As inovações tecnologicas da pós modernidade nos apresentaram uma infinidade de possibiliddeade de aprendizagem. Barreiras foram ultrapassadas,paredes e muros derrubados, e inúmeras pontes foram construídas. Realidade Virtual(VR) Realidade Aumentada(AR) tecnologia 3D, impressoras 3D, são muitas tecnologias acessíveis ao público (que pode pagar)hoje, que há pouco tempo atras só eram vistas em filmes de ficção cientifica. A sociedade como um todo ainda está aprendendo a explorar o potencial das tecnologias citadas.
Qual professor de História não gostaria de levar seus alunos para conhecer as piramides no Egito? Ou possibilitar aos seus alunos conhecerem museus ao redor do mundo? Qual professor de História nunca se imaginou visitando o lugar estudado nos livros? A realidade virtual tem um potencial gigantesto quando pensamos em suas aplicações no sistema educacional. Em tempos de convergência, possibilitar experiencias educacionais imersivas sejam fisicas ou virtuias também deve ser o papel da escola.
Ver um olograma, "interagir" com criaturas virtuais no mundo real, coisas que pareciam viagens de sonhadores(as) há pouco mais de 20 anos, hoje são possivei. Ver um maluco transmitir uma série de assassinatos ao vivo como se estivesse num video game,também é possivel e acontece com uma frequencia assustadora.