Ir para o conteúdo

My network

Feed RSS

Bem-vindo!!!

Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Equipe Educandow dá muito valor ao conteúdo publicado para que você, estudante, possa ter acesso a um material de qualidade que o ajude nos trabalhos escolares.

Nesta comunidade, você terá acesso a excelentes dicas de como estudar, como ler bem, como produzir um bom trabalho, como educar a memória, como realizar uma boa pesquisa, como usar softwares educacionais e outras ferramentas.

Portanto, não deixe de acompanhar esta comunidade e colabore para o crescimento da mesma dando sugestões, fazendo críticas ou mesmo solicitando informações e enviando as suas dúvidas.

Bons estudos!!!

Agradecimentos a equipe do tecciencia.

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 0 visualizações

Venho através de este post agradecer e parabenizar a equipe do tecciencia pelo reconhecimento e a premiação 2012 que foi muito linda. 

          E Quero falar também sobre a importância que esta ferramenta genial tem sobre minha vida e de outras pessoas que tem acesso ao tecciencia. O tecciencia é um ambiente com características de uma rede social, mas com um grande diferencial, ele não lida com assuntos alheios e sim com conteúdos de extrema qualidade ligados sempre a área de educação, assim incentivando cada vez mais os usuários a estudar e ter outra visão sobre a internet. E disso nasce uma grande e positiva influencia, que é mostrar a importância de quanto é bom e divertido estudar. 

         "Obrigada por vocês terem elaborado isso que é o tecciencia, pois a cada dia que passa ele me ajuda com coisas importantes e dizer que estou muito feliz por ter ganhado um devido reconhecimento pelo meu comprometimento em utilizar o espaço.     Muito obrigada de verdade!"

 



fim de ano pessoal !!!

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 0 visualizações



Você já conhece as bibliotecas virtuais?

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 10 visualizações

Aos poucos o velho costume de caminhar até a biblioteca, passear entre as estantes repletas de livros e esticar o braço para alcançar um título na prateleira mais alta está perdendo força. Com um computador conectado à internet essa procura se tornou mais rápida e simples. Primeiro com os sites de busca, como o Goole. E agora com as chamadas bibliotecas digitais. (O que são bibliotecas virtuais? Revista Nova Escola)

Biblioteca virtual é o conceito de virtualização das bibliotecas tradicionais. Basicamente, se refere à idéia de uma biblioteca intangível, ou seja, um serviço de informação sem infra-estrutura física que oferece materiais exclusivamente em formato digital. (Biblioteca Virtual. Wikipédia)

As bibliotecas virtuais surgem como uma forma de democratizar a informação em todo o mundo. Nelas você encontra artigos, textos e obras que ainda não estão disponíveis na sua escola ou biblioteca da cidade. Para te ajudar nessa busca, segue uma lista com algumas delas. Boa leitura!!!

 

Considerando a riqueza da peculiaridade da cultura nordestina, a bibioteca traz cerca de 9 mil títulos e 15 mil exemplares de cordéis da Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, cuja mantenedora é a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A biblioteca apresenta-se como a maior guardiã no Brasil desse tipo de acervo tanto no que diz respeito às questões de ordem quantitativa como qualitativa (estado de conservação e organização das peças).

Uma excelente opção para aqueles que procuram arquivos históricos relacionados ao Estado de São Paulo. O Arquivo Público do Estado traz uma série de jornais, revistas, fotografias, vídeos e anuários estatísticos. Entre os destaques do acervo está um conjunto documental com cartas trocadas pelos chefes do movimento sobre a Revolução de 1924. A seção Memória da Educação é um prato cheio para professores, apresentando publicações  de caráter histórico que nos remetem ao universo escolar em São Paulo nos séculos 19 e 20.

Banco de dados que disponibiliza pela internet o acesso à produção das diversas disciplinas escolares brasileiras desde o século XIX até os dias atuais e fornece referenciais e fontes. A organização do LIVRES caracteriza-se por ser alimentado e ampliado constantemente pelas pesquisas de uma equipe de especialistas da área, que analisam o livro.

A biblioteca SunSITE de Berkeley Digital constrói coleções digitais e serviços ao fornecer a informação e a sustentação aos colaboradores digitais da biblioteca worldwide.

Livre à literatura e com mais de 2000 textos clássicos. Notas dos livros, biografia dos autores, sumário dos livros e obras de referências.

Emprega o sistema Nou-Rau de arquivamento e indexação de documentos digitais, provendo acesso controlado e mecanismos eficientes de busca. Estão disponíveis hoje as seguintes seções: congressos e seminários, dissertações e teses, periódicos publicados pela Unicamp em formato eletrônico.

Disponibiliza na Internet o conhecimento produzido pelos trabalhos defendidos na Universidade de São Paulo, permitindo que as comunidades brasileira e internacional possam ter em mãos a versão digital completa das teses e dissertações.

