Ir para o conteúdo

Café em excesso faz mal para a saúde? Saiba mais

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 33 visualizações
Coffee 2306471 1920

Uma das bebidas preferidas dos brasileiros, o café está presente no dia a dia de milhões de pessoas que, logo pela manhã não ficam sem sua xícara deste líquido preto, mas, o que muitos desconhecem é que café em excesso faz mal para a saúde por diversos motivos.

Uma das razões que fazem com que o café seja prejudicial à saúde é que essa bebida causa overdose e dependência no organismo que sofre com tremores, insônia e problemas no estômago também.

E, quando dizemos que café em excesso faz mal para a saúde, não estamos nos referindo somente ao que tomamos acompanhando o leite, mas à substância ativa dessa bebida que é chamada de cafeína e está presente em diversos produtos consumidos diariamente pelos brasileiros, como os refrigerantes de cola, por exemplo.

Qual a dose recomendada de consumo?

A dose máxima recomendada por especialistas é de 400 miligramas de cafeína por dia, cerca de 600 ml da bebida, mas não podemos pensar que café em excesso faz mal para a saúde e que é só reduzirmos a ingestão desse líquido preto todas as manhãs e tardes, pois, se somos praticantes de musculação, ingerimos muito essa substância que pode ser encontrada nos suplementos alimentares de academias.

Além disso, podemos encontrar altas doses de cafeína em bebidas energéticas e até mesmo em refrigerantes, especialmente os de cola que, sabemos, são muito populares entre as principais refeições do dia.

Café em excesso faz mal para a saúde de que maneira?

Quando dizemos que café em excesso faz mal para a saúde, as pessoas acreditam que ele só prejudica a qualidade do sono, mas não se dão conta que a overdose dessa bebida pode oferecer os seguintes problemas para os consumidores:

  • Aumento acelerado da frequência cardíaca;

  • Alucinações seguidas de delírios;

  • Tonturas comuns de quem sofre labirintite;

  • Diarréia constantemente;

  • Tremedeiras e convulsões;

  • Dificuldade na respiração;

  • Febre alta e constante e sede excessiva.

Portanto, quem sofre com algum desses sintomas constantemente, precisa procurar um profissional da área de medicina imediatamente, já que, muitos podem pensar que são problemas esporádicos, mas eles podem estar associados ao consumo em excesso de café.

A maioria dos problemas que relatamos podem levar os pacientes à internação hospitalar e o tratamento pode ser bem invasivo com lavagem estomacal e administração de fortes remédios para controlar as dores.

No entanto, a melhor forma de controlar esses problemas não é na remediação, mas sim na prevenção que devemos levar a sério quando pensamos em redução de consumo da bebida.

Então, devemos parar de beber café?

Se a resposta para essa pergunta fosse sim, as pessoas não levariam a sério mesmo, mas, não devemos parar totalmente de consumir café, pois a bebida é essencial para começarmos bem o dia, já que a mesma substância que faz com que café em excesso faz mal para a saúde, é a responsável por trazer alguns benefícios também.

Acordar pela manhã, tomar uma boa xícara de café fazenda floresta acompanhado de um pão na chapa e alguns biscoitos traz benefícios não só para a saúde como também para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que se permitem apreciar um bom café da manhã todos os dias, contanto que esse consumo não se estenda pelo resto das outras 24 horas diárias.

O consumo de cafeína pode trazer benefícios?

A bebida, no entanto, não é somente uma vilã na vida das pessoas, pois, quem consome o café diariamente consegue acelerar o metabolismo, fortalece a capacidade de memorização, garantir maior qualidade na atenção, além de trazer muita energia para começar o dia com humor revitalizado.

Por isso, não recomendamos que a pessoa pare de consumir, mas que entenda que café em excesso faz mal para a saúde e, por isso, deve tomar, no máximo, a dose recomendada diária indicada por nutricionistas, pois existem diversos efeitos benéficos como vimos.

Importância do café em nossa vida

Um bom café da manhã representa cerca de 25% das calorias que devem ser ingeridas durante o dia, devolvendo a energia que foi consumida durante o tempo de descanso noturno.

E, como sabemos, os brasileiros não conseguem consumir outros alimentos que não combinam com o café pela manhã, por isso essa bebida é tão popular por aqui.

Mas, isso não é um mal sinal visto que uma das vantagens de ingerir essa bebida logo cedo é que ela não é formada apenas pela cafeína, mas por diversos componentes imprescindíveis para manter nossa saúde em dia como sais minerais, açúcares, lipídios, vitaminas, sem contar os ácidos clorogênicos, responsáveis pela prevenção contra a depressão, por exemplo, além de doenças cardíacas.

Ou seja, mesmo sabendo que o café em excesso faz mal para a saúde, podemos encontrar diversos aspectos que fazem com que essa bebida seja a mais querida das famílias brasileiras logo pela manhã.


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.