Ir para o conteúdo

Tecnologias em Movimento: ações colaborativas na Educação de Irecê

3 3 comentários Ninguém está seguindo este artigo ainda. 41 visualizações
Convite mesa redonda tecnologia big
18 de Fevereiro de 2019, 8:00

 JORNADA PEDAGÓGICA 2019

(AUTO) FORMAÇÃO: COMUNIDADES EM APRENDIZAGEM

Mesa Redonda

Tecnologias em Movimento: ações colaborativas na Educação de Irecê”

No dia 18/02/2019, durante a Jornada Pedagógica, foi realizada uma Mesa Redonda com o tema “Tecnologias em Movimento: ações colaborativas na Educação de Irecê”. Este evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Irecê, Secretaria Municipal de Educação e Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira abriu a discussão para uma nova cultura educacional em que professor e aluno protagonizam juntos a construção do conhecimento, a partir do uso das tecnologias na educação. O uso das tecnologias deve ser compreendido como um fenômeno a ser estudado em busca de possibilidades em que professores e alunos, de forma colaborativa, possam protagonizar a produção de um conhecimento contextualizado com o cotidiano da comunidade em que a escola está inserida.

Nesse sentido, o evento buscou promover os trabalhos de Mestrado Profissional do convênio Irecê/UFBA, além de estimular a parceria Secretaria Municipal de Educação com a UNEB e o IFBA, trazendo para o evento a contribuição destas duas Instituições em relação ao que se é produzido nas TIC na Educação.

Com a mesa formada pelos professores mestres Ancelmo Machado Miranda Bastos, Bruno Fernandes Carvalho da Silva, Joécio Carlos da Silva, Jefferson Maciel Teixeira, Nelson Rodrigues da Cruz Junior (mediador) e pela professora doutora Ana Karine Loula Torres Rocha foram apresentadas as possibilidades de contribuição das pesquisas para a Educação do Município, inclusive com ações que já acontecem nesta Rede.

Iniciando o debate, o professor Nelson Rodrigues apontou para a presença de um “espírito Maker/Fazedor” na Rede Municipal de Educação, onde desde a implantação do Programa de Formação de Professores Irecê/UFBA que, com um currículo próprio adaptado à realidade dos professores, passando pela elaboração e implantação da Proposta Curricular por Ciclo de Formação Humana até a criação de Escolas Municipais de Educação Integral e Integrada, vemos o poder criativo em prol do desenvolvimento da educação. Considerando ainda a versatilidade da atual Proposta Curricular dos Ciclos de Formação Humana e que tem como um dos elementos estruturantes e fundantes o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, ressaltou a importância da criação do Núcleo de Tecnologia da Educação dentro da estrutura organizacional Secretaria de Educação, a formação do Grupo Trabalho, Educação e Tecnologia composto por professores da Rede e que atuam com o uso das tecnologias, além da futura implantação do Espaço Futuro (convênio com a SECTI/BA) e do Programa Educação Conectada, quando todos estes elementos vêm coadunar com o uso das tecnologias junto aos processos formativos da Rede.

A professora Ana Karine, em sua apresentação, descreveu sobre “Os desafios do educador no mundo da tecnologia”, levando em consideração uma discussão sobre alguns conceitos acerca da tecnologia como: nativos digitais, imigrantes digitais, Web 2.0, TIC e outros temas, partindo de uma indagação de quem são os estudantes e os professores neste contexto em que as tecnologias, principalmente as digitais, determinam a forma como as pessoas se relacionam e como elas tratam a informação e o conhecimento.

Com o tema “Formação de Professores e Novas Tecnologias de Comunicação e Informação”, o Professor Ancelmo Machado trouxe uma discussão sobre a necessidades dos educadores reverem suas posturas em prol da incorporação, dentro dos limites possíveis, das TIC em suas práticas pedagógicas trazendo o estudante como protagonista e colaborador para a formação do próprio conhecimento no processo de ensino e de aprendizagem e, para isso, trouxe as Competências 4 e 5 da BNCC, postas como necessidades de revisão do atual sistema educacional, no sentido de perceber que as tecnologias digitas já estão presentes na vida cotidiana dos estudantes e se faz necessário que estas tecnologias entejam fortemente atuantes no contexto educacional de cada um.

