
Você sabe do que se trata um mandado de busca e apreensão domiciliar? Da mesma forma, saberia nos dizer à partir de qual momento e em quais situações em especial esta prática jurídica deixou de ser necessária e obrigatória?
Com o passar dos anos, assim como acontece em outras áreas do conhecimento, a justiça acaba passando por processo de modificações em seus entendimentos sobre algumas leis de maneira específica, tais como tudo o que norteia as leis que disserta sobre o livramento condicional, ou mesmo a revogação de prisão, por exemplo.
Sendo assim, a fim de fazer com que você possa ter acesso a maiores conhecimentos sobre este tema em questão, vamos por meio deste post elencar algumas importantes informações a seu respeito. Para tanto, iremos de maneira clara abordar as principais causas para esta prática ter se tornado desnecessária perante a justiça em alguns casos específicos.
Mandado de busca: o que é e para que serve?
O mandado de busca e apreensão domiciliar, em sua configuração legal, nada mais é do que o cumprimento de um tipo de ordem judicial que, por sua vez, tem como objetivo entre outras coisas fazer com que sejam retidas pessoas que praticaram algum crime, bens obtidos de maneira ilícita ou mesmo outras temáticas determinadas por força de Lei.
Mandado de busca: situações pelas quais o seu acontecimento se tornou desnecessário
Em conformidade com o que acontece em situações que envolvem a presença de prisão em flagrante, a legislação sobre o processo de mandado de busca e apreensão domiciliar também possui suas particularidades.
A partir destas características particulares então, temos que neste caso, existem algumas realidades na qual a sua necessidade se tornou desnecessária, como por exemplo nos casos onde se tenha:
- Ausência de justificativa que possa ser considerada como suficientemente plausível para tal ação;
- Ausência de provas que comprovem a posse de armas de fogo, drogas ou mesmo outros materiais ilícitos por terceiros.
Empresa referência em assessoria jurídica
Assim como ocorre em grande parte das situações as quais nos envolvemos e precisamos resolver no decorrer dos dias, a ação de poder contar com o apoio de pessoas especializadas naquilo que pretendemos solucionar mostra-se como sendo um excelente caminho a ser seguido.
Desta forma, quando nos referimos às questões jurídicas, a importância de se ter este contato profissional não se faz diferente.
Aqui, na Ademar de Alcântara Filho Advocacia Criminal, você tem a segurança de ter o seu caso em especial acompanhado por uma equipe de profissionais extremamente competente para a prestação dos mais diferentes serviços da área jurídica. Entre em contato conosco e venha conhecer as nossas mais diversas soluções em apoio jurídico especializado, a fim de fazer com que você possa ser amparado da melhor forma possível sobre o aspecto das leis como um todo.
Mandado de busca: considerações finais
Como podemos perceber na leitura deste texto, o mandado de busca e apreensão no ambiente domiciliar passou a ser considerado como desnecessário em algumas situações em especial nas quais era tido como obrigatório anteriormente.
Deste modo, ao realizarmos uma análise sobre cada uma das realidades apontadas dentro deste conteúdo, vemos também que esta prática se torna inapropriada por questões como a falta de provas que justifiquem seu acontecimento.
Por fim, ao concluirmos este material, esperamos que você possa ter compreendido um pouco mais sobre este assunto em questão, bem como também fica registrado o convite para que possa acompanhar os demais conteúdos que disponibilizamos em plataformas como esta, visando principalmente a difusão de conhecimento sobre os múltiplos temas da área jurídica.