Ir para o conteúdo

Por que os mapas são importantes?

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 17 visualizações

As paredes da  Loja de Mapas  ouviram essa pergunta muitas vezes para contar e estamos aqui para lhe dizer que  os mapas importam ... e temos dez razões para isso!

Kofi Annan disse uma vez: “Conhecimento é poder. A informação é libertadora” Ele pode estar se referindo ao mapa do mundo porque há milhares de anos os mapas fornecem aos humanos o conhecimento de que precisam para tomar decisões.

 
 
 

Os mapas apareceram pela primeira vez nas paredes das cavernas, presas de mamute e tabuletas de argila, então os exploradores desenharam mapas no papel quando começamos a entender a forma do nosso mundo. Hoje usamos Sistemas de Informações Geográficas (GIS) avançados que combinam matemática complexa e visualizações que nos permitem planejar, entender e nos conectar ao que importa. Como os mapas fazem todas essas coisas? Leia e descubra…

 

10

MAPAS DÃO INSPIRAÇÃO

Os mapas inspiram você a pensar fora de seu próprio mundo, expandir seus horizontes e dar uma olhada nos lugares que deseja visitar.

O mundo é um lugar grande e mesmo apenas reconhecendo que existem enormes quantidades de espaço no mundo que você não conhece pode expandir sua mente. O desejo de entender nosso mundo maciço inspirará alguém a aprender e explorar. Não importa se você viaja para fora do seu estado ou do outro lado do mundo, uma nova visão da enormidade do mundo e um vislumbre de uma cultura diferente além da sua fazem de você um ser humano melhor.

 
 

9

OS MAPAS DÃO CONTEXTO ÀS HISTÓRIAS

Os mapas inspiram você a pensar fora de seu próprio mundo, expandir seus horizontes e dar uma olhada nos lugares que deseja visitar.

O mundo é um lugar grande e mesmo apenas reconhecendo que existem enormes quantidades de espaço no mundo que você não conhece pode expandir sua mente. O desejo de entender nosso mundo maciço inspirará alguém a aprender e explorar. Não importa se você viaja para fora do seu estado ou do outro lado do mundo, uma nova visão da enormidade do mundo e um vislumbre de uma cultura diferente além da sua fazem de você um ser humano melhor.

 
 

8

MAPAS FAZEM VOCÊ FELIZ

Fazer uma viagem pode ser uma aventura emocionante, mas o planejamento também pode ser uma parte emocionante de sua jornada.

De acordo com o estudo de 2010 publicado pela Applied Research Quality Life, é o planejamento e a antecipação da viagem, e não a viagem real, que torna os viajantes mais felizes. É por isso que os mapas costumam ser usados ​​como presentes para anunciar uma viagem, mesmo em um futuro distante.

Então pegue um mapa, planeje uma viagem e seja feliz!

7

MAPAS CONECTAM VOCÊ ÀS SUAS MEMÓRIAS

Um mapa não é apenas uma imagem de um lugar, é uma conexão com as memórias que você tem naquele lugar.

Os mapas inspiram você a pensar fora do seu mundo, a expandir seus horizontes e a dar uma olhada nos lugares em que esteve e nos lugares que deseja ir.

Quando alguém lê um lugar em um mapa que visitou, não pode deixar de evocar memórias daquele lugar. Os mapas são um tesouro de memórias e histórias dos lugares onde você passou o tempo.

Olhe para um mapa com outra pessoa e não demorará muito para que vocês dois comecem a apontar para pontos diferentes e compartilhar histórias daquele lugar. Os mapas são o início de conversa perfeito.

 
 

6

UM PLANO DE HISTÓRIA

Os mapas fornecem um vislumbre de como as pessoas entendiam seu mundo no momento em que o mapa foi criado.

Dê uma olhada em um mapa antigo. Claro, mapas antigos mostram as diferenças do que estava lá e do que está lá agora, mas o mapa também mostra como os cartógrafos entendiam seu mundo

Estão faltando partes do mundo porque não sabiam que existiam? Existem imprecisões devido a suposições incorretas? O cartógrafo e a razão para o desenvolvimento dos mapas podem mudar completamente a aparência de um mapa.

Os mapas são uma cápsula do tempo que explica muito mais além da representação da geografia.