O professor Bruno Fernandes trouxe objetos construídos com madeira e em sala de aula para ilustrar a discussão que abrange trabalho colaborativo, marcado fortemente pela relação teoria/prática, onde conceitos fundamentais das Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias ganharam forma através do uso de tecnologias “não-digitais” como: furadeira, serra tico-tico, lixadeira, estilete, esquadro. Em sua demonstração, o professor ressaltou como este trabalho aguça a percepção do aluno, ampliando a capacidade de aprendizagem onde os conceitos estão bem próximos do seu dia a dia, dando um maior significado aos conhecimentos adquiridos.

Partindo de sua prática em sala de aula, o professor Joécio Carlos trouxe três experiências exitosas com o uso das Tecnologias no Colégio Odete em suas aulas de Língua Portuguesa. Ao abordar o tema “Empoderamento dos Alunos”, o professor trouxe conceitos de autonomia, autoria, protagonismo, colaboração e compartilhamento, indicando um novo caminho para a educação a partir da introdução das TIC no cotidiano do processo de ensino e de aprendizagem. Seguindo nesta linha, o professor apresentou o “Livro Clip”, “Fanfic” e “Sala de aula invertida”, todas estas experiências frutos de leituras e estudos que fizeram parte do seu processo de autoformação.

Ressaltando a valorização das experiências já desenvolvidas na Rede de Educação de Irecê, o professor Jefferson Maciel trouxe uma discussão acerca das práticas pedagógicas, tendo como elemento estruturante o uso das TIC na educação indo para além da mera transmissão e/ou reprodução de informação, ou seja, promovendo a construção do conhecimento de forma colaborativa e autoral. Um dos pontos fortes do trabalho com as TIC é o protagonismo e participação dos estudantes no processo de ensino e de aprendizagem. Ainda destacou a importância do trabalho em rede e valorização da integração entre os integrantes da mesma. As Tecnologias da Comunicação e Informação podem e devem contribuir com toda essa construção.

O evento foi finalizado com a participação do público que, ao questionarem e contribuírem com o assunto, deixou claro a importância e grandiosidade desta discussão para o avanço do uso das tecnologias no Município de Irecê, além de reconhecer a contribuição dos trabalhos do Mestrado Profissional em Educação do Convênio Irecê/UFBA.

Nelson Rodrigues da Cruz Junior

Coordenador Núcleo de Tecnologia da Educação

Secretaria Municipal de Educação

Irecê/BA

 

 

Dsc 0282

P 20190218 120305 vhdr on

Dsc 0265

P 20190218 104217 vhdr on

Dsc 0260

Dsc 0276

Dsc 0254

Escola Integral e Integrada José Francisco Nunes

Dsc 0242

Dsc 0245

Dsc 0218

Dsc00316

Dsc00327

Dsc00326

Dsc00281

Dsc00286


3 3 comentários

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Ordenar por
  • 06126f843820c7751e3e2fe2eb19908a?only path=false&size=50&d=404

    Justin Verco 24 de Março de 2021, 14:27

    children, parents, and teachers with online learning creates a big difference in society, I think getting an education from home is better if you are in a higher class because you can focus on your studies more rather than travel from 1 place to another, "
    wikicreation.services " is the service provider which adds a page on Wikipedia, pages can be of any type,

  • 06126f843820c7751e3e2fe2eb19908a?only path=false&size=50&d=404

    JustinVerco 24 de Março de 2021, 14:24

    children, parents, and teachers with online learning creates a big difference in society, I think getting an education from home is better if you are in a higher class because you can focus on your studies more rather than to travel from 1 place to another, wiki​crea​tion​.ser​vice​s/ is the service provider which add page on Wikipedia, pages can be of any type,

  • 6751641d32cbd4f2bbaa6cbdf954dded?only path=false&size=50&d=404

    Joan 23 de Setembro de 2020, 16:13

    This is great . .. Joan