Lili é linda.
Em tempos de monopólios, grades e correntes, sonhar com liberdade é libertador. Liberdade e responsabilidade são conceitos que caminham juntos. Liberdade e democratização do conhecimento também.
Quando um Bilionário decide como utilizar as informações coletadas ilegalmente de usuários de uma rede social, a democracia corre perigo, e a sociedade também. Quando o conhecimento é restrito aos que podem pagar, a sociedade corre perigo e a ciência também. Quando o acumulo de riqueza é naturalizado enquanto a pobreza ceifa vidas por falta de comida, a humanidade corre perigo.
Liberdade para usar quando e como quiser, liberdade para aperfeiçoar e adequar, liberdade para preservar. A ideia dos softwares livres, poderia ser a ideia do amor livre, humanidade livre, bem comum livre, uma ideia radicalmente contrastante com mesquinharia do monopólio conservador.
Uma rede social foi comprada hoje,26/04/22, mais um brinquedo ao homem que celebra golpes de Estado, transação normal? O normal é relativo.
Num mundo de trilionários, eu quero liberdade contestadora e sua linda radicalidade criativa que diz, é proibido proibir.
- Software Livre e Educação: uma relação em construção. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 32, n. 1, 205-234, jan./abr. 2014 Silveira.