O impacto do coronavírus (COVID-19) está forçando os profissionais de marketing digital a desenvolver estratégias e navegar pelo novo normal. Em abril de 2020, a NewsCred, entrevistou líderes de marketing em organizações de nível empresarial para entender o impacto do coronavírus nas equipes de marketing em todo o mundo.
A pesquisa cobre os seguintes tópicos:
- Porcentagem da força de trabalho de marketing trabalhando remotamente
- Novos desafios que os profissionais de marketing enfrentam como resultado do Coronavirus
- Comparação de empresas que usam ferramentas de planejamento e gerenciamento de projetos com aquelas que não usam essas ferramentas
- Novos desafios que as equipes de marketing enfrentam trabalhando remotamente
- Aumento previsto nos investimentos em marketing
- Queda antecipada nos investimentos em marketing
Impacto do Coronavirus # 1: Em 87% das empresas, toda a força de trabalho de marketing está trabalhando remotamente - outros 11% indicaram 90% + trabalhando remotamente.
À medida que as empresas se empenham para proteger seus funcionários e mitigar a disseminação do vírus, fica claro que as equipes de marketing efetivamente pararam de ir ao escritório para planejar, colaborar e executar campanhas de marketing. As implicações de mudar repentinamente para uma situação de trabalho remota, juntamente com a mudança de prioridades, criaram uma série de novos desafios para empresas de marketing digital de todo mundo, sul ao norte, leste a oste, agência de agência de publicidade em Goiânia, BH, Salvador, ou seja todos que serão explorados posteriormente nesta pesquisa.
Impacto do Coronavírus nº 2: Os profissionais de marketing estão tentando se atualizar para mudar as prioridades, planos e orçamentos como resultado do coronavírus.
A crise pandêmica criou uma série de novos desafios para as equipes de marketing, à medida que os planos mudam e evoluem rapidamente. Na verdade, 56% dos participantes da pesquisa indicaram que gerenciar a mudança de prioridades ou estratégias é o principal desafio. Outro grande desafio enfrentado como resultado da pandemia é dar visibilidade aos planos fluidos. Mais uma vez, 48% dos participantes da pesquisa notaram isso como um desafio ou desafio significativo.
42% indicaram que sua equipe de marketing não tinha largura de banda para criar novos conteúdos rapidamente como resultado da mudança de prioridades com outros 40% +, indicando que gerenciar o realinhamento de recursos de orçamento e pessoas é problemático.
Impacto do Coronavirus # 3: As empresas que usam ferramentas de planejamento e gerenciamento de projetos enfrentam menos desafios como resultado do Coronavirus em comparação com aquelas que não usam essas ferramentas.
A pesquisa também examinou empresas que usam ferramentas de planejamento e colaboração de nível empresarial, muitas vezes categorizadas por empresas de analistas de pesquisa como Marketing Work Management (MWM), Marketing Resource Management (MRM) e Content Marketing Platforms (CMP) e comparou essas empresas àquelas que o fizeram não tem essas ferramentas. Pouco menos de um terço (32%) das empresas pesquisadas parecem ter adotado essas ferramentas.
Os dados sugerem que o planejamento de nível empresarial e as ferramentas de gerenciamento de projetos ajudaram a reduzir o impacto nas organizações de marketing causado pelo COVID-19. Na verdade, entre as empresas que usam essas ferramentas, os participantes da pesquisa tiveram 29% menos probabilidade de notar como um desafio ou desafio significativo o realinhamento dos recursos das pessoas para novas iniciativas . Da mesma forma, eles também eram 28% menos propensos a notar o fornecimento de visibilidade em um plano fluido como um desafio ou desafio significativo e 23% menos propensos a notar o gerenciamento de fornecedores e outros não funcionários como um problema notável.
Os benefícios dessas ferramentas eram menos proeminentes, pois se relacionavam ao gerenciamento de prioridades mutantes e equipes de marketing remotas. A pandemia abrupta é provavelmente o principal contribuinte, já que mesmo essas empresas não foram imunes à mudança abrupta de prioridades e à força de trabalho de marketing repentinamente forçada a trabalhar remotamente. Na verdade, das empresas que usam essas ferramentas, os participantes da pesquisa tiveram apenas 8% menos probabilidade de notar o gerenciamento de prioridades em mudança e equipes de marketing remotas como um desafio ou desafio significativo.
Impacto do Coronavirus # 4: As condições de trabalho remoto trazem novos desafios para as equipes de marketing e um aumento no “trabalho sobre o trabalho”.
