não estiver lá, muito provavelmente você perderá a venda!

 

Diante desse cenário, que envolve as pessoas buscando por produtos e serviços em sua empresa no ambiente digital, é fundamental que as pessoas desejem empreender digitalmente e busquem se adaptar a essa nova realidade. 

 

Pensando nisso, neste artigo preparamos algumas dicas e um passo a passo para você que encontrou no ambiente digital uma oportunidade de se tornar um excelente empreendedor. 

Passo a passo para se tornar um empreendedor na área digital 

Existem muitas pessoas que desejam se tornar empreendedoras, seja na área da venda em uma loja de bicicleta digital, ou em outros segmentos. 

 

Por isso, é importante compreender um passo a passo que precisa ser seguido por todo mundo que deseja se tornar um excelente empreendedor digital. Confira os detalhes no decorrer do artigo! 

Conheça bem o mercado e o nicho de atuação 

O primeiro ponto para empreender na internet é ter o entendimento de que nesse espaço existem várias áreas e nichos de atuação. 

 

Estamos lidando com comércios, lojas, ambientes educacionais, segmentos de marketing e tecnologia, empresa de paisagismo, assim como escritórios de contabilidade virtuais. 

 

Isso faz com que algumas áreas sejam mais competitivas do que outras, assim como que alguns segmentos estejam em expansão e destaque no mercado. 

 

Dessa forma, é importante fazer uma análise de mercado para entender em qual negócio você deve investir, assim como o investimento que será necessário para isso.

 

Ter um conhecimento prévio também é muito importante, sobretudo, uma área de formação e de estudo na área. 

 

Fazer parceiros e contar com bons fornecedores é uma excelente opção. Somente assim sua empresa conseguirá ter autoridade, pois saber o que se está falando é essencial para atrair o público e para criar um bom relacionamento com seus clientes. 

 

Conheça o seu tipo de negócio

A partir do momento que você compreende qual é o seu nicho de atuação, chegou o momento de definir o tipo de negócio da sua empresa. 

 

A internet pode ser um polo de vendas de produtos e serviços, mas também é possível utilizar a visibilidade online para ofertar outros serviços para os clientes, como é o caso de consultorias e serviços de assessoria. 

 

Existem muitas opções de serviços e produtos que podem ser oferecidos na internet, levando em conta a realização de um curso online, a possibilidade de baixar um e-book ou livros infantil cristão da sua loja digital, além de criar uma plataforma para falar e interagir com seus clientes. 

 

Como existem várias possibilidades dentro do ambiente digital, sua empresa também pode trabalhar com alguns afiliados, levando em conta o aumento da lucratividade dentro do negócio. 

Não se esqueça de regularizar o negócio

Outro ponto fundamental para qualquer empresa é regularizar o negócio para estar em dia com a receita federal. 

 

Muitas pessoas acabam investindo na abertura de um negócio, porém sem ter um cadastro nacional de pessoa jurídica (o CNPJ). Além disso, é importante saber qual é o seu regime jurídico e de tributação, para estar em dia com a lei. 

 

Uma forma de ajudar com isso é por meio da busca por informação com um contador, assim como com entidades da Receita Federal e outras instituições que colaboram para que o empresário esteja de acordo com a lei. 

 

Não seguir corretamente a legislação pode trazer malefícios como prejuízos financeiros, aplicações de multas e perda de credibilidade diante dos clientes. 

Lembre-se que o plano de negócios é essencial, não esqueça de criá-lo

Resolvendo essas questões, que são mais burocráticas, é essencial que sua empresa trabalhe na elaboração de um plano de negócios. 

 

Esse documento atua de forma estratégica e ajuda a delimitar as análises da sua empresa, assim como a definição da missão, visão e valores. 

 

É por meio desse plano que você consegue criar estratégias de curto, médio e longo prazo. 

 

Sua meta pode ser aumentar as vendas de um determinado produto em um período de tempo, como por exemplo, um filtro jacuzzi. Para isso, é necessário estabelecer um plano de negócios e definir como as metas serão aplicadas. 

 

Sua empresa pode considerar outros planos também, como é o caso de fazer uma análise competitiva de mercado e do negócio em si.

 

Ter um plano financeiro dentro de perspectivas da contabilidade, propor KPIs que são os indicadores de performance, dentre outras visões, são fundamentais para ter escolhas mais acertadas. 

 

Apesar disso, é importante que ao definir um plano de negócio ou uma meta para o seu negócio, sua empresa seja realista. 

 

Não dá para sua empresa criar um plano sem conhecer os aspectos financeiros ou colocando um tempo muito curto para atingi-lo. 

 

Nesse momento, a capacidade do gestor de verificar esses elementos deve estar em alta. Por isso, tenha atenção para não gerar uma sobrecarga de trabalho e uma tensão a mais. 

Crie um planejamento de investimento em marketing digital

Para trabalhar com o empreendedorismo digital e promover o aumento do número de clientes em sua academia, por meio da aula de hidroginástica ou de outros esportes, é essencial investir em marketing.

 

Como já falamos nesse artigo, cada vez mais o mercado de trabalho está competitivo e por isso, é necessário chamar a atenção do cliente. 

 

Para isso, é importante que sua empresa tenha  meios de divulgar o seu negócio por meio de estratégias de marketing. 

 

O início da realização das estratégias de marketing partem do entendimento sobre quem é o público-alvo da sua empresa, os recursos necessários para o investimento e as possibilidades para atingir mais clientes.  

 

As estratégias de marketing digital partem de um plano de comunicação que também criará ações para atrair o público, por meio de uma  linguagem específica e da produção de conteúdo diversificado, com a intenção de criar ainda mais clientes em potencial.

 

Essas estratégias podem ser direcionadas para a criação e publicação de conteúdo nas redes sociais da empresa, assim como para a publicação de textos em sites ou em blogs. 

 

Para a criação desses elementos, vale a pena consultar uma equipe de marketing e comunicação que seja especializada no segmento. 

As vantagens de empreendedor no ambiente digital 

Digamos que você deseja aumentar o movimento do Caetité hotel e para isso, precisa estar no ambiente virtual. 

 

Quais são as vantagens disso? A primeira delas já falamos nesse artigo que é o aumento da visibilidade do seu negócio. 

 

Ao fazer uma pesquisa sobre um determinado hotel, se ele for encontrado na internet pelo cliente, as chances do interesse são maiores. 

 

Por isso, não fuja do ambiente digital. De modo geral, empreender no ambiente digital traz benefícios como:

 

  • Aumento da credibilidade da sua empresa;
  • Possibilidade de obter novos clientes;
  • Aumento da lucratividade e do número de vendas;
  • Destaque competitivo diante da concorrência. 

 

Por isso, vale a pena conhecer mais sobre o ambiente do empreendedorismo digital e passar a investir nele. 

Conclusão

Para empreender é necessário, além de tudo citado neste artigo, ter coesão com a equipe que faz parte da empresa, alinhar os objetivos e criar um ambiente favorável para crescimento.

 

Sabemos que empreender no digital é uma grande aventura e necessita muito preparo e estudo para que possa haver desenvolvimento. 

 

Contudo, ao estar aberto ao mercado e se adaptar, sempre que necessário, o empreendedor conseguirá traçar estratégias que trarão bons resultados.

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.