Acompanhando a evolução da internet, tecnologia e comunicação, os investimentos em criptomoedas tornaram-se acessíveis, populares e cada vez mais benéficos.
Com vantagens desde a facilidade em investimento, praticidade em adquirir e até de lucros maiores; isso quando o investimento é feito corretamente, em uma plataforma e corretora de segurança. Mas, a grande dúvida é, como investir em criptomoedas? Quais são as principais do mercado?
Qual o principal motivo para investir em criptomoedas?
Criptomoeda é uma denominação para uma categoria do mercado financeiro de moedas unicamente digitais, sendo uma classificação para vários tipos de moedas digitais, desenvolvidas com um mesmo propósito e com características que variam entre si, mas seguindo o mesmo padrão: utilizadas apenas na internet.
O primeiro contato com as criptomoedas pode ser duvidoso e causar insegurança, mas com uma pesquisa sobre, e principalmente apoio de uma plataforma (ou corretora) de segurança, é possível tornar-se um investidor em criptomoedas de sucesso. O principal motivo em investir em criptomoedas é também o motivo pelo qual a mesma foi desenvolvida: a praticidade que a internet e a tecnologia fornecem.
Criada em 2009, por um usuário de internet denominado de Satoshi Nakamoto, o Bitcoin, a primeira moeda criada para ser utilizada como uma moeda de troca, ou seja, trocar a criptomoeda por moedas fiduciárias (real, dólar, euro), que através de uma plataforma destinada à compra e venda das moedas, utiliza-se um sistema de blockchain e criptografia, aprimorando-se cada vez mais com o tempo e com o próprio desenvolvimento de tecnologia e internet.
Entretanto, por que criar mais uma moeda, com um diferencial tão específico? Assim como a internet com o passar dos anos trouxe privilégios únicos para otimizar tempo, trabalho, fornecer comunicação, lazer, ser um espaço de estudo e aprendizado.
Também pode se tornar um espaço de investimentos no mercado financeiro, e com isso, ter uma moeda própria. Desde o método de adquirir em uma plataforma de qualquer lugar, em casa, com auxílio 24 horas, até outros mais benefícios fornecidos pela internet.
Como funciona o mercado de investimento em criptomoedas na atualidade?
O mercado de investimento em criptomoedas assim como a internet, vive em constante mutação, transformando-se em cada nova funcionalidade, mecanismo e aplicabilidade, desde a parte técnica, até novos conhecimentos. Com isso, as criptomoedas desde a sua criação passaram por mudanças, apesar de seguir o mesmo padrão desde o início.
O desenvolvimento da tecnologia serviu para tornar ainda mais benéfico a compra e venda das moedas, com mais garantia, segurança, proteção de dados e ferramentas digitais, além de novas moedas a cada ano.
Basicamente, o mercado de criptomoedas funciona como qualquer outro investimento de valor, seguindo a cotação estabelecida no momento da compra ou venda (com variações como as outras moedas fiduciárias). As moedas são adquiridas em plataformas destinadas a esse mercado, podendo estar filiadas as empresas corretoras como intermediárias de compra.
O investimento é feito na plataforma escolhida, no valor e moeda escolhida; o destino do valor investido é definido por cada cliente/comprador, podendo ser moeda de troca, empréstimos, compra ou poupança.
A criptomoeda é uma moeda digital, mas como funciona o resultado dos investimentos? Como de fato receber o lucro?
O resultado do investimento é como qualquer outro investimento em moeda, com um diferencial simples, o valor de lucro não pode ser “sacado”; o valor que foi recebido, comprado, ou lucrado, é utilizado unicamente em ambiente digital, através de transferências bancárias e compras que aceitam a moeda definida. O valor de investimento ou dos lucros irão depender do limite de cada moeda e plataforma, sem que seja um dinheiro físico.
Como de fato começar a investir em criptomoedas?
Para começar a de fato investir em criptomoedas, é importante conhecer bem o mercado, entender como funciona cada criptomoeda, como são os processos de compra, venda e empréstimos; entender de fato o caminho que será percorrido para evitar prejuízos como a perda de dinheiro e dados pessoais hackeados.
Após entender sobre o assunto, é importante conhecer empresas corretoras de confiança, que proporcionam proteção ao comprador/vendedor, garantam resultados eficientes e tenham uma interface acessível. Não basta somente fornecer a criptomoeda, é importante garantir direitos e proteção.
Comece pelo mais simples, entre em contato com a corretora escolhida e comece a navegar na plataforma, conheça a interface, as opções de compra, venda, métodos de negociações, garantias e direitos fornecidos pela mesma.
A KuCoin é uma das maiores empresas do mercado, conhecida fora do Brasil como a Exchange do Povo, com mais de 960 pares de negociações disponíveis e uma comunidade de compradores, vendedores e profissionais. Menos taxa, ampla variedade de moedas, mais de 10 milhões de clientes e muitas outras vantagens.
Quais são as principais criptomoedas do mercado? Escolha com cautela
Atualmente existem cerca de 9.400 tipos diferentes de criptomoedas, começando pela primeira e mais popular desde a sua criação em 2009, a Bitcoin. As moedas possuem características diferentes e foram desenvolvidas com propósitos específicos.
Por isso é importante ter uma posição de conhecimento sobre cada moeda e principalmente indicação de profissionais (de preferência de uma empresa de confiança) antes de qualquer investimento. Outra moeda popular é a Algorand, conhecida por ter baixo custo, fáceis negociações e acessível.
A cautela é primordial no momento da compra, reforçando valores de cotação. Sendo algumas das principais criptomoedas:
- Bitcoin;
- Algorand;
- Etherum;
- Tether;
- XRP;
- BNB;
- Cardano;
- Polygon;
- Avalanche;
- Solana;
- Litecoin;
- Flow;
- Monero;
- VeChain.