Ir para o conteúdo

Como criar um Jogo Educacional Digital

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 25 visualizações

Interesse em criar seu próprio jogo educacional?

Nessa seção iremos apresentar possibilidades para criar seu conteúdo através de ferramentas e Engines de código aberto.

 

1. Planejamento

Para iniciar o desenvolvimento de um jogo, é necessário planejamento do tema. Imagine os objetivos que pretende alcançar e qual público deseja alcançar.

Escrever tudo o que está planejando para o seu jogo facilita no momento de criar e para expor a ideia para outras pessoas. Um documento bem conhecido pelos desenvolvedores é o GDD (Game Design Document - Documento de design de jogo), um documento já padronizado que requer apenas o preenchimento com as informações do criador. Aqui um modelo que você pode utilizar. GDD

Lembre que você poderá preencher de acordo com suas preferências.

 

2. Assets

Após ter planejado o seu jogo, você precisará criar seus Assets.

Assets são os recursos visuais e sonoros que darão ao seu jogo identidade e que moldará a experiência do jogador.

Naturalmente, será necessário criar cada recurso visual e sonoro que você pensou no GDD, você pode fazer isso por conta própria ou contratar uma pessoa que irá produzir as imagens e a trilha sonora de forma profissional.

Um terceira opção é utilizar os Assets de outras pessoas que criaram e disponibilizaram online com uma licença de uso. Licença de uso é uma definição para as permissões que o criador dita para sua obra, que se torna uma condição para utilização desta.

Disponibilizamos abaixo alguns sites que abrigam imagens e áudios com licenças que permitem que você utilize-as em suas produções.

Preste atenção na licença do recurso que estará coletando, dependendo do tipo de licença, você precisará dar créditos ao criador e caso não o faça, poderá ser considerado plágio.

 

Para Imagens:

OpenGameArt (https://opengameart.org/)

OpenClipArt (https://openclipart.org/)

Kenney (http://kenney.nl)

 

Para Áudio:

SoundBible (http://soundbible.com)

FreeSound (https://freesound.org)

 

2. Engines

Após ter realizado o planejamento e ter conseguido os Assets, é hora de fazer o seu jogo. Para isso, é necessário programar em uma biblioteca, ou uma engine. Uma engine é um programa criado para facilitar o desenvolvimento de jogos, possuindo funções específicas para isso. 

Através da engine, você desenvolverá a interface para o jogador, fases, cenário, personagens, as condições de vitória e de derrota e o que mais for preciso para montar o seu jogo.

Tendo em vista a quantidade de engines e bibliotecas existentes para produção de um jogo, você deverá escolher qual for mais conveniente e se adequar à sua necessidade. Assim como no tópico 2, disponibilizamos uma lista de engines Open Source e que podem ser usados gratuitamente. 

 

Engine para jogos 3D

Ogre3d (https://www.ogre3d.org/)

Panda3d (https://www.panda3d.org/)

Irrlicht (http://irrlicht.sourceforge.net/)

 

Engine para jogos 2D

Phaser (https://phaser.io/)

LÖVE (https://love2d.org/)

Allegro (https://liballeg.org/)

Construct2 (https://www.scirra.com/construct2)


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.