Ir para o conteúdo
Feed RSS

Blog

Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Sociedade contemporânea, com base em imagens

2 2 comentários Ninguém está seguindo este artigo ainda. 52 visualizações



As diferentes formas de expressão humana vem evoluindo com o passar do tempo, de desenhos nas paredes até grandes pinturas de grandes artistas renomados, fotos e vídeos, uma construção que pode passar sensações sem precisar dizer uma só palavra.
Hoje os diferentes meios de comunicação passam informações aos seus consumidores de forma pratica e agil, as imagens que repercutem todo o mundo. O que faz uma simples imagem na mente humana?; Uma catastrofe ou um tipo de fenomeno raro registrado naquele momento é gravado para muito e muito tempo, a descoberta de algo inedito ou algo que provoque um grande sentimento é registrado e aparti desse registro "imaginario" ou de forma fisica em uma "imagem" traz a reflexão de uma pespectiva propria.

Particulamento vejo a imagem como uma contrução e alinhamento com a sociedade em si, a frase a primeira impressão é a que fica, aparentemente pode ser modificada para a primeira imagem que fica, o conceito de que vemos uma pessoa ou algo o pré-conceito que temos a ver e interpretar de cara determinada forma não verbal naquele instante, então a ver uma imagemé necessario não só interpretar mas tentar ver o que o produtor dessa imagem quis transmitir.


 



A importância do Blog nas escolas

3 3 comentários Ninguém está seguindo este artigo ainda. 39 visualizações
Licenciado sob CC (by)

 

Com as modificações e interação dos usuário com a internet por volta do ano de 2004, surgiu o termo internet 2.0 e com ele a massificação das redes sociais, páginas colaborativas, serviços de mídia e os bloggers.

Com a maior interação e facilidade de criação de uma home page muitos usuários começaram a utilizar o blogger como disseminador de informações e sala de debates de opiniões, aposentando as grandes enciclopédias e alguns materiais didáticos assim como trazendo discussões com pessoas de diferentes localidades. O  Wikipedia fala que blogger é "uma palavra criada pela Pyra Labs e é um serviço que oferece ferramentas para indivíduos publicarem textos na Internet" sem a necessidade de ter domínio técnico,ele serve para se comunicar/compartilhar algum tipo de ideia com determinado grupo de pessoas afim do tema (bolhas), ou seja, o blog revoluciona os aspectos de comunicação, suas informações ficam lá para quem quiser ver e por tempo inderteminado (dependendo da permissão do dono da pagina), assim como a comunicação quebra fronteiras no que diz a distancia entre seus parcipantes.

E o Blog na educação ?

O blog na educação é uma evolução das metodologias tradicionais de ensino-aprendizagem, ele quebra os muros escolares de tal forma que motiva o aluno a participar da aula dentro e fora da escola.O jovens hoje são imersos na tecnologia digital, a maioria deles utilizam de algum tipo de dispositivo para acessar a internet e se comunicar com o mundo. Assim podem acessar os materiais estarão disponíveis de forma estática no ambiente para estudar e interagir com o professor ou com os colegas em um curto espaço de tempo, além que o aluno terá autonomia de se aprofundar ainda mais e trazer novos conceitos para o grupo em que está inserido. O mais interessante é que o professor através das postagens dos alunos pode acompanhar a evolução dele no tema e ver como está sendo o processo de aprendizagem deste, além de que existe o fator da aprendizagem colaborativa, o aluno que está se aprofunda mais pode incentivar os colegas a estarem construindo o conhecimento juntos.Atraves do blog o professor quebra a  "verticalização de saber" com os alunos, eles passam a serem pesquisadores, produtores e disseminadores de conhecimento. Há ganhos muito grandes na adoção deste tipo de recurso educacional nas escolas, mas ainda existe alguns barreiras a serem quebradas sobre a tecnolgia dentro da sala de aula, mas esse tema entra na questão de capacitar os docentes e a escola no ambiente tecnologico.

 

Da uma olhada nesse sites de apoio também :

https://www.infoescola.com/informatica/o-que-sao-blogs/

http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/229.pdf

E ver esses vídeos :

https://www.youtube.com/watch?v=XqCUAU4CCig

https://www.youtube.com/watch?v=nIxPP-253mU&t=568s