Ir para o conteúdo

Nem tudo que reluz é ouro.

5 5 comentários Ninguém está seguindo este artigo ainda. 37 visualizações

 

 

Nem tudo que reluz é ouro.

 

 

Em tempos de pós-modernidade manter os olhos abertos e a criticidade aguçada, é uma necessidade. A chance de recebermos ao menos uma notícia falsa por dia é enorme. Facebook,”zap zap”, Blogs, veículos de comunicação/televisão também  podem espalhar noticias falsas, as vezes por erro e tantas outras por má fé. Noticias falsas não se circunscrevem ao campo virtual ou imaginário, elas geram consequências na vida real e por vezes servem como pretexto às mais diversas barbaridades.

Os EUA invadiram o Iraque sob pretexto de apreender e destruir armas de destruição em massa que ameaçariam o equilíbrio no Oriente Médio. Uma invasão que destruiu um  País, matou milhares de inocentes, e serviu para que empresas ricas ficassem mais ricas em detrimento da soberania de um Estado. Embora chocante, e deplorável a invasão do Iraque não contava  toda  infraestrutura que internet possibilitaria na segunda metade do século XXI. Os meios de comunicação tradicionais ainda possuíam certa hegemonia sobre a divulgação de noticias , e a versão “oficial” governo americano se impôs. Imagens na internet geralmente serviam para denunciar ações dos soldados americanos, mas a narrativa da Casa Branca venceu e convenceu a opinião publica naquele momento.

O ex presidente Lula foi condenado e passou mais de 500 dias preso acusado de ser dono de um tríplex no Guarujá e um sitio em Atibaia. Com todo respeito ao Guarujá, mas aquelas aguas frias de areia escura ,e um apartamento   não parecem atrativos suficientes para alguém que passava as férias presidenciais em INEMA, o caribe Baiano. 

Lula foi preso, o PT quase acabou ,mas as correntes de zap não pararam. Os sites e robôs propagadores de noticias falsos não acabaram, e não parecem perto de acabar. Lula foi solto, absolvido em alguns processos outros foram extintos, mas a campanha de difamação não parou. A grande mídia nacional não fez uma autocritica  sobre sua práxis jornalística e assim segue.

Pessoas são mortas, perseguidas e julgadas vitimas de falsas acusações. Denúncias feitas no conforto de um computador geram sangue e agonia numa esquina qualquer. Uma vez no ciberespaço, o potencial de alcance da mentira é aumentado em exponencialmente.

Checar fontes, ler as entrelinhas, desconfiar do “óbvio”, pesquisar a noticia nos mais variados meios de comunicação são cuidados necessários à construção de uma sociedade critica e sagaz, para que isso aconteça educação precisa ser  prioridade, critica, contestadora e dialógica.


5 5 comentários

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Ordenar por
  • Ea5cbfcb1228baf0b1b4687d0f8cba37?only path=false&size=50&d=404

    veronique 23 de Junho de 2022, 0:25

    Nice post. I was checking continuously this blog and I'm impressed! Very helpful info specifically the last part I care for such info a lot. I was looking for this particular info for a very long time buyc​igar​ette​sonl​ine0​1.bl​ogsp​ot.c​om/ Thank you and good luck.

  • 2c82952a992581b6497a7f69f42ad3db?only path=false&size=50&d=404

    liddy 17 de Junho de 2022, 1:29

    Thanks for sharing such a great information.. It really helpful to me..I always search to read the quality content and finally i found this in you post buyw​eed.​biga​rtic​les.​com/ keep it up!

  • 4c615c2b8c47d36be2a63efa1bd2e343?only path=false&size=50&d=404

    ELAINE MICHELE DOS SANTOS DA SILVA 13 de Junho de 2022, 17:24

    As narrativas que estão por trás dos discursos tem intencionalidade e esses discursos precisam ser discutidos em nossos processos enquanto formadores e também enquanto professores em formação para que a educação seja uma importante arma contra a cultura de desinformação.

  • 1463cb154ab6f28aa898bedb1598eeb0?only path=false&size=50&d=404

    sahmeddin 10 de Junho de 2022, 1:13

    Thanks for sharing such a great information.. It really helpful to me..I always search to read the quality content and finally i found this in you post site​s.go​ogle​.com​/vie​w/bu​ywee​d-/ keep it up!

  • Bonilla17 minor

    Maria Helena Bonilla 5 de Junho de 2022, 22:22

    Pois é Davi, vivemos numa sociedade dividida; enquanto uma parte luta para preservar a ética, os valores humanistas, os direitos de todos, e por isso combate as narrativas hegemônicas e as fake news, outro grupo se apropria desses mecanismos para enganar, ludibriar, alienar e assim conquistar direitos só para si, basicamente poder e capital. Qual desses dois projetos preponderá é o que poderemos ver logo adiante, nas eleições de 2022. No entanto, independente de qual prepondere, a educação não pode jogar a toalha, precisamos continuar trabalhando para formar cidadãos mais críticos e conscientes de sua responsabilidade no mundo e pela preservação do planeta e dos direitos de todos habitarem esse planeta em condições dignas. Na luta!

0 Comunidades

Esse perfil não é membro de nenhuma comunidade ainda.