Dois tipos de baterias distintos costumam causar uma certa confusão nas pessoas leigas sobre o assunto: baterias estacionárias x baterias automotivas. Inclusive, alguns chegam até mesmo a substituir uma pela outro, o que não é recomendado.
Se você quer entender o motivo disso e quais são as principais diferenças entre as baterias estacionárias e baterias automotivas, continue a leitura do post. Nós explicamos para você e fornecemos mais detalhes sobre cada uma delas, como indicação de uso e muito mais!
O que são baterias
As baterias em geral são dispositivos capazes de armazenar energia elétrica em uma química e disponibilizá-la em forma de corrente contínua para outros dispositivos e equipamentos.
As baterias estão por toda a parte atualmente, existem baterias para carro, baterias para celular, geradores elétricos, brinquedos, etc...
Possuem eletrodos positivos e negativos que ficam imersos em uma solução aquosa ácida de eletrólitos em um recipiente interno de chumbo. Quando há um circuito entre os pólos, a eletricidade flui da bateria até o equipamento que necessite de energia.
O que é bateria estacionária
Uma bateria estacionária é aquela projetada de forma que funcione totalmente imóvel. Recebe o nome “estacionária” por esse motivo, por funcionar parada.
Ela é conectada permanentemente a alguma fonte de corrente contínua, pois precisa oferecer uma quantidade constante de corrente por períodos longos de tempo.
Outro nome pelo qual esse tipo de dispositivo é chamado é “bateria de ciclos de descarga profundos”, podendo ser descarregadas por completo diversas vezes.
O que é uma bateria automotiva
As baterias automotivas são dispositivos desenvolvidos para serem carregados e disponibilizar grande quantidade de energia em um curto período de tempo, geralmente durante a partida no motor do carro.
Depois disso, a bateria é mantida carregada pelo alternador do veículo. Devido a forma de funcionamento, elas também são chamadas de baterias de partida ou baterias de ignição.
Principais diferenças entre baterias estacionárias e baterias automotivas
Basicamente, a principal diferença entre as baterias estacionárias e as baterias automotivas é a forma como são produzidas e o uso.
Como já dissemos mais acima, enquanto a primeira é feita para funcionar parada, a segunda foi desenvolvida para poder funcionar em movimento, já que ela é destinada a veículos.
As baterias estacionárias são feitas com matéria prima de qualidade mais alta do que as automotivas. A pureza do chumbo usado nelas pode ultrapassar 95%.
Mas isso de forma nenhuma significa que a qualidade das baterias de veículo seja ruim, apenas que os materiais das baterias estacionárias precisa ser mais puro, como as placas de chumbo, por exemplo, que são mais grossas.
Baterias estacionárias são indicadas para a alimentação de nobreaks, sistemas geração de energia eólica e solar, iluminação, sistema de segurança, etc., sistemas que necessitam de energia de forma contínua.
Já uma bateria automotiva é utilizada, como o próprio nome sugere, em veículos: carros e motos. Elas não devem ser usadas nos sistemas que precisam de energia de forma constante, isso faz com que elas percam bastante a durabilidade, pois não foram desenvolvidas para isso.
Além disso, as baterias de carro não são seguras o suficiente para serem usadas em locais fechados e com a circulação de muitas pessoas, pois durante o processo de carga as baterias automotivas emitem substâncias tóxicas, como hidrogênio e vapor de ácido sulfúrico. Nos carros, elas não chegam até os passageiros, pois ficam em um local a parte.
Com as baterias estacionárias não há essa preocupação, pois elas contam com filtros que barram a saída do ácido sulfúrico.
Bom, essas são as principais diferenças entre as baterias estacionárias e baterias automotivas. Deixe um comentário com suas dúvidas e sugestões. Você encontra inúmeras outras informações diversas aqui no nosso blog.
Até a próxima!