Ir para o conteúdo

Inovação e conhecimento empresarial em sua carreira em 2022

2 2 comentários Ninguém está seguindo este artigo ainda. 134 visualizações

Para acompanhar o mercado em constante crescimento e as novidades surgindo todos os dias, é importante apostar na inovação em sua carreira para não ficar para trás e se destacar da concorrência. 

 

Para estar preparado para o futuro, é preciso conhecer as tendências para o mercado de trabalho em 2022, além de investir em qualificação através dos estudos, como um curso de gestão de recursos humanos, para desenvolver novas habilidades.

 

O ano de 2022 chega com a promessa de uma reestruturação do mercado de trabalho, do qual sofreu sérios danos nos últimos anos devido a pandemia do novo coronavírus, assim a adoção de novas tecnologias é uma tendência para impulsionar os negócios.

 

Outra tendência adotada durante a pandemia foi a adoção do modelo de trabalho home office, onde as pessoas passaram a trabalhar de casa para se proteger do vírus.

 

Hoje em dia, o home office já é visto como um modelo de trabalho mais confortável e produtivo.

 

Além disso, muitas empresas continuaram a apostar nesse modelo de trabalho ou pelo menos em sua versão híbrida, onde os colaboradores trabalham alguns dias da semana na empresa, e outros presencialmente, o que atrai muitos colaboradores.

Qualificações necessárias para o mercado de trabalho do futuro

Uma tendência em que precisa ficar atento são as competências e habilidades, também conhecidas como soft skills, que constituem habilidades comportamentais relacionadas à forma como uma lida com as outras.

 

Ou seja, ela serve para avaliar a capacidade de interação em grupo de uma pessoa e como ela lida com as suas próprias emoções. Quanto mais os profissionais conseguem compreender de forma positiva essas questões, maiores são as suas soft skills.

 

Entre as competências que podem ser avaliadas por um profissional formado em gestão de pessoas ead, podemos destacar;

 

  • Agilidade;
  • Inovação;
  • Adaptação;
  • Liderança;
  • Criatividade;
  • Pensamento crítico;
  • Tomada de decisão;
  • Flexibilidade cognitiva;
  • Pensamento estratégico;
  • Facilidade em comunicação.

 

Entretanto, apesar de serem habilidades desejadas, elas podem ser difíceis de serem mensuradas e desenvolvidas, pois estão intimamente ligadas aos fatores emocionais e a personalidade de cada pessoa, construída ao longo da sua vida.

 

Contudo, é possível que as soft skills também sejam treinadas e desenvolvidas, como em um curso de empreendedorismo a distância, por exemplo, mas o processo pode ser um pouco mais demorado, dependendo do empenho de cada pessoa.

Carreiras promissoras para apostar em 2022

Segundo o boletim publicado FGV IBRE (Instituto Brasileiro de Economia) realizado em outubro de 2021, a tendência é que a taxa de desemprego diminua ao decorrer do ano de 2022. 

 

Para os profissionais, esse pode ser o momento ideal para uma recolocação no mercado de trabalho ou até mesmo de transição de carreira para um setor de gestão hospitalar, ou de materiais cirurgicos, por exemplo. 

 

Em busca de reverter os impactos de uma pós-pandemia, as empresas estão apostando cada vez mais em novos modelos de trabalho para impulsionar os seus negócios e voltar a aquecer o mercado.

 

Segundo a lista divulgada pela consultoria de Recursos Humanos, existem alguns cargos que estarão mais em alta do que outros em 2022, podendo até mesmo ultrapassar o teto salarial de R$30 mil.

 

Entre as áreas como maior destaque, estão:

 

  • Engenharia;
  • Finanças;
  • Tecnologia;
  • Recursos humanos;
  • Vendas e marketing.

 

Para te ajudar a se realocar no mercado de trabalho ou realizar uma transição de carreira em 2022, confira um pouco mais sobre essas áreas a seguir.

  1. Engenharia

Os profissionais de engenharia que possuem mais experiências e habilidades adquiridas através de certificações ganham um espaço maior no mercado no ano de 2022. Já quem acabou de se formar, pode ter dificuldade em encontrar um emprego.

 

Isso porque a maior parte da demanda são para o comércio online, o que exige o menor índice de falhas possíveis, além de diminuir os custos e otimizar os processos. Entre os cargos em alta na área estão: gerente de supply chain, comprador e gerente de processos.

  1. Finanças

Para atuar nessa área, pode ser necessário saber quanto custa o curso de gestão financeira ou outros correlatos para se especializar e entender o segmento. Com a retomada do câmbio e dos investidores estrangeiros, cresce a demanda na área.

