Ir para o conteúdo

Como descartar EPI contaminado? Confira 6 dicas

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 9 visualizações
Descarte epi hospitalar contaminado

Descartar EPI contaminado tem alguns métodos específicos e fundamentais para a manutenção da saúde e segurança do ambiente e das pessoas que circulam no espaço.

Principalmente dentro do contexto hospitalar, temos o entendimento de que os chamados  EPI da saúde são de extrema importância para que casos de acidentes no trabalho, como as infecções, possam ser reduzidos de maneira expressiva.

Mas afinal, você já parou para pensar em como descartá-los de maneira correta, principalmente quando os mesmos estiverem contaminados?

Descarte de EPI contaminado: como realizar este processo de maneira correta?

Tendo como objetivo te auxiliar na compreensão de como a tarefa de descartar EPI contaminado, ou mesmo uma simples compressa de Gaze  pode ser realizada de modo correto, vamos listar agora uma pequena série de dicas a este respeito. São estas:

Reconheça o momento certo de realizar o descarte

O fato de saber o momento correto de realizar este descarte, por sua vez, certamente irá incidir na redução de casos de problemas com infecções, por exemplo.  

Conheça a classificação dos equipamentos

Estes equipamentos, de um modo geral, são classificados por categorias que indicam o seu grau de periculosidade. 

Com isso, saber a qual categoria cada equipamento pertence mostra-se como sendo uma excelente informação.

Saiba os locais ideais para o descarte

De nada adianta o desejo do descarte de equipamentos contaminados se, no entanto, não se sabe onde colocá-los.

Como, por exemplo, as luvas descartáveis que são imensamente utilizadas. Dentro do próprio hospital existem lixeiras para cada tipo de material.

 Portanto, busque se informar sobre os locais corretos para esta ação.

Realize contatos com empresas especializadas em descarte de EPI contaminado

Outra alternativa eficaz neste sentido mostra-se no estabelecimento de parcerias com empresas especializadas neste descarte, principalmente quando não se tem uma estrutura própria para tal movimento.

Selecione o modo correto de descarte

De um modo mais amplo, estes equipamentos contaminados podem ser tanto aterrados quanto mesmo queimados.

Esteja sempre portando aparatos técnicos

Principalmente em termos de manuseio desses itens contaminados, busque sempre estar com bons equipamentos de proteção para garantir a sua segurança.

Descarte de EPI contaminado: considerações finais

Assim como podemos perceber no decorrer deste conteúdo, vimos que a tarefa de descartar EPI contaminado precisa ser observada com extremo cuidado para que, dentre outras coisas, não haja espaços para o surgimento de problemas como infecções ou contaminações, em especial das pessoas que estão em contato direto e constante com os mesmos.

Deste modo, vimos também que em casos que envolvem os itens classificados como EPI da saúde como, por exemplo, o curativo cirúrgico estéril ou ainda o lençol hospitalar.

Descarte de EPI contaminado: Conclusão

Por fim, guarde atentamente as informações aqui compartilhadas e repasse para conseguir aumentar a conscientização sobre o descarte correto de EPI contaminado.

E mantenha sempre a qualidade de vida e a segurança no trabalho na área da saúde com essas ações corretas e sempre buscando se informar.


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.