Ir para o conteúdo

NewsREC: Avalie a sua interação com as notícias

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 14 visualizações

Newsrec

Imagem de uma notícia apresentada no NewsREC, com as opções "Ler notícia", "Gostei" e "Não Gostei"

O experimento do doutorando em computação da UFRGS, Gabriel Machado Lunardi, trabalha com algoritmos de diversificação de recomendações de notícias e como esses algoritmos criam bolhas de filtro e auxiliam a disseminar fake news.

As bolhas de filtro são criadas por um algoritmo de recomendação quando são mostrados mais conteúdos que gostaríamos de ver, tendendo sempre a mostrar notícias similares às consumidas no passado, limitando a apresentação de outros conteúdos que também poderiam ser de interesse do usuário. Uma das consequências disso é a criação de um ambiente propício para a propagação de fake news.

Durante o experimento será exibido um feed de notícias que apresentará notícias (falsas e verdadeiras) sobre as Eleições de 2018 para que você interaja, ou não, com um "Gostei" ou "Não gostei" (lendo o conteúdo ou ignorando os que você não tem interesse). Ao final você receberá as estatísticas referentes às suas interações com as notícias, assim como a estatística geral dos outros usuários que participaram. Acesse o site do experimento para obter mais informações e participar:

Experimento bolhas de filtro, recomendação de notícias e fake news


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.