Ir para o conteúdo

Marcelo Leitner

Visitante
Feed RSS

Blog

Ninguém está seguindo este artigo ainda.

ENEM 2019: É hora de se inscrever! Saiba como aqui.

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 30 visualizações
Licenciado sob CC (by)

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) era, inicialmente, uma forma de avaliar a qualidade do ensino médio. Hoje em dia, ele se tornou a porta de entrada para uma faculdade particular para muita gente.

Por meio do ENEM, o aluno tem a oportunidade de conseguir uma bolsa de estudos do ProUni (Programa Universidade para Todos), um programa do Governo Federal que serve para disponibilizar bolsas de estudos que podem ser tanto parciais quanto integrais, nas faculdades particulares. E essas bolsas são destinadas para aquelas pessoas que ainda não possuem um diploma de ensino superior.

Quanto maior for a nota no ENEM, maiores são as chances de se conseguir uma uma bolsa de estudos pelo ProUni.

Como se Inscrever no ENEM

Segundo os sites Calendário Online e Página do Participante, as inscrições do ENEM 2019 poderão ser feitas do dia 06 de maio, uma segunda-feira, até a sexta-feira, dia 17 de maio de 2019.

Para se inscrever no ENEM 2019 é importante se atentar ao cronograma do ENEM 2019 divulgado pelo INEP, o candidato precisa pagar uma taxa no valor de R$ 85,00. De acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), essa taxa tem a finalidade de cobrir uma parte dos gastos com as provas.

Porém, quem não tiver condições de arcar com o valor da inscrição, pode solicitar a isenção. Uma grande parte dos participantes do Exame não possuem condições de arcar com os custos da inscrição.

A isenção pode ser solicita por alunos da rede pública, que estejam cursando o 3º ano do ensino médio; participantes do Encceja; os participantes que estejam inscritos no CadÚnico e aqueles enquadrados na Lei Federal nº 12.799/2013.

Para começar a inscrição, o participante precisa acessar o link https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ e preencher todas as informações necessárias. O primeiro passo é informar os dados pessoais; depois é preciso informar se o participante precisa de atendimento especial devido a problemas como cegueira, autismo, deficiência auditiva, dentre outros; ou para o caso de participante gestante, lactante ou idoso. O passo seguinte é a escolha da língua estrangeira e depois a escolaridade.

Preenchidos esses dados, é a hora do questionário socioeconômico, os dados para contato e a senha. Nesse momento, é gerado o boleto para o pagamento da taxa de inscrição.

Fontes

CALENDARIO ONLINE. Calendario Online de 2019. Disponível em: https://www.calendarioonline.com.br/calendario-2019/ Acesso em: 29 de abril de 2019.

ENEM INEP. Pagina do Participante. Disponível em: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ Acesso em: 29 de abril de 2019.

PROUNI. Programa Universidade para Todos. Disponível em: http://prouniportal.mec.gov.br/ Acesso em: 29 de abril de 2019.

Sobre o Autor

Olá, eu sou o Marcelo Leitner. Sou formado em Administração (Turma de 2004/1) pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Trabalho com diversas atividades e atualmente tenho me dedicado mais nas áreas de Educação e Conteúdo Web. Sou apaixonado por caligrafia, lettering, calendários, artesanato, DIY e um monte de outras coisas legais, como o jogo Bozó. Você esta convidado a me seguir no Instagram ou se conectar comigo no LinkedIn.