Interesse em criar seu próprio jogo educacional?
Nessa seção iremos apresentar possibilidades para criar seu conteúdo através de ferramentas e Engines de código aberto.
1. Planejamento
Para iniciar o desenvolvimento de um jogo, é necessário planejamento do tema. Imagine os objetivos que pretende alcançar e qual público deseja alcançar.
Escrever tudo o que está planejando para o seu jogo facilita no momento de criar e para expor a ideia para outras pessoas. Um documento bem conhecido pelos desenvolvedores é o GDD (Game Design Document - Documento de design de jogo), um documento já padronizado que requer apenas o preenchimento com as informações do criador. Aqui um modelo que você pode utilizar. GDD
Lembre que você poderá preencher de acordo com suas preferências.
2. Assets
Após ter planejado o seu jogo, você precisará criar seus Assets.
Assets são os recursos visuais e sonoros que darão ao seu jogo identidade e que moldará a experiência do jogador.
Naturalmente, será necessário criar cada recurso visual e sonoro que você pensou no GDD, você pode fazer isso por conta própria ou contratar uma pessoa que irá produzir as imagens e a trilha sonora de forma profissional.
Um terceira opção é utilizar os Assets de outras pessoas que criaram e disponibilizaram online com uma licença de uso. Licença de uso é uma definição para as permissões que o criador dita para sua obra, que se torna uma condição para utilização desta.
Disponibilizamos abaixo alguns sites que abrigam imagens e áudios com licenças que permitem que você utilize-as em suas produções.
Preste atenção na licença do recurso que estará coletando, dependendo do tipo de licença, você precisará dar créditos ao criador e caso não o faça, poderá ser considerado plágio.
Para Imagens:
OpenGameArt (https://opengameart.org/)
OpenClipArt (https://openclipart.org/)
Kenney (http://kenney.nl)
Para Áudio:
SoundBible (http://soundbible.com)
FreeSound (https://freesound.org)
2. Engines
Após ter realizado o planejamento e ter conseguido os Assets, é hora de fazer o seu jogo. Para isso, é necessário programar em uma biblioteca, ou uma engine. Uma engine é um programa criado para facilitar o desenvolvimento de jogos, possuindo funções específicas para isso.
Através da engine, você desenvolverá a interface para o jogador, fases, cenário, personagens, as condições de vitória e de derrota e o que mais for preciso para montar o seu jogo.
Tendo em vista a quantidade de engines e bibliotecas existentes para produção de um jogo, você deverá escolher qual for mais conveniente e se adequar à sua necessidade. Assim como no tópico 2, disponibilizamos uma lista de engines Open Source e que podem ser usados gratuitamente.
Engine para jogos 3D
Ogre3d (https://www.ogre3d.org/)
Panda3d (https://www.panda3d.org/)
Irrlicht (http://irrlicht.sourceforge.net/)
Engine para jogos 2D
Phaser (https://phaser.io/)
LÖVE (https://love2d.org/)
Allegro (https://liballeg.org/)
Construct2 (https://www.scirra.com/construct2)