Ir para o conteúdo

5 passos para escolher a faculdade certa

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 7 visualizações
Medium shot smiley graduate student

Se você está prestes a fazer um vestibular e não sabe como escolher a faculdade certa, não se preocupe: isso é mais comum do que você pensa.

A maioria dos jovens tem dificuldade em escolher uma carreira. É até esperado, visto que a maioria dos universitários ingressam no ensino superior muito jovens.

Conflito, hesitação, falta de aconselhamento adequado, falta de autoconhecimento, as razões podem ser muitas.

Para ajudar pessoas indecisas a fazer a melhor escolha, preparamos um pequeno guia com algumas dicas que podem te ajudar a escolher a graduação e o trabalho mais adequado e indicado para você.

Os desafios do mercado de trabalho

No início de uma carreira na manutenção industrial, é normal sentir muita ansiedade. Mas você não precisa ter medo de entrar no mercado de trabalho.

Embora não seja fácil, se você souber se preparar, poderá manter a cabeça erguida para enfrentar os desafios e se posicionar de forma precisa.

Descubra quais são os principais desafios do mercado de trabalho a seguir e como não deixá-los atrapalhar sua jornada profissional.

Desemprego alto

Em tempos de crise econômica, entrar no mercado de trabalho é uma tarefa que pode se mostrar complicada para quem está iniciando a carreira.

De fato, a oferta de trabalho diminui e a demanda aumenta. Em suma, muitas pessoas ficam desempregadas, o que torna a disputa por vagas ainda maior.

Nesse cenário, mais do que nunca, a diferenciação é necessária para se firmar no mercado. Portanto, sempre considere investir em especializações. isso demonstrará preparação e energia para se colocar no mercado.

Pouca experiência

Não é incomum que os universitários ingressem no mercado sem experiências anteriores. Se esse for o seu caso, você precisará e poderá encontrar outras maneiras de mostrar que é digno de ser contratado.

Voluntariado, projetos universitários e cursos gratuitos relacionados à sua área de atuação são algumas ideias para mostrar interesse e engajamento.

Correr atrás de oportunidades e buscar sempre conhecimentos mais úteis para o ramo de equipamentos para laboratórios é extremamente importante.

O candidato tem que mostrar que possui diferenciais interessantes para a vaga à qual está se candidatando e que está disposto a emprender e se desenvolver, bem como que tem energia para tal.

Atualização constante

Mais do que nunca, atualizar o conhecimento é essencial para quem quer ter sucesso.

Para os jovens no mercado de trabalho orientado para o futuro, isso é especialmente importante devido à concorrência acirrada e ao rápido avanço das tecnologias de filme stretch.

Novos desenvolvimentos em tecnologia, métodos e requisitos estão surgindo constantemente. Se você não acompanhar, ficará para trás e não conseguirá alcançar o que deseja em sua carreira.

Por isso é fundamental estar atualizado. Aprenda novas habilidades e acompanhe as novidades do seu mercado. Assim, você se tornará um profissional muito mais desejável para o mercado.

Dicas para escolher a faculdade certa para cursar

Depois de vislumbrar algumas das questões mais evidentes no mercado atual e como a graduação pode contribuir com um melhor posicionamento, chegou a hora de saber quais passos percorrer para ser bem sucedido.

  1. Explore profissões e ocupações

Antes de escolher uma profissão, procure aprender a fundo sobre ela. É divertido se livrar dos mitos e conhecer as verdadeiras realidades de fabricante de amaciante, bem como compreender como o mercado funciona realmente, se preparando e vislumbrandose é realmente o que deseja.

Procure saber o que esse profissional faz no seu dia a dia, qual a sua área de atuação, qual o mercado para a profissão, como é o curso, etc.

Se você está confuso entre duas ou mais carreiras, conhecê-las bem facilitará a escolha daquela que melhor se encaixa ao seu perfil.

  1. Conheça as áreas de interesse

O autoconhecimento é uma das chaves para o sucesso na vida, de modo geral, e escolher a carreira certa não é diferente, demandando conhecimento sobre os próprios gostos e aptidões.

Procure se conhecer bem, tente listar seus principais interesses, talentos e fraquezas (ou melhor, as áreas que você precisa melhorar) e em que grau tem dificuldade nesses aspectos de melhoria.

Para facilitar esse processo, liste características como:

  • Hobbies favoritos;
  • Matérias favoritas;
  • Atividades que desenvolve e aprende com mais destreza;
  • O que gostaria de fazer mesmo a longo prazo;
  • Assuntos favoritos;
  • Pontos fortes;
  • Ferramentas e skills que tem mais dificuldade.

Liste também o que você não gosta de fazer e as situações que fazem você se sentir desconfortável. Ter um bom autoconhecimento certamente ajudará na escolha da carreira certa e a identificar os aspectos relacionados às áreas que pode se sair melhor.

  1. Conheça a infraestrutura da instituição de ensino

Outra dica importante para encontrar a faculdade ideal é visitar o campus da instituição.

A infraestrutura de uma universidade faz enorme diferença no conforto e desempenho dos alunos, e o impacto disso também pode ser visto na qualidade do aprendizado.

Por isso, é importante que você conheça os lugares que farão parte da sua rotina universitária e a facilidade de acesso aos locais, bem como outras atividades disponibilizadas no local.

