Ir para o conteúdo

Leda Jesuíno — Memória da Educação na Bahia — Noosfero UFBA

Comunidade

Memória da Educação na Bahia

ou

Tela cheia

Leda Jesuíno

23 de Novembro de 2017, 13:17 , por Bruno Gonsalves - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 17 vezes
leda
 

Leda Jesuíno

Nascida na cidade de Salvador-BA, em 1930 estudou no Colégio Americano, hoje denominado colégio dois de Julho, ainda em sua adolescência foi convidada por Irene Baker a dar seus primeiros passos em sua carreira como educadora. Leda graduou-se em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), a convite do diretor e seu antigo professor Isaías Alves, atuou no Departamento de Filosofia como professora de História da Filosofia e Metafísica.

Casou-se com o médico e professor da faculdade de medicina da UFBA Antônio Jesuíno dos Santos Netto, de onde veio à expiração para fazer sua segunda graduação em assistência social. A faculdade de Educação da UFBA foi criada no ano de 1968 e funcionava na antiga faculdade de Filosofia e Letras da UFBA, em Nazaré, Leda Jesuíno foi à primeira diretora da Faculdade de Educação tendo sua gestão até o ano 1975, na gestão do Reitor Lafayette Ponde, com muita luta da Professora Leda a FACED muda-se para seu prédio próprio no Campus do Canela onde permanece até os tempos atuais.

Com uma vasta experiência profissional Leda foi coordenadora das classes experimentais no Colégio da Bahia, Coordenadora Municipal do Mobral e do Projeto Campus Avançados da UFBA, também trabalhou como diretora do colégio de aplicação. Trabalhou no Hospital Santa Izabel e na direção do Instituto Social da Bahia, atuou no Conselho Estadual de Educação, foi Pró-reitora de ensino da UFBA. Atualmente é Presidente de honra da Academia Baiana de Educação, integra o Conselho de Curadores da Fundação dois de Julho, é escritora e poetisa.

Transcrição do depoimento (breve)

 


Assista o vídeo depoimento na íntegra

leda

Depoimento em Partes


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.