 

5

SEGURANÇA NO DESTAQUE

Houve vários  casos  que lidam com acidentes relacionados ao GPS. Um estudo da Universidade de Cornell analisou o efeito do GPS sobre os motoristas e concluiu que os usuários de GPS “observam os objetos nos caminhos que seguem em direção ao seu destino”, mas os pesquisadores também “encontraram evidências de perda de envolvimento ambiental… o processo de interpretar o mundo, agregando valor ao isso, e transformar o espaço em lugar é reduzido até certo ponto e os motoristas permanecem desconectados dos ambientes indiferentes que os cercam”.

A conclusão deles: “O GPS eliminou grande parte da necessidade de prestar atenção”.

Isso se aplica a outros aspectos de nossas vidas também. Quanto mais prestamos atenção ao dispositivo, menos prestamos atenção ao nosso entorno. Os mapas, por outro lado, conectam você ao seu entorno. Neste mundo, os mapas são o herói da história e o GPS sempre será o ajudante.

 
 

4

OS MAPAS PODEM SALVAR SUA VIDA

De acordo com o National Park Service (NPS), mais de 300 milhões de pessoas visitam parques nacionais, florestas e áreas selvagens todos os anos. Alerta de spoiler, os sinais de celular não se estendem a todas essas áreas e os mapas podem ser a única referência que você terá em uma emergência.

Se houver inundações perto de você, você precisará saber como chegar à  elevação mais próxima . Se ocorrer uma lesão, você precisará chegar à área de tráfego intenso mais próxima para obter ajuda. Se um urso cortar seu caminho, você precisará encontrar uma alternativa….rápido.

Portanto, não seja pego segurando seu telefone no céu implorando por um sinal. Um mapa de papel pode realmente salvar sua vida.

 

3

COMPETÊNCIAS PARA A VIDA ADQUIRIDAS

Os mapas apoiam o pensamento espacial, ajudando as crianças a visualizar onde os objetos, lugares, cidades e países estão em relação uns aos outros.

O pensamento espacial tem sido associado a um maior sucesso em matemática e ciências. As crianças que desenvolvem habilidades robustas de pensamento espacial estarão em vantagem em nossa sociedade global e tecnológica.

À medida que começamos a moldar sua educação e a prepará-los para o futuro, as habilidades de leitura de mapas ajudam as crianças a ganhar proficiência nos princípios da geografia. Ah, os lugares que você vai com a ajuda de um mapa!

 
 

2

OS MAPAS SÃO FUNCIONAIS

O GPS pode levá-lo do ponto A ao ponto B, mas faz um trabalho ruim em ajudá-lo a visualizar onde você está em relação a todo o resto.

A maioria das pessoas sabe como funciona o GPS. Ele encontra sua localização e você informa para onde deseja ir. O GPS é muito bom para levá-lo ao próximo local, mas não informa nada sobre os lugares que você está passando ao longo do caminho.

Há uma razão pela qual as viagens pelo país não são planejadas por telefone. A melhor rota nem sempre é a rota mais rápida e você não pode escolher sua melhor rota sem conhecer sua relação com todos os lugares ao seu redor.

1

SIMPLICIDADE

Os mapas pegam conjuntos de dados complexos e os exibem em um gráfico agradável que você pode usar para responder a perguntas sobre seu mundo.

Imagine que você está de volta ao ensino fundamental e pede ao seu professor que lhe mostre o tamanho dos Estados Unidos em comparação com outros países. Ela acena com a cabeça, caminha até o rolo de mola e puxa uma planilha enorme que lista cada país e suas áreas. Huh?!?!

Os mapas são uma representação visual de dados complicados. Alguns podem pensar que os mapas são ferramentas desnecessárias e complicadas, mas, na realidade, os mapas simplificam sua vida.

 

Finalmente, quero ter certeza de que os leitores entendam que este não é um argumento anti-tecnologia. Adoramos a tecnologia e os avanços em cartografia e dados baseados em localização continuam a aprofundar nossa compreensão de onde estamos.

Este é, no entanto, um argumento de que não importa o quanto a tecnologia avance,  o GPS nunca substituirá os mapas por causa das limitações que mencionamos acima.  A voz do robô pode levá-lo de A a B, mas os mapas o levarão muito mais longe.


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

0 Comunidades

Esse perfil não é membro de nenhuma comunidade ainda.