Ponte Juscelino Kubitschek
Veja que linda e elegante é esta ponte! É a ponte JK, em Brasília. Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a ponte rapidamente tornou-se um ícone da cidade, virando um dos cartões postais mais procurados.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Juscelino_Kubitschek
Procure saber mais sobre esta ponte na Wikipédia, vale a pena. Procure ver também lá no Google Maps (use o street view).
A razão para falar desta ponte é exatamente a forma parabólica dos 3 arcos que a ponte possui, cuja beleza arquitetônica resultou num projeto estrutural de grande complexidade. Mas observe que estes arcos parabólicos não existem apenas para embelezar, eles fazem parte da estrutura de suporte da ponte! E portanto, muita matemática e conceitos de função do 2º grau envolvidos!
Antena parabólica
Vc já percebeu que o nome da antena é derivado da palavra parábola, não é? Hoje, quando falamos em sinal de TV via satélite, lembramos primeiro daquela antena redonda e pequena parecida com a da figura abaixo.
Mas, na década de 1990 não era bem assim. TV via satélite era sinônimo da antena parabólica grande no telhado das casas, principalmente no interior do país, onde o sinal da tv aberta é fraco.
Mas porque esta forma para estas antenas? Vc sabe explicar?
Uma antena parabólica é uma antena refletora utilizada para a recepção de sinais de rádio e televisão. Ela reflete o sinal vindo do espaço, que vem em todas as direções, para o centro da antena, onde está o captador, a forma facilita a concentração do sinal fraco num único ponto, que concentrado fica mais forte e torna melhor a recepção do sinal. Veja a figura abaixo, dá pra entender?
E aí, vc imagina onde deve estar localizado o captador?
Fonte: http://informatica.hsw.uol.com.br/tv-por-satelite8.htm
Isso mesmo no foco da parábola! Agora explique o porquê disto! E como é que achamos este ponto?
Na verdade a forma geométrica da antena é um parabolóide de revolução, isto é, a antena não é uma simples parábola, mas tem todos os elementos de uma.
Para saber mais sobre estas antenas clique aqui.
E veja aqui uma boa explicação para parabolóide de revolução.
Os radares e faróis dos automóveis também usam estes conceitos, procure saber mais a respeito.
Vc pode aprender mais em https://www.sabereletrica.com.br/capitacao-de-sinal-via-satelite/
NÃO ESQUEÇA QUE SE VC TIVER DÚVIDAS PODERÁ TROCAR IDEIAS CONOSCO, MANDANDO UMA MENSAGEM LÁ EM Dúvidas.
E VC TAMBÉM FAZER SUGESTÕES clicando no botão Enviar um Comentário.