O Centro de Estudo Afro-Orientais-CEAO, foi fundado no ano de 1959, pelo Professor Agostinho Silva. E é o primeiro Centro da América Latina voltado para essa temática, além de possuir uma biblioteca com um acervo riquíssimo sobre a cultura Afro-oriental.
Atualmente encontra-se localizado na Praça Inocêncio Galvão, Largo Dois de Julho em Salvador- Bahia,é um órgão complementar da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia voltado para o estudo, a pesquisa e ação comunitária na área dos estudos afro-brasileiros e das ações afirmativas em favor das populações afro-descendentes, bem como na área dos estudos das línguas e civilizações africanas e asiáticas.
De acordo com o site oficial do CEAO( http://www.ceao.ufba.br/apresentacao) as atividades realizadas nesse ambiente acadêmicos são:
I - Promover e integrar estudos e pesquisas interdisciplinares voltados às áreas de estudos africanos, orientais e afro-brasileiros;
II- Constituir acervos documentais e bibliográficos relativos às temáticas afro-brasileiras, africanas e orientais;
III- Desenvolver atividades relativas à produção, preservação, divulgação e discussão da memória histórica e sociocultural africana, afro-brasileira e oriental.
IV- Utilizar recursos financeiros que lhe forem destinados pela Universidade, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e administrar aqueles provenientes de agências de fomento à pesquisa e de outras fontes.
O CEAO está de portas abertas para comunidade conhecer suas realizações e participar ativamente das nossas ações de extensão. Entre em contato: ceao@ufba.br ou visite nossa sede.