Com a grande demanda por melhor qualidade de vida e tratamentos para problemas físicos, mentais e emocionais, as massagens terapêuticas, relaxantes e sensuais têm atraído investidores para este lucrativo mercado, com a ampliação e abertura de novos e sofisticados espaços
A retomada econômica do país, após a passagem do período mais conturbado da pandemia, revelou-se uma importante alavanca para o surgimento de empreendimentos – ou a ampliação dos já existentes – especialmente nas áreas de saúde, beleza e bem-estar.
Nesta nova realidade, tem se destacado a abertura de espaços especializados em técnicas de massagem, e quem deseja montar um negócio especificamente neste segmento, precisa seguir alguns passos fundamentais.
Em primeiro lugar, o profissional que pretende atuar na área precisa se capacitar para realizar esse procedimento. Igualmente, é importante conhecer o público para o qual se dedicará e escolher o local ideal para se estabelecer, obtendo todas as licenças de funcionamento obrigatórias, como os alvarás da prefeitura e do Corpo de Bombeiros.
Com isto definido, deve-se decidir quais tipos de massagens serão oferecidos, seja para recuperação de lesões, seja para alívio do estresse. Ao mesmo tempo, é necessário escolher se as sessões serão pagas particularmente pelos clientes ou se estes poderão usar convênios médicos que cubram essas terapias. Por último, deve-se buscar adquirir uma base de clientes fiéis.
Para iniciar um negócio de massagem terapêutica, sugere-se seguir uma lista de ações – planeje seu negócio; contrate um contador; transforme seu negócio em pessoa jurídica, a fim de recolher impostos; abra uma conta bancária comercial e contrate serviço de maquininha de cartão de débito e crédito; obtenha seguro de negócios; defina sua marca e a registre no órgão competente, a fim de evitar imitações ou problemas jurídicos futuros; crie um site e marque presença nas redes sociais e tenha um número de telefone exclusivo para o negócio.
Paralelamente, muitas perguntas ainda precisam ser respondidas. O negócio será mais voltado para oferecer um retiro relaxante, onde seus clientes tenham alívio de dores crônicas? Você pretende oferecer pacotes de tratamento ou somente cobrar por sessão?
Além disso, alguns empreendedores oferecem mais do que apenas seus serviços, lucrando com a oferta de produtos como loções, óleos essenciais, incensos, perfumes, livros, CDs, roupas e acessórios (no caso de spas e hotéis). De outro lado, o profissional também pode atender em domicílio próprio ou ir até à casa do paciente.
Sebrae
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o negócio de massagem tem um escopo de atuação bem maior do que anos atrás, com serviços de bem-estar agregados, como aplicação de técnicas de massagem, com fins terapêuticos, estéticos, desportivos, emocionais e até sensuais
Podem ser ofertados em academias de ginásticas, spas, quiosques, lounges clínicas de estética e casas de massagem. Há a promoção de ações por meio de estética corporal com aparelhos, por procedimentos, estética facial, massagens relaxantes, massagem ayurvédica, reflexologia, quick massage, drenagem linfática, shiatsu, facial, modeladora e com pedras quentes, além das sensuais tântrica, tailandesa, nuru e sensitive.
São diversos os benefícios proporcionados pelas massagens, como redução da tensão e de dores musculares, dos níveis de estresse, controle e prevenção da ansiedade, melhora da circulação sanguínea e do sistema imune, melhoria da aparência e elasticidade da pele e da qualidade do sono, relaxamento e bem-estar.
Destaca-se ainda o fato de que a massagem é vista por muitos clientes como uma forma de cuidado pessoal contínuo, ou seja, as pessoas passam a frequentar as sessões rotineiramente, como se estivessem indo a uma academia.
Para maior compreensão acerca do tema, o empreendedor deverá cumprir os seguintes requisitos para a formulação e conhecimento de sua estratégia de negócios.
Dicas
Passo 1 ( Modelagem de negócios )
Saber quais serão os produtos, serviços e como divulgá-los.
Passo 2 ( Plano de negócios )
Realizar o cálculo da viabilidade do negócio: quanto investir para alcançar a lucratividade. Norteia o planejamento e auxilia na prevenção de riscos.
Passo 3 ( Criação da marca )
Definir a cara da empresa, o nome, a cor, o posicionamento.
Passo 4 ( Abertura da empresa )
Procurar por um especialista para auxiliar na parte trabalhista e tributária.
Passo 5 ( Escolha do ponto comercial )
Informar-se sobre o público da região, fluxo, potencial, imóvel, aluguel, acesso, mercado local e concorrência.
Passo 6 ( Adequação do espaço )
Elaborar projetos, orçar a obra, contratar um gerenciamento de obra, comprar móveis, comprar insumos e comprar equipamentos.
Passo 7 ( Contratação de profissionais )
Contratar massagistas e demais profissionais.
Passo 8 ( Treinamento )
Treinar a equipe de profissionais e ensinar todas as técnicas.
Passo 9 ( Definição do cardápio de produtos e serviços ))))
O que vai oferecer aos clientes.
Passo 10 ( Precificação )
Estabelecer os preços a serem praticados, tendo como base o plano de negócios e os custos fixos e variáveis.
Passo 11 ( Marketing )
Definir pra quem vender e como comunicar o que se está vendendo. Investir em redes sociais, construir marca forte, oferecer bom atendimento, fazer plano de marketing.
Passo 12 ( Gestão do dia a dia )
Administrar tudo para que os clientes tenham certeza de um excelente serviço. É importante atingir o break even (ponto de equilíbrio), receber de receita pelo menos o que se teve de custo no mês.