
uso de descartáveis biossegurança em estética
Uso de descartáveis: Biossegurança em estética
O uso de descartáveis nos mais diferentes procedimentos sejam eles estéticos ou de saúde são fundamentais a fim de garantir a segurança do paciente e dos profissionais que o realizam.
Isso é necessário, pois a área que trabalha com Estética e Cosmética visa levar saúde e bem-estar às pessoas. Quer saber mais sobre a importância que a biossegurança tem na estética? Então acompanhe o nosso conteúdo.
Ao pensar em biossegurança na estética, é fundamental relacioná-lo à prevenção de doenças em uma clínica e isso deve contemplar a manutenção da integridade tanto dos profissionais como dos pacientes.
O Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo traz que os profissionais que atuam com beleza e estética como podólogos, manicures, pedicures, cabeleireiros, depiladores, entre outros.
Precisam fazer uso de descartáveis como:
- lençol hospitalar descartável;
- máscara descartável;
- gaze estéril;
- e com luva nitrílica.
Tal medida é necessária a fim de evitar que o profissional fique exposto a patógenos que causam algumas doenças como:
- Gripe;
- Herpes;
- Tuberculose;
- Micoses;
- Hepatite B e C;
- Aids.
Sem contar que a luva cirúrgica descartável ainda evita que o profissional fique em contato com produtos químicos que também podem causar alergias e machucados, além de doenças pelos fluídos que saem das clientes nos procedimentos.
Saiba quais são os pontos considerados essenciais na biossegurança
Além de usar a máscara descartável tripla e a touca descartável nos procedimentos, quem deseja conquistar mais clientes precisa traçar estratégias a fim de fazer com que as pessoas sintam-se seguras ao recorrer aos seus serviços.
De fato, fazer uso de descartáveis hospitalares é o primeiro passo, mas não o único.
Cuidando do ambiente como um todo
A biossegurança passa pelo cuidado do ambiente como um todo.
Por isso, é fundamental que todos os dias seja realizada a limpeza bem como a desinfecção do ambiente de forma completa.
Uma orientação importante é: de tempos em tempos, substitua os produtos que são utilizados na higienização.
Essa medida é indicada, pois a constância dos produtos pode fazer com que os microrganismos fiquem resistentes fazendo com que o espaço não fique completamente limpo.
Atenção aos materiais utilizados
Sim, os aparelhos usados nos procedimentos precisam receber a esterilização correta a fim de garantir a segurança do paciente.
Contudo, além deles, cuidar das toalhas e dos lençóis também é fundamental.
Caso a pessoa opte, uma dica é o Lençol hospitalar descartável.
Esse cuidado é uma forma de fazer com que a higienização seja constante e a cada procedimento, os itens são substituídos e trocados de maneira correta.
Cuidados que o profissional precisa ter
Os equipamentos para proteção individual do profissional também é um item a ser considerado. Para manter a esteticista segura, o indicado é que ela use:
- Touca;
- Máscara;
- Toalha;
- Jaleco;
- Óculos.
No entanto, não é qualquer jaleco. O tecido é um elemento muito importante. Verificar se o tecido é grosso ou não é necessário, pois a segurança do profissional está justamente em optar por uma peça com um tecido mais grosso.
Estruturando o espaço físico
Sua clínica precisa ainda seguir alguns critérios para estar de acordo com o que define os órgãos que regulam esse tipo de serviço.
As paredes devem ser lisas e impermeáveis, assim como os pisos, pois isso vai evitar que fiquem acumulados poeira, micro-organismos e até resquícios de secreções.
A lixeira deve ter pedal e estar com saco plástico para fazer o descarte do material que está contaminado.
No lavatório, o sabonete líquido e papel-toalha são elementos imprescindíveis.
Lembre-se ainda de que as câmaras de bronzeamento artificial não são permitidas!
Com essas dicas, esperamos ter te auxiliado a entender mais sobre biossegurança e a necessidade do uso de descartável hospital american medical de qualidade!