Ir para o conteúdo

My network

EXPOSIÇÃO DE FOTOS 8ª Série B: A MATEMÁTICA VIVA!

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 74 visualizações

Realizada por alunos do 9º Ano B - 2010 do SESI Candeias. Atividade solicitada pelo professor de Matemática Wilson Motta utilizando a metodologia Modelagem Matemática como estratégia de aprendizagem.

Objetivo: desenvolver a leitura, interpretação, investigação de conceitos matemáticos. Relacionando imagens do nosso cotidiano e enfatizando assim um olhar mais aguçado, critico, dinâmico para o aprendizado da ciência matemática levando o aluno para um olhar à uma matemática mais viva, conseqüentemente percebendo a real importância da ciência para a contribuição do nosso viver.

Nesta atividade os alunos foram à campo em busca de elementos, objetos, natureza etc em registro com maquinas fotográficas para o estudo das mesmas.

TEMA: O Cotidiano

 

Dsc04326

 

Foto: Laila Winne

 

 

 

Dsc04353

Foto: Carolina Cardoso

Relacionando a imagem com a Ciência Matemática observamos a flor existente com a quantidade de energia e vitaminas que ela recebe a cada dia como também a quantidade de petalas relacionada com o tempo, pois a mesma muda a cada periodo. Podemos analisar varias situações: Tamanho do caule com a quantidade de folhas que ele possa obter.

 

Dsc04333

Foto: Newmen Soares

 Nesta figura observo muito matemática seja nas medias como numa visão geometrica por exemplo retas, diagonais, curvