O domínio de um segundo idioma é um diferencial muito valorizado pelo mercado de trabalho. Não é por acaso que muitos profissionais que sabem inglês, têm procurado cursos de inglês avançado para melhorar a sua fluência no idioma.
Se você tem inglês intermediário e quer melhorar suas oportunidades profissionais, deve começar a considerar o investimento na sua formação.
O que é fluência em inglês?
Muitas pessoas fazem cursos de inglês e colocam no currículo fluência no idioma. No entanto, na prática, elas têm dificuldade de manter um diálogo totalmente claro com um interlocutor. Isso acontece porque provavelmente esse profissional não tem fluência no idioma, apenas um conhecimento geral.
A fluência só existe quando a pessoa tem capacidade de falar e compreender a fala da pessoa sem quebras, conseguindo participar ativamente de negociações usando apenas o idioma e sem depender de outras línguas.
Para ter fluência no inglês, é necessário realizar cursos e investir em conversação, mantendo uma rotina de prática do idioma, o que garante a manutenção da habilidade de comunicação.
Por que as empresas valorizam profissionais com inglês fluente?
O inglês é um idioma utilizado no mundo inteiro. Em países da Europa, por exemplo, que não tem o inglês como idioma oficial, você consegue tranquilamente se comunicar com as pessoas usando esse idioma.
Isso acontece porque o inglês é difundido e ensinado para muitas pessoas desde a formação educacional básica. Por isso, empresas tanto brasileiras quanto internacionais valorizam profissionais que têm o domínio desse idioma.
Com a capacidade de comunicação em inglês, você estará apto para conversar com clientes e fornecedores de fora do país, realizando negociações, participando de feiras e eventos e agregando valor para a empresa.
As empresas estão cada vez mais envolvidas em operações internacionais e isso demanda a contratação de profissionais fluentes. Como não há tantos profissionais com esse perfil disponíveis no mercado de trabalho, as empresas costumam oferecer uma remuneração mais atraente e outros benefícios.
Quais são os benefícios para a carreira profissional?
Você tem dúvidas se realmente vale a pena investir na fluência em inglês para a sua carreira profissional? A seguir, listamos os principais benefícios e diferenciais que o idioma vai agregar para o seu futuro:
- Com inglês fluente você tem mais chances de conseguir um emprego com remuneração diferenciada.
- O potencial de crescimento dentro da empresa aumenta e você poderá ser enviado para viagens internacionais e eventos corporativos em outros países.
- O inglês fluente possibilita que você se candidate a vagas de emprego em empresas fora do Brasil, não só em países que têm o inglês como idioma oficial, mas também outros países que podem buscar profissionais que dominem português e inglês.
- Muitos estudos, pesquisas e livros de grandes autores e pesquisadores não são traduzidos para o português. Se você tem fluência em inglês, poderá consumir esses conteúdos e se tornar um profissional ainda mais diferenciado.
Como escolher um curso para falar inglês fluente?
Muitas pessoas que falam inglês costumam destacar que entendem o idioma, mas têm dificuldade de se expressar. Se pensarmos no mercado de trabalho e nas práticas que envolvem o uso do idioma, entender não é suficiente.
Imagine que você é convidado para participar de uma reunião com um investidor americano e não consegue conversar com ele, muito embora entenda tudo o que ele diz?
Existem cursos específicos voltados para o desenvolvimento da fluência em inglês, inclusive para profissionais que já têm familiaridade com o idioma, mas precisam desenvolver a capacidade de fluência.
Opte por instituições de ensino que foquem na conversação e no uso de termos e expressões comuns no universo dos negócios. Aprender um idioma é um processo contínuo e para manter a fluência você precisa estar sempre em contato com a língua. Seja por meio de conversação, da leitura de livros, de filmes ou de cursos direcionados para a manutenção da sua fluência.
Dê preferência para escolas de inglês com expertise na área, que ofereçam um bom material de estudo e ferramentas tecnológicas para suporte durante o processo de aprendizagem. Algumas escolas mantêm grupos específicos dedicados à fluência no idioma, avalie essas opções e escolha uma instituição que esteja alinhada aos seus objetivos profissionais.