Ir para o conteúdo

A importância do Blog nas escolas

3 3 comentários Ninguém está seguindo este artigo ainda. 18 visualizações
Licenciado sob CC (by)
Child 1183465 960 720

 

Com as modificações e interação dos usuário com a internet por volta do ano de 2004, surgiu o termo internet 2.0 e com ele a massificação das redes sociais, páginas colaborativas, serviços de mídia e os bloggers.

Com a maior interação e facilidade de criação de uma home page muitos usuários começaram a utilizar o blogger como disseminador de informações e sala de debates de opiniões, aposentando as grandes enciclopédias e alguns materiais didáticos assim como trazendo discussões com pessoas de diferentes localidades. O  Wikipedia fala que blogger é "uma palavra criada pela Pyra Labs e é um serviço que oferece ferramentas para indivíduos publicarem textos na Internet" sem a necessidade de ter domínio técnico,ele serve para se comunicar/compartilhar algum tipo de ideia com determinado grupo de pessoas afim do tema (bolhas), ou seja, o blog revoluciona os aspectos de comunicação, suas informações ficam lá para quem quiser ver e por tempo inderteminado (dependendo da permissão do dono da pagina), assim como a comunicação quebra fronteiras no que diz a distancia entre seus parcipantes.

E o Blog na educação ?

O blog na educação é uma evolução das metodologias tradicionais de ensino-aprendizagem, ele quebra os muros escolares de tal forma que motiva o aluno a participar da aula dentro e fora da escola.O jovens hoje são imersos na tecnologia digital, a maioria deles utilizam de algum tipo de dispositivo para acessar a internet e se comunicar com o mundo. Assim podem acessar os materiais estarão disponíveis de forma estática no ambiente para estudar e interagir com o professor ou com os colegas em um curto espaço de tempo, além que o aluno terá autonomia de se aprofundar ainda mais e trazer novos conceitos para o grupo em que está inserido. O mais interessante é que o professor através das postagens dos alunos pode acompanhar a evolução dele no tema e ver como está sendo o processo de aprendizagem deste, além de que existe o fator da aprendizagem colaborativa, o aluno que está se aprofunda mais pode incentivar os colegas a estarem construindo o conhecimento juntos.Atraves do blog o professor quebra a  "verticalização de saber" com os alunos, eles passam a serem pesquisadores, produtores e disseminadores de conhecimento. Há ganhos muito grandes na adoção deste tipo de recurso educacional nas escolas, mas ainda existe alguns barreiras a serem quebradas sobre a tecnolgia dentro da sala de aula, mas esse tema entra na questão de capacitar os docentes e a escola no ambiente tecnologico.

 

Da uma olhada nesse sites de apoio também :

https://www.infoescola.com/informatica/o-que-sao-blogs/

http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/229.pdf

E ver esses vídeos :

https://www.youtube.com/watch?v=XqCUAU4CCig

https://www.youtube.com/watch?v=nIxPP-253mU&t=568s

 

 


3 3 comentários

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Ordenar por
  • E826976078f829a26f58b8a4f5b6d275?only path=false&size=50&d=404

    Sergio Andrade 20 de Março de 2019, 0:25

    Olá autor, gosto da ideia de quebra da verticalização, de receptor x transmissor, indo a "receptor-questionador-formulador-transmissor", acredito que em um ambiente aberto, e propicio a discussão, temos a capacidade de absorver de melhor maneira o que está sendo passado, e temos também a capacidade reflexo-argumentativa sendo trabalhada.

  • 60c89814174b97f31d5d29d35602092f?only path=false&size=50&d=404

    Maria Helena Bonilla 17 de Setembro de 2018, 19:18

    Olá Luciano,
    por que você considera que os materiais disponibilizados nos blogs são estáticos? Como o ambiente pode ser editado, nada é estático, tudo está em processo de produção e significação.

  • 88f5581962e5ea1c5557afda15b189f5?only path=false&size=50&d=404

    Eliza 4 de Setembro de 2018, 22:41

    "[...]ele quebra os muros escolares de tal forma que motiva o aluno a participar da aula dentro e fora da escola". Ainda não tinha pensado nisso! Com certeza num blog aquelas pessoas mais tímidas podem se soltar mais.