O objetivo de vida de muitas pessoas é viver por muito tempo e de forma saudável, desta forma, devemos tomar alguns cuidados e possuir alguns hábitos que ajudam nessa longevidade. Neste artigo iremos mostrar algumas dicas de como cuidar do coração e prevenir doenças cardíacas, além de comentar sobre alguns hábitos que tornam as vidas de muitas pessoas melhores.
Alguns cuidados que devemos tomar são básicos, e podem ser inclusos no dia a dia sem que precise de muito esforço. Alguns novos hábitos também devem ser incluídos para que essa somatória de novas atitudes faça com que a vida seja vivida de forma mais saudável, prolongando assim nossos dias.
Tais cuidados devem ser feitos de forma gradativa, respeitando o limite de cada pessoa, sem forçar muito o corpo se ele não estiver acostumado com isso. Devemos sempre começar devagar, e um pouco a cada dia transformando essa nova atividade em algo que pode ser feito diariamente. Iremos listar a seguir algumas atitudes, tarefas e atividades que devemos tomar para poder manter um corpo e mente mais saudáveis.
Dicas de como cuidar do coração e prevenir doenças cardíacas
Pratique Atividades físicas
A OMS (Organização Mundial da Saúde) realizou um estudo e constatou que muitas das pessoas que sofrem com doenças no coração não praticavam nenhum tipo de atividade física ou esportes. No Brasil as doenças do coração são responsáveis por mais de 29% das mortes anualmente.
Médicos de diversas áreas relatam que se algumas dessas pessoas que morreram em decorrência de doenças do coração poderiam ter evitado tal fato se possuíssem hábitos saudáveis e praticassem atividades físicas. Pessoas com propensão às doenças do coração devem praticar atividades físicas regularmente, possuir uma alimentação saudável, e procurar sempre ter os hábitos mais saudáveis possíveis.
Alimente-se de forma adequada
Se você quer saber como cuidar do coração e prevenir doenças cardíacas, saiba que isso passa necessariamente pela alimentação saudável! Além disso, a alimentação saudável previne inúmeras doenças e ajuda a manter a saúde física e mental em dia.
Alguns Hábitos alimentares que previnem doenças cardíacas e problemas no coração:
- Fazer exercícios regularmente
- Comer fibras, proteínas, gordura boa, carboidratos balanceados
- Não fumar
- Dormir cedo
- Acordar cedo
- Evitar comer comidas industrializadas e fast food
- Controlar a ingestão de açúcar
- Tomar Sol
- Consumir peixes magros
- Consumir Legumes cozidos
Não fume
Milhares de pessoas possuem esse vício e acabam adquirindo doenças causadas pelos componentes químicos presentes no cigarro, dentre essas doenças podemos citar: doenças pulmonares, câncer, problemas no coração, podem sofrer AVC, entre outras.
Sendo assim, se você faz uso do cigarro, abandone-o imediatamente! Sua saúde irá te agradecer. Estudos indicam que após 7 dias sem fumar seu organismo já começa a reagir, ou seja, seus pulmões começam a ficar limpos, seu fôlego começa a ser recuperado e você se sente mais disposto.
Se você associar o exercício com o parar de fumar seus benefícios serão duplicados, pois você parou de fumar, seus pulmões estão começando a ficar limpos e os exercícios fazem com que seu corpo receba mais oxigênio pelo sangue, você demora mais para perder o fôlego e demora um pouco mais para ficar cansado. Essas e outras vantagens que você vai ter abandonando o cigarro e se exercitando.
Controle os níveis de colesterol
Existem alguns fatores que contribuem para o aparecimento de doenças cardiovasculares, e um dos principais é o colesterol alto! Um estudo recente feito pelo Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, constatou que mais de 42% da população brasileira não estão preocupados com seus níveis de colesterol. E essa mesma pesquisa revelou que cerca de 15% dessas mesmas pessoas não sabem seus níveis de LDL (colesterol ruim).
Reduza o consumo de álcool
Pessoas que fazem o uso de álcool frequentemente possuem mais chances de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). O consumo de álcool também é associado às principais doenças do coração. Um dos danos do álcool ao coração é o desencadeamento da fibrilação atrial, que é um tipo de arritmia, que altera o ritmo cardíaco de maneira severa, fazendo com que o coração bata de forma descompassada e desuniforme.
Essa fibrilação (bater de maneira irregular) causa uma predisposição para a formação de coágulos intracardíacos, aumentando as chances de AVC e infarto.
Procure um médico vascular e faça todos os exames, durante a anamnese relate todos seus hábitos pois assim o médico consegue identificar quais exames você irá precisar fazer.
Se você sentir algum desconforto nos braços, dores e formigamento das mãos até o ombro, dores na região do peito, dores fortes de cabeça, desorientação procure um médico ou pronto socorro imediatamente, você pode estar sofrendo um AVC e não sabe.
O indicado é manter todos seus exames em dia. Procure sempre um médico de confiança, faça um check up anualmente, procure fazer exercícios e se alimentar de maneira correta, além de, é claro, eliminar os hábitos ruins.