Ir para o conteúdo

Professor particular: saiba quando contratar um, onde encontrar e muito mais

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 97 visualizações
Tutor profissional de pele escura tem aula particular com o estagiario prepare se para o seminario 273609 44830

Foto: Freepik

A figura do professor particular se tornou bastante requisitada no cenário educacional brasileiro. Isso porque esses profissionais são sinônimo de qualidade no ensino e reforço escolar nas matérias em que os estudantes têm mais dificuldades.

Nesse sentido, muitos pais veem a necessidade de contratar professores particulares para auxiliar os seus filhos a desenvolverem áreas deficientes, pouco ou mal trabalhadas pelo ensino regular, sobretudo nas escolas públicas.

Contudo, muitos desses pais têm dúvidas sobre a atuação do professor particular e como contratar um, além de também terem dúvidas sobre quando é o momento certo para contratar, o que levar em consideração na hora da contratação, etc.

Por tudo isso escrevemos esse artigo. Nele, queremos falar diretamente com você, que tem filhos na escola. Continue lendo para entender melhor sobre as aulas particulares e os professores que as lecionam.

Quando contratar um professor particular?

A contratação de um professor particular deve ser feita apenas quando os pais do estudante notam que ele possui dificuldades reais em aprender alguma matéria.

Isso porque determinadas dificuldades são temporárias, podendo ser sanadas com o ensino regular, no dia a dia na escola.

Por outro lado, muitas dificuldades, principalmente em disciplinas como Português, Matemática e Língua Estrangeira, são realmente relevantes e podem impedir que o aluno se desenvolva inclusive em outras disciplinas.

Portanto, se você tem notado que o seu filho não consegue assimilar determinado conteúdo, mesmo indo regularmente às aulas, considere a possibilidade de contratar um professor particular. Encontre o profissional certo e, junto a ele, veja uma estratégia para dirimir esse problema.

O que levar em consideração na hora de contratar um professor particular?

Como não poderia deixar de ser, antes de contratar um professor particular é necessário ter alguns pontos em mente.

Veja alguns desses pontos na lista a seguir:

 

  • Analise a qualidade técnica do professor, principalmente no que diz respeito à sua capacidade de estimular o entendimento do aluno;
  • Cheque o valor cobrado pela aula, que deve ser justo para ambas as partes;
  • Busque referências de outros clientes desse professor sobre o trabalho prestado por ele;
  • Veja se o professor tem tempo suficiente para atender o seu filho e se respeita horários e prazos;
  • Opte por um professor particular moderno, que utilize métodos educacionais igualmente modernos;
  • Confira se o docente é uma pessoa que favorece o bom diálogo.

 

Partindo da observância desses pontos específicos, você terá condições de contratar o melhor profissional possível.

Como encontrar um professor particular?

Em resumo, a melhor maneira de encontrar professores particulares para contratar é ficando de olho na internet. Afinal, hoje existe uma grande quantidade de profissionais que oferecem seus trabalhos via redes sociais, em comunidades online e até mesmo via sites especializados.

No entanto, na hora de fechar a contratação mantenha sempre a vigilância sobre os pontos que citamos no tópico anterior. A grande quantidade de professores online na verdade encobre alguns maus profissionais. Preste bastante atenção!

As características do ensino particular nos diferentes níveis escolares

As características e metodologias utilizadas no ensino particular têm grandes diferenças nos diferentes níveis educacionais, assim como acontece no ensino regular.

Por esse motivo, nos próximos tópicos nós citamos as características principais de cada nível e também indicamos algumas peculiaridades que devem ser observadas na hora de contratar professores para níveis diferentes.

Isso porque, pode não parecer, mas contratar um professor particular de ensino infantil pode ser bastante diferente de contratar um docente para ajudar alunos do ensino médio. Continue lendo e entenda melhor!

Professor particular para alfabetização e educação infantil

Durante o período da alfabetização e educação infantil os problemas que venham a motivar a contratação de um professor particular geralmente estão relacionados à dificuldade de aprendizado básico e até mesmo a algum distúrbio.