Conversar com professores, coordenadores e alunos, tirar dúvidas, buscar informações sobre o processo de aprendizagem e até mesmo sobre a inserção no mercado de trabalho de artefatos de cimento também é muito válido.

  1. Pesquise a grade curricular dos cursos

Depois de escolher uma série de opções de graduação, é necessário ter um profundo conhecimento das áreas escolhidas, a fim de entender quais são os principais requisitos para uma formação mais completa no assunto e criar uma matriz para auxiliá-lo a decidir a que melhor se adequa.

Além disso, eventos especializados do setor e seminários organizados por universidades também podem ajudar a resolver esse tipo de dúvida. 

Assim aproveite a listagem das principais carreiras e pesquise sobre eventos e feiras profissionais que envolvam os setores.

  1. Pense além dos benefícios financeiros

Ter um bom salário é adequado para todo profissional especializado em tinta epóxi preço, mas não é o mais importante.

Concentre-se em cursos que lhe dão algum valor em relação aos seus objetivos, por exemplo, segurança, estabilidade ou liberdade, pois esses atributos podem ser mais motivadores para a carreira. 

Contudo, não necessariamente eles andam juntos, e você terá que escolher entre eles e as suas prioridades, conforme objetivos de vida.

No entanto, um bom profissional, disciplinado e ético em seus estudos, e também em seu trabalho, certamente terá mais chances de ser reconhecido, o que se traduzirá em retorno financeiro.

Mas, para isso, você tem de escolher uma graduação que se adeque ao seu perfil.

A importância de fazer a escolha certa

Para finalizar, vamos destacar o quão essencial é pensar bem no momento de fazer a escolha da graduação a ser cursada.

Essa decisão é uma das mais importantes do início da vida adulta e não pode ser apressada ou influenciada por opinões externas e fatores irrelevantes para seus objetivos e missões.

Satisfação de trabalhar na área escolhida

As pessoas que trabalham em funções ou com públicos de que não gostam tendem a ser mais infelizes e desmotivadas para sair da cama todos os dias e ir trabalhar.

Esta é uma condição que pode levar ao mau desempenho, estresse e outros problemas de saúde.

Há muitas áreas que os alunos podem escolher ao decidir ir para a faculdade. Mantenha a calma para fazer a melhor escolha e não tenha receio em experimentar antes de decidir.

Isso não quer dizer que o seu curso vai ditar a sua vida permanentemente – mas é muito mais satisfatório se encontrar na indústria de EPS isopor do que ingressar em uma instituição e não concluí-la, por exemplo.

Estabilidade financeira

Encontrar realização pessoal no trabalho e ser bem recompensado também traz a desejada estabilidade financeira.

Ao conquistá-la, ficará mais fácil para os profissionais planejarem seu futuro, constituir família, comprar imóveis e até organizar seus hobbies.

O diploma universitário é um dos diferenciais que permite que profissionais dedicados sejam valorizados dentro da marca de sacolas personalizadas para loja.

Oportunidade de especialização

Um diploma universitário é necessário para quem pretende continuar seus estudos e se especializar em um nicho específico em seu campo de formação.

Estamos falando de cursos de pós-graduação que são importantes para o crescimento da sua carreira.

Um diploma é ideal para quem busca salários ainda mais altos, bem como cargos de liderança e gestão.

A universidade também é um ambiente ideal para networking, pois os alunos convivem com profissionais de diversas áreas que já estão no mercado de trabalho e pode encontrar atividades extracurriculares para desenvolver outras skills e relacionamentos, criando diversas oportunidades de desenvolvimento e colocação no mercado.

Desenvolvimento pessoal

É claro que estudar muito tem um impacto imediato em sua carreira, pois aumenta suas oportunidades de carreira e compreensão de técnicas distintas. Mas não só isso!

Todo o trabalho duro durante o curso, os feedbacks e os outros desafios que os alunos enfrentam têm impacto direto no seu crescimento pessoal.

Pessoas qualificadas aprendem a trabalhar em equipe, administrar o tempo, tomar decisões e lidar com problemas.

Elas também começam a ter um olhar mais analítico, o que ajuda a encontrar soluções, e se tornam mais resilientes, o que significa resistir à pressão e ao estresse sem perder o controle.

Muitas dessas soft skills serão aprimoradas em um ambiente corporativo, mas a experiência proporcionada pelo ensino superior também gera muito aprendizado nesse sentido.

Recolocações

Quando pensamos em ensino superior, muitas vezes pensamos em jovens que saem do ensino médio e têm que escolher uma carreira.

No entanto, a obtenção de um diploma é também uma oportunidade para quem entrou no mercado de trabalho, mas deseja evoluir mais na carreira.

Normalmente as pessoas adoram o que fazem, mas não podem ocupar cargos mais altos porque não têm diploma.

Para eles, fazer faculdade pode significar desenvolvimento de carreira e aumento de salário.

Há também casos de profissionais que se formaram na universidade, mas não se identificaram com a área escolhida, ou não conseguem emprego. Em momentos como esses, adquirir novos conhecimentos pode levar a outras oportunidades de trabalho.

Conclusão

Esperamos que, agora, você tenha uma visão clara da importância e das formas de garantir que você escolha a graduação ideal para seus gostos e objetivos, ou que auxilie a se encontrar nessas decisões.

Estamos falando de um estágio muito especial na vida de qualquer pessoa. Portanto, nada mais justo que se preparar de acordo para ela.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.