Ir para o conteúdo

Jogos Educacionais

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 25 visualizações

Jogos educacionais, segundo Tarouco et al. (2004) são aplicações motivadoras do processo de aprendizagem que podem ser usadas para algum objetivo educacional ou possuem embasamento pedagógico. As autoras consideram especificamente jogos eletrônicos (esse também será o foco de nossa comunidade), mas essa definição também pode ser aplicada para jogos analógicos.

 

O uso de jogos no contexto educacional surge com o advento dos computadores e das novas tecnologias e se baseiam no Construtivismo “que enfatiza a participação e experimentação do sujeito na construção do seu próprio conhecimento, através de suas interações” (TAROUCO ET AL., 2004, p. 1). O potencial lúdico dos jogos para transmissão de conhecimento já é estudado por diversos pesquisadores da área de Informática na Educação (HOCHSPRUNG; CRUZ, 2017; TAROUCO ET AL., 2004), seja por sua ludicidade intrínseca, seja pelo desenvolvimento de habilidades importantes como atenção e raciocínio lógico.

 

Ainda segundo Tarouco et al. (2004, p.3), "jogos educacionais se baseiam numa abordagem auto-dirigida, isto é, aquela em que o sujeito aprende por si só, através da descoberta de relações e da interação com o software. Neste cenário, o professor tem o papel de moderador, mediador do processo, dando orientações e selecionando softwares adequados e condizentes com sua prática pedagógica", ou seja, além do papel de apresentador do conhecimento, ele assume o papel de guia no processo de descoberta do conhecimento do aluno. Também se faz necessário que se estimule a capacidade de reflexão e a criticidade do aluno durante a interação com o jogo educacional.

 

Os jogos educacionais que serão abordados nessa comunidade são jogos que podem ser encontrados na Internet. São aplicações para serem executadas no próprio navegador. As aplicações mais recentes foram desenvolvidas em HTML5 e Unity, mas existem algumas mais antigas feitas em Flash. Por sinal, o próprio Flash foi um dos principais recursos para criação de jogos educacionais na década de 2000. E se quisermos considerar jogos educacionais mais antigos (em uma época onde a Internet ainda estava engatinhando) podemos citar jogos desenvolvidos para consoles da época (como Master System, Super Nintendo e Mega Drive) ou para sistemas operacionais da época (como MS-DOS).




0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.