Ir para o conteúdo

Quais melhores nichos para investir

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 18 visualizações

Comprar empresa em meio a indefinições sobre cenário econômico global é um desafio. Este ano, até novembro, foram registradas 1.860 transações de fusões e aquisições no mercado brasileiro, número 14% menor do que o do mesmo período de 2021, segundo dados da Transactional Track Record.

 

O maior impacto no mercado de M&A este ano foi a elevada inflação combinada a uma alta da taxa de juros. Para 2023, há ainda risco de haver uma desaceleração da economia, com possível recessão global, que também deve atingir o Brasil.

 

Ainda assim, pode ser que alguns setores destravem oportunidades de investimentos que ficaram represados este ano por conta de incertezas políticas e fiscais. Por isso, antes de investir em um novo negócio, o empreendedor precisa analisar a situação do mercado e avaliar quais os melhores setores, mais resilientes e quem tem mais perspectivas futuras podem ser alvo de investimentos.

 

Setores com boas perspectivas para investir

 

Antes de mais nada, a compra de uma empresa exige dedicação, pois é um processo longo. A aquisição estratégica de uma companhia deve ser realizada de forma que haja sinergias entre as empresas envolvidas, facilitando a geração de valor após a transação. 

 

Por isso, o alvo certo de compra deve ser bem identificado, sendo assim uma empresa que tenha sinergias culturais, administrativas, financeiras, estratégicas ou operacionais com a empresa adquirente. 

 

Abaixo citamos alguns nichos que podem ser interessante para investir, pensando em perspectivas de negócio:

 

 

  • Tecnologia

 

As empresas de tecnologias acabam sofrendo mais em um cenário de taxas de juros elevadas, pois seu crescimento é reduzido. Em uma perspectiva de que os juros voltem a  cair no Brasil, essas empresas devem gerar bons resultados. Além disso, a migração para plataformas e conteúdos digitais continuam em alta, e as empresas que investirem nisso têm maior potencial de se destacar no futuro.

 

  • Saúde e bem-estar

 

O setor de saúde também deve continuar atraindo investimentos, e pode ser, inclusive, atrelado ao de tecnologia. Cada vez mais há o surgimento da digitalização de serviços de saúde e bem-estar, além da criação de dispositivos que ajudam no monitoramento de saúde e de exercícios físicos. Saúde mental também é um tema muito explorado atualmente e diversas plataformas que abordam o tema vem sendo criadas e disseminadas, apresentando um potencial nicho para ser explorado.

 

  • Varejo

 

O segmento de varejo também acabou sofrendo o impacto da alta da inflação, e a perspectiva é que os consumidores voltem a comprar com um cenário de queda inflacionária. Além disso, varejo online e plataformas de delivery, que já vêm se beneficiando desde a pandemia de Covid-19, continuam sendo um negócio promissor, desde que ofereçam uma boa experiência para o cliente.

 

  • Energia limpa

 

O aumento da busca por investimentos sustentáveis deve elevar as fusões e aquisições no setor de energia limpa. Esse é um nicho que está sendo cada vez mais visado por quem investe em transição energética. Além disso, o impacto da interrupção de cadeias produtivas com a guerra da Rússia com a Ucrânia acendeu um sinal de alerta para que os países tenham maior segurança energética, o que deve movimentar ainda mais o setor de energia e utilities, em geral, nos próximos anos.

Esses são alguns dos principais nichos que podem ser bons potenciais de investimento. Lembrando que qualquer fusão ou aquisição de empresa deve ser avaliada com cuidado para evitar cair em armadilhas. Fazer o valuation da empresa alvo é essencial para entender se ela é uma boa oportunidade de negócio.

Comprar empresa não é um processo simples, e é necessário o auxílio de assessorias especializadas que ajudam no mapeamento das melhores oportunidades, reduzindo riscos.

Fonte: Capital Invest - assessoria especializada em fusões e aquisições.


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

0 Comunidades

Esse perfil não é membro de nenhuma comunidade ainda.