Ir para o conteúdo

Uso de descartáveis: Biossegurança em estética

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 6 visualizações
Uso de descartaveis biosseguranca em estetica

uso de descartáveis biossegurança em estética

Uso de descartáveis: Biossegurança em estética

O uso de descartáveis nos mais diferentes procedimentos sejam eles estéticos ou de saúde são fundamentais a fim de garantir a segurança do paciente e dos profissionais que o realizam. 

Isso é necessário, pois a área que trabalha com Estética e Cosmética visa levar saúde e bem-estar às pessoas. Quer saber mais sobre a importância que a biossegurança tem na estética? Então acompanhe o nosso conteúdo. 

Ao pensar em biossegurança na estética, é fundamental relacioná-lo à prevenção de doenças em uma clínica e isso deve contemplar a manutenção da integridade tanto dos profissionais como dos pacientes. 

O Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo traz que os profissionais que atuam com beleza e estética como podólogos, manicures, pedicures, cabeleireiros, depiladores, entre outros.

Precisam fazer uso de descartáveis como:

  • lençol hospitalar descartável;
  • máscara descartável;
  • gaze estéril;
  • e com luva nitrílica

 

Tal medida é necessária a fim de evitar que o profissional fique exposto a patógenos que causam algumas doenças como:

  • Gripe;
  • Herpes;
  • Tuberculose;
  • Micoses;
  • Hepatite B e C;
  • Aids.

Sem contar que a luva cirúrgica  descartável ainda evita que o profissional fique em contato com produtos químicos que também podem causar alergias e machucados, além de doenças pelos fluídos que saem das clientes nos procedimentos. 

 

Saiba quais são os pontos considerados essenciais na biossegurança

Além de usar a máscara descartável tripla e a touca descartável nos procedimentos, quem deseja conquistar mais clientes precisa traçar estratégias a fim de fazer com que as pessoas sintam-se seguras ao recorrer aos seus serviços.

De fato, fazer uso de descartáveis hospitalares é o primeiro passo, mas não o único. 

 

Cuidando do ambiente como um todo

A biossegurança passa pelo cuidado do ambiente como um todo. 

Por isso, é fundamental que todos os dias seja realizada a limpeza bem como a desinfecção do ambiente de forma completa. 

Uma orientação importante é: de tempos em tempos, substitua os produtos que são utilizados na higienização.

Essa medida é indicada, pois a constância dos produtos pode fazer com que os microrganismos fiquem resistentes fazendo com que o espaço não fique completamente limpo.  

 

Atenção aos materiais utilizados

Sim, os aparelhos usados nos procedimentos precisam receber a esterilização correta a fim de garantir a segurança do paciente.

Contudo, além deles, cuidar das toalhas e dos lençóis também é fundamental. 

Caso a pessoa opte, uma dica é o Lençol hospitalar descartável.

Esse cuidado é uma forma de fazer com que a higienização seja constante e a cada procedimento, os itens são substituídos e trocados de maneira correta. 

Cuidados que o profissional precisa ter

Os equipamentos para proteção individual do profissional também é um item a ser considerado. Para manter a esteticista segura, o indicado é que ela use: 

  • Touca;
  • Máscara;
  • Toalha;
  • Jaleco;
  • Óculos.

No entanto, não é qualquer jaleco. O tecido é um elemento muito importante. Verificar se o tecido é grosso ou não é necessário, pois a segurança do profissional está justamente em optar por uma peça com um tecido mais grosso. 

 

Estruturando o espaço físico

Sua clínica precisa ainda seguir alguns critérios para estar de acordo com o que define os órgãos que regulam esse tipo de serviço.

As paredes devem ser lisas e impermeáveis, assim como os pisos, pois isso vai evitar que fiquem acumulados poeira, micro-organismos e até resquícios de secreções.

A lixeira deve ter pedal e estar com saco plástico para fazer o descarte do material que está contaminado.

No lavatório, o sabonete líquido e papel-toalha são elementos imprescindíveis. 

Lembre-se ainda de que as câmaras de bronzeamento artificial não são permitidas!

Com essas dicas, esperamos ter te auxiliado a entender mais sobre biossegurança e a necessidade do uso de descartável hospital american medical de qualidade!


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.