Assim, um professor particular infantil deve ter uma formação específica, geralmente relacionada à pedagogia e/ou à psicopedagogia. Além disso, é importante que o perfil do profissional seja de uma pessoa amável, paciente e carinhosa que saiba lidar com crianças.

Por fim, vale destacar ainda que os métodos utilizados nas aulas particulares devem promover um real estímulo dos alunos, com o uso de brincadeiras, jogos, etc.

Professor particular para ensino fundamental

O ensino fundamental é o nível escolar onde os professores particulares são mais requisitados. Esse fato se justifica por outro fato, o de que o nível fundamental é o mais longo de toda a vida escolar do aluno.

Aqui, o professor particular deve agir como um incentivador para que os alunos desenvolvam algumas habilidades. Isso porque, por se tratar de uma fase de transição, o ensino fundamental impõe muitos desafios aos alunos, sobretudo na leitura e interpretação de texto e em Matemática.

Por outro lado, os alunos dessa fase estão todos entre a pré-adolescência e a adolescência, que são duas fases onde muitas transformações acontecem. Portanto, se o seu filho está no ensino fundamental e precisa de um professor particular, foque em encontrar um profissional que seja "craque" na matéria em questão, mas que também sirva como um apoiador do jovem estudante.

Professor particular para ensino médio

Por fim, temos o emblemático ensino médio, que é a porta de saída do ensino básico. E por falar em porta de saída, é justamente no ensino médio que os alunos estão se preparando para vestibulares e concursos.

Por causa disso, o papel de um professor particular é mais cirúrgico, por assim dizer, agindo apenas no aprofundamento de matérias específicas onde o aluno tenha alguma dificuldade específica.

Nesse sentido, dicas sobre como ir bem nas provas e até técnicas para resolver questões podem ganhar os holofotes nas aulas particulares.

Professor particular online ou presencial? Conheça as principais vantagens de cada

Com tudo que você já leu até aqui, pode estar convencido de que precisa contratar um professor particular para o seu filho e até já saber como e onde fazer isso. Contudo, uma dúvida muito comum pode ainda persistir: afinal, o que é mais vantajoso, contratar um professor particular online ou presencial?

Nos tópicos abaixo nós falamos um pouco mais sobre as duas modalidades para te ajudar nessa escolha. Veja!

Online (EAD)

Por causa da modernização dos meios de comunicação, a aula particular online e o professor particular online são as formas mais utilizadas hoje em dia.

Contudo, essa preferência não é à toa, uma vez que existem diversas vantagens nessa modalidade em relação à modalidade presencial. Saiba quais são as principais:

 

  • É mais seguro em termos sanitários;
  • Promove o contato dos alunos com a tecnologia;
  • Promove a economia de tempo e dinheiro, pelo menos no que diz respeito a transporte e deslocamento;
  • É um modelo cômodo e prático, pois as aulas podem ser acessadas de qualquer lugar que tenha acesso à internet.

 

Por esses motivos e alguns outros, a contratação de um professor particular que lecione em EaD tem sido a preferência de muitos pais.

Presencial

Por fim, em contraponto ao modelo online, as aulas presenciais também têm várias vantagens, apesar de estarem caindo em desuso com o passar do tempo. 

Alguns diferenciais importantes dessa modalidade são:

 

  • Promover um maior estímulo à atenção do aluno;
  • Promover o contato físico entre alunos e professor;
  • As aulas são mais intensivas e proativas;
  • O professor particular pode ter um maior controle sobre o andamento da aula;
  • Fatores como falhas na conexão com a internet não atrapalham as aulas.

 

Inclusive, é importante frisar que ainda hoje em dia as aulas particulares ministradas para alunos de nível fundamental e de nível médio, são majoritariamente lecionadas de forma presencial, nos chamados cursinhos de reforço ou preparatórios.

Porém, cabe a você, pai, definir aquilo que você acredita ser o mais adequado para o seu filho. Boa sorte!


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.