 

Diante disso, também deve-se esperar uma mudança na forma de atuação dos profissionais que já trabalham no segmento, pois os processos tendem a ser mais estratégicos e menos operacionais.

 

Entre os cargos em alta para área de finanças, podemos destacar: tesouraria, controller, contábil e fiscal. Por isso, fazer uma faculdade gestão financeira a distancia pode ser um atrativo para os recrutadores da área.

  1. Tecnologia

Com a necessidade do trabalho remoto e a urgência das empresas encararem o mercado digital durante a pandemia, a procura por profissionais de tecnologia cresceu exponencialmente, o que também impactou nos salários da área. 

 

De acordo com os dados da consultoria Softex, estima-se que o setor sofra um déficit de até 408 mil profissionais em 2022. Dentro do segmento, o setor de segurança da informação é o que mais irá precisar de colaboradores.

 

O Pentester, também conhecido como “hacker do bem”, é apontado como uma das carreiras do futuro por conta da necessidade das empresas em diminuir as chances de ataque aos seus sistemas e informações.

  1. Recursos humanos

Para atuar nessa área, é preciso saber sobre gestão de recursos humanos o que estuda e estar atualizado com as tendências do mercado de trabalho. A transformação digital gerou uma mudança na cultura das empresas e do relacionamento com seus colaboradores.

 

Dessa forma, o profissional de recursos humanos que seja capaz de aplicar e gerenciar essa mudanças acaba servindo como uma conexão entre os diferentes setores de uma empresa. 

 

O trabalho remoto também exigiu que esses profissionais fossem capazes de atualizar as políticas e procedimentos das empresas, garantindo a saúde e a segurança dos colaboradores. 

  1. Vendas e marketing

Cada vez mais o cenário digital se mostra essencial para as empresas, pois é o ambiente onde é possível se conectar diretamente com os consumidores. 

 

Para os profissionais da área com conhecimento em gestão comercial ead melhores faculdades, isso exige um perfil mais conectado ao mundo digital. Diante disso, as grandes empresas estão dando prioridade aos investimentos nesse setor. 

 

Entre os cargos com maior demanda no mercado de vendas e marketing estão: executivo de contas, coordenador de marketing digital, gerente de e-commerce, analista de marketing e gerente de produtos digitais.

Dicas para alcançar um cargo de liderança na sua empresa

Ter uma carreira bem-sucedida é o sonho da maioria das pessoas, pois além da satisfação profissional, também é um fator do aumento salarial quando há uma mudança de cargo. Mas, para que isso ocorra, é importante investir na aquisição de novos conhecimentos.

 

Diante disso, um cargo de liderança deve ser visto como uma meta a ser atingida, pois para chegar nesse objetivo, é preciso estar disposto a superar desafios e adquirir novas habilidades para se destacar da concorrência.

 

Aumentar a sua performance no ambiente de trabalho deve ser um dos primeiros passos a ser colocado em prática. Além disso, é preciso conhecer muito bem a sua equipe e ser uma pessoa inspiradora e admirada pelos seus colegas de trabalho.

 

Avaliar e saber bem quais são as suas qualidades e defeitos é um processo importante para a sua evolução e para se desenvolver cada vez mais. Portanto, seja proativo e ofereça excelência e profissionalismo em todas as suas atividades.

 

Ademais, um bom líder também deve saber reconhecer as suas falhas e saber aceitar feedbacks dos seus liderados sobre pontos de melhoria que precisam ser realizados nos processos da empresa. Ao saber os pontos fracos, você será capaz de criar melhorias.

 

Para aprimorar as suas habilidades de liderança, também pode ser interessante participar de treinamentos da área. Um dos objetivos da gestão é desenvolver novos talentos, e para isso é preciso estar com as técnicas de gestão afiadas.

 

Outro benefício dos treinamentos de liderança é estabelecer um bom relacionamento entre o gestor e os seus liderados. Para que isso seja possível, lembre-se de não se indispor com os seus superiores.

 

Se achar necessário apresentar uma opinião contrária a deles, converse de forma diplomática e amigável, deixando claro que o seu desejo é contribuir para melhorar os processos da empresa, demonstrando respeito e confiança.

 

Portanto, para conquistar um almejado cargo de liderança, é essencial investir nas técnicas de marketing pessoal, pois além de te ajudar a conquistar habilidades e confiança na hora de se expressar, também vai fazer com que se destaque e seja lembrado de forma positiva.


2 2 comentários

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Ordenar por