É o repositório digital da Fundação Getúlio Vargas (FGV), construído para indexação, preservação e compartilhamentoda produção intelectual FGV em formato digital como: imagens, artigos, teses, dissertações, vídeos, etc. Contém textos de autoria dos pesquisadores do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), disponíveis para download. Os livros para download tem como propósito a divulgação, na íntegra, de obras produzidas pelo CPDOC não disponíveis para venda, por estarem esgotados ou por terem sido produzidas para distribuição restrita.

Criada pela UNESCO, a Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente, e em formato multilíngue, materiais importantes de literatura, aúdio, mapas e fotografias provenientes de países e  culturas de todo o mundo. As pesquisas podem ser feitas em sete línguas diferentes e as buscas, feitas por período.

Também pertencente à Universidade Federal da Paraíba, a biblioteca traz um rico acervo sovre o educador que inclui seus textos, livros, textos didáticos, correspondências e, inclusive, diversas críticas e análises relacionadas a seu trabalho.

Edições digitais de referência da Biblioteca Nacional de Portugal, obras históricas digitalizadas, entre outras.

É um espaço aberto à construção e compartilhamento do conhecimento, que visa contribuir para o contínuo aprendizado do empreendedorismo, auxiliando o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios.

Criada com o objetivo de democratizar as informações armazenadas nas bibliotecas das instituições estaduais participantes (FEE; IRGA; EMATER/RS; CIENTEC) abrangendo assim, pesquisas por autores, títulos e assuntos.

Possui base de dados nacionais e internacionais.

A Biblioteca Nacional da França (BNF), constitui uma das mais importantes bibliotecas de acesso gratuito da Internet.

A biblioteca que ainda não tem residência física definitiva na Universidade de São Paulo já tem uma pequena porcentagem do seu acervo online focado em autores brasileiros ou obras ligadas à cultura nacional em domínio público. Em destaque, três volumes com gravuras de Debret durante sua viagem pelo Brasil no século 19, todas as primeiras edições da obra de Machado de Assis, José de Alencar e Olavo Bilac e a Coleção da Klaxon, uma das principais revistas do movimento modernista paulistano. Boa parte das obras raras acompanha textos de apresentação feitos pelos pesquisadores.

Traz biografias de artistas, cineastas e dramaturgos nacionais; além de roteiros de cinema, peças de teatro e a história de diversas emissoras de TV. Caso o leitor prefira a versão impressa, todos eles podem ser encontrados em livrarias de todo o país.

Site federal dos EUA que oferece informações sobre o desenvolvimento de coleções digitais e controle da informação para o benefício da instrução, cultura e progresso.

Um dos maiores acervos do país já tem boa parte de sua versão virtual catalogada, principalmente na área de periódicos. Apesar de conter um certo número de materiais literários, o foco da biblioteca catalogada ainda são os mapas, fotografias e periódicos. Vale conferir a versão original dos Lusíadas, a Bíblia em latim, e a Coleção Teresa Cristina - uma série de documentos doados ao museu pela mulher  de Dom Pedro II com registros riquíssimos do Império.

Coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), disponibiliza links de bibliotecas brasileiras classificadas por ordem alfabética, por categorias e por Estado, bem como, bibliotecas que possuem catálogos on-line, sistemas de bibliotecas, estatísticas de bibliotecas e projetos de bibliotecas virtuais no mundo.

Oferece instrumentos de busca, códigos e leis norte-americanas, tanto federais quanto estaduais; além disso, possui leis e tratados internacionais.

Permite acesso às grandes obras da literatura infantil, além de outros clássicos da literatura.

Diversas revistas científicas editadas em países íbero-americanos compiladas nesta bibliioteca virtual.

Disponibiliza documentos do seu acervoque não estão sujeitos à lei de direitos autorais - coleções de informações - hypertextos - index de recuperação de texto, imagem e som.

Desenvolvido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear através do Centro de informações Nucleares. Os periódicos incluem revistas científicas, revistas de divulgação científica e boletins técnicos.

Desenvolvida pelo Ministério da Educação, nesta biblioteca são disponibilizados gratuitamente cerca de 180 mil textos, além de imagens, arquivos de som e vídeo. O site conta com rico acervo de publicações na área de educação. Lá, você ainda encontra as obras completas de Machado de Assis e um grande acervo de poesias de Fernando Pessoa. A biblioteca possui também diversas músicas eruditas brasileiras, e inúmeros textos de literatura infantil, além dos Compilados sobre Legislação Educacional.

Oferece para a comunidade científica a consulta ágil e atualizada, por meio eletrônico, a textos completos de revistas científicas internacionais.

O objetivo da Biblioteca Pública das Ciências (PLoS, sua sigla em inglês) é publicar online os resultados das investigações em diferentes domínios da ciência e colocá-los à livre disposição de especialistas e novatos. A PLoS é uma organização sem fins lucrativos que tem recebido apoio de mais de 30.000 cientistas de 182 países.

Mais de 7000 títulos do acervo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Permite o acesso a livros eletrônicos em várias línguas.

Projeto da Wikimedia Foundation dedicado ao desenvolvimento colaborativo de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre. São diversos temas em diversas línguas. Há uma versão da página em português.

Referências:

Bibliotecas digitais complementam o ensino em sala de aula

24 bibliotecas virtuais que você deveria conhecer