Os maiores desafios que as equipes de marketing enfrentam durante a pandemia, além da mudança de prioridades, derivam em grande parte do fato de que a mudança para o trabalho remoto foi inesperada. 49% dos participantes da pesquisa observaram a mudança nas prioridades e nos objetos da equipe como um grande desafio com o qual eles devem lidar. Mas a mudança de prioridades e objetivos não são os únicos desafios que enfrentam. O trabalho relacionado ao trabalho parece estar em alta. 33% notaram um aumento nas reuniões necessárias e 28% notaram um aumento nas tarefas mundanas e atualizações de status como desafios notáveis.
Curiosamente, apenas 22% notaram a capacidade de colaborar com eficácia em tempo real como um desafio notável. Talvez este seja um dos principais indicadores do que está por vir após a pandemia?
Impacto do Coronavirus # 5: Mudar as prioridades está levando a aumentos nos investimentos.
Conforme as prioridades e os planos mudam, as equipes de marketing também esperam mudanças no orçamento.
À medida que os eventos e conferências param como resultado da pandemia (ver Insight # 6), 78% dos líderes de marketing indicaram na pesquisa que esperam um aumento ou aumento significativo na criação de eventos virtuais , e outros 72% esperam notáveis aumenta no conteúdo da web . 67% dos profissionais de marketing esperam um aumento ou um aumento significativo nos webinars. Da mesma forma, esses profissionais de marketing também esperam um aumento de 66% nas mídias sociais, seguido pelo conteúdo do blog em 57% e na produção de vídeo em 50%. Claramente, a mídia online está se tornando a alternativa preferida conforme a pandemia continua.
Impacto do Coronavirus # 6: Eventos ao vivo e conferências apresentam a maior redução nos investimentos.
Como muitas áreas de marketing digital devem aumentar em investimentos, outras áreas de marketing devem diminuir. Não surpreendentemente, 88% dos líderes de marketing indicaram na pesquisa que esperam uma diminuição ou diminuição significativa em eventos ao vivo e conferências .
Outras áreas menos óbvias com expectativa de queda nos investimentos incluem mala direta e publicidade digital - 34% e 27% , respectivamente. Os líderes de marketing também esperam uma redução de 19% nos investimentos relacionados a conteúdo premium . Isso possivelmente está relacionado a uma redução nos ativos de geração de leads.
Conclusão sobre o impacto do Coronavirus no marketing
Os insights da pesquisa contam uma história convincente. O impacto do coronavírus mudou rapidamente as prioridades de marketing e está mudando os orçamentos. O marketing está mais difícil do que nunca durante esta pandemia. Os profissionais de marketing estão lutando para modificar seus planos de execução e encontrar a largura de banda e os recursos necessários para executar novas campanhas e construir novos conteúdos. Combinado com o trabalho remoto, a produtividade das equipes de mercado provavelmente está em declínio, pois parece haver um aumento no “trabalho sobre o trabalho”, como um aumento nas reuniões e atualizações de status.
Mas a necessidade é a mãe da invenção e os profissionais de marketing são um grupo resiliente. As equipes de marketing já parecem estar se adaptando para trabalhar remotamente à medida que aprendem a colaborar efetivamente em tempo real usando vídeo online. Eles já estão tomando medidas para mudar drasticamente seus planos de execução e realinhar recursos e orçamento.
Os dados sugerem que as empresas que adotaram precocemente ferramentas de planejamento e gerenciamento de projetos, muitas vezes caracterizadas como Marketing Work Management (MWM), Marketing Resource Management (MRM) e Content Marketing Platforms (CMP) estão enfrentando menos desafios como resultado do impacto do coronavírus em comparação com aqueles que não adotaram essas tecnologias de software. Isso faz sentido, pois essas ferramentas são projetadas para fornecer maior visibilidade e controle da força de trabalho geral de marketing, tanto para funcionários internos quanto para não funcionários e agências, e ajudar no planejamento, orçamento e gerenciamento de prioridades em mudança.
Sobre a pesquisa
A pesquisa teve como alvo líderes de marketing em grandes organizações de nível empresarial, com a grande maioria superior a US $ 1 bilhão em receita. A maioria das mais de 100 empresas participantes da pesquisa eram empresas internacionais com escritórios na América do Norte, região EMEA e região APAC. A pesquisa cobriu uma grande variedade de setores de tecnologia e manufatura a serviços financeiros, saúde e seguros, para citar alguns.