Ir para o conteúdo

Curiosidades: parques com miniaturas

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 12 visualizações

As miniaturas representam, em escala reduzida, elementos reais ou imaginários. Elas são trabalhos artísticos muito refinados e servem para vender produtos, lançar ideias, fazem parte de museus ou parques ao redor do mundo. Difícil não se encantar com uma miniatura bem feita.

Falando em parques, vamos contar a você sobre dois parques que são dedicados a miniaturas, dentro de todo um cenário temático. Um dos parques que iremos abordar fica na Alemanha, e outro no Brasil.

 

O Míni mundo, de Gramado

[Algumas das miniaturas que existem no parque gramadense. Imagem: Míni Mundo | Reprodução]

 

O Míni Mundo é um parque de Gramado, no Rio Grande do Sul. Ele começou em 1979, fruto da ideia de um avô de divertir seus netos com uma casinha de bonecas.

A ideia foi crescendo, novas miniaturas foram surgindo e vão sendo feitas, tornando o Míni Mundo um curioso parque gramadense. Existe um cuidadoso trabalho para a elaboração de miniaturas novas, feitas em uma oficina própria para o desenvolvimento.

Para chamar ainda mais a atenção das crianças, o local conta com uma divertida turma de personagens. Dentre esses personagens, estão: os ursinhos Gui e Ana, a princesa Rafa, a bruxa Ju e o limpador de Chaminés.

 

Miniatur Wunderland, de Hamburgo

[Miniatura de aeroporto. Imagem: Miniatur Wunderland | Reprodução]

 

O Miniatur Wunderland é um parque alemão, sediado em Hamburgo, que reproduz partes de grandes cidades do mundo. Em alguns casos, as miniaturas são fabricadas em outras partes do mundo e levadas ao parque para montagem.

Esse parque foi destaque no Fantástico quando foram inseridas miniaturas do Rio de Janeiro, primeira cidade sul-americana a receber uma miniatura nesse parque. A montagem das miniaturas aconteceu em Buenos Aires, e contempla partes da cidade como desfiles de carnaval (dentro do sambódromo), bondinhos e comunidades.

Além do parque, o Miniatur Wunderland possui negócios que envolvem outros produtos relacionados ao mundo das miniaturas, como catálogos, DVDs, livros e a própria venda de miniaturas isoladas. No caso da venda das miniaturas, existem modelos bem realistas e outros que não são tão realistas, mas cheios de detalhes, feitos com base em chapas feitas em corte a laser. 

Existem e-commerces brasileiros que fazem a venda de peças e miniaturas isoladas assim como a Miniatur Wunderland, com peças feitas em corte a laser, papelão, plásticos e peças mistas. O que chama a atenção, no caso do e-commerce do parque alemão, é a vasta quantidade de miniaturas disponíveis, bem maior do que as lojas brasileiras. 

 

Por fim,

Conhecemos dois parques que se dedicam à arte das miniaturas. No Brasil, temos a iniciativa da família gramadense que criou o Míni Mundo, e que há mais de uma geração, encanta quem visita a Região das Hortênsias. 

No exterior, nosso país encontra-se representado no mundo das miniaturas no Miniatur Wunderland com representações do Rio de Janeiro. Nesse parque, as belezas e alegria do povo brasileiro estão representados na forma de nossa cultura popular, nossas comunidades e espaços.

Você já visitou algum desses lugares ou gostaria de conhecer? Deixe sua contribuição nos comentários!

 

SOBRE A AUTORIA: Esse texto é um oferecimento d’O Blog do Mestre, gentilmente publicado pelo Noosfero UFBA. O Blog do Mestre é um blog que envolve entretenimento, curiosidades, atualidades e muito conhecimento!


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.