Ir para o conteúdo

Conheça o Museu da Imprensa Automotiva

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 9 visualizações
Senior woman traveling by car in daytime

Inaugurado em 2013, o Museu da Imprensa Automotiva é um local dedicado a preservar a história da imprensa especializada na cobertura do automobilismo. Localizado em São Paulo, o MIAU, como é conhecido, reúne mais de 10 mil itens como pôsteres, press releases e press kits, revistas, catálogos e muito mais. 

 

Se você não curte apenas carros novos como o Volkswagen Nivus, e quer estar por dentro da história do automobilismo no Brasil precisa fazer uma visita presencial ao museu que fica na Vila Romana em São Paulo. 

Acervo conta com mais de 10 mil itens sobre o automobilismo brasileiro 

O MIAU é o primeiro espaço dedicado ao jornalismo automotivo brasileiro. O espaço foi idealizado por Marcos Rozen, um dos principais jornalistas do segmento no país. Rozen decidiu começar a montar o acervo que hoje conta com mais de 10 mil itens. 

 

O museu tem dois andares. Na entrada, os visitantes podem ver uma exposição com press kits e brindes distribuídos a jornalistas em eventos da indústria automotiva no país. Também é possível encontrar relíquias como a 1° edição da Revista de Automóveis lançada em 1911, a primeira publicação do gênero no Brasil.

 

O espaço também tem locais e murais dedicados aos principais veículos do jornalismo automotivo brasileiro. Além disso, há uma grande coleção de manuais do proprietário de veículos de diversas épocas. 

 

Os visitantes também podem sentir o prazer de sentar no Opala Comodoro 1988 e ver um filme sobre a história desse modelo icônico. No segundo andar, há um grande acervo de revistas, livros, materiais de divulgação e muito mais para os apaixonados sobre carros. 

Museus sobre automobilismo são atrações ao redor do mundo 

O automobilismo não é uma paixão exclusiva dos brasileiros. O amor por carros está no coração de pessoas de todo o mundo. Fizemos uma lista com alguns dos museus mais populares sobre automóveis pelo mundo, confira abaixo:

Mercedes-Benz Museum 

Esse é um dos museus sobre automobilismo de maior prestígio do mundo. O Mercedes-Benz Museum fica em Stuttgart na Alemanha e traz um acervo de itens e uma coleção de veículos da marca. 

 

O museu se dedica a contar a história da Mercedes-Benz e possui 12 salões com mais de 160 veículos em exposição. Se você pretende viajar para a Alemanha, não esqueça de dar uma passada nesse museu. 

Porsche Museum 

Stuttgart é uma cidade de apaixonados por carros, tanto que não abriga somente o museu da Mercedes-Benz. A cidade também é o local do Porsche Museum. A exposição conta com mais de 100 carros da montadora e tem um tom futurista. 

 

Entre os carros disponíveis está o Sascha Porsche, um dos modelos importantes mais conhecidos da marca, além do também icônico Porsche 917 PA Spyder, que chegou a alcançar 360 km/h em competições de automobilismo. 

Honda Collection Hall 

Se você é fã de carros japoneses, uma boa dica é visitar o Honda Collection Hall que fica em Motegi, no Japão. A Honda é a principal montadora japonesa e seu museu conta com mais de 300 veículos entre carros e motos. 

 

O salão é uma excelente pedida para quem gosta de carros antigos, trazendo diversas versões de carros restaurados da marca de diversas épocas. E tem mais! Se você não estiver planejando uma viagem ao Japão, você pode fazer uma visita virtual ao museu pelo Google Maps, em que é possível ter acesso à parte do acervo. 

Hollywood Dream Cars 

Esse é um museu que une duas grandes paixões: cinema e carros. O Hollywood Dream Cars fica em Gramado, no Rio Grande do Sul. O museu tem uma pegada temática e reúne diversos modelos e itens de carros clássicos das décadas de 1940, 1950 e 1960. 

 

Além dos carros clássicos, o museu também traz o espaço Super Carros em que é possível ver versões de carros que são o sonho de consumo de qualquer apaixonado por automobilismo como a Ferrari. Além disso, o museu possui veículos de diversas marcas já conhecidas dos amantes do automobilismo. 

 

Quem gosta de automobilismo não pode perder a chance de fazer uma visita a um museu do segmento. Ainda mais quando esse museu é no Brasil e tem um acervo repleto de itens sobre o jornalismo automotivo brasileiro.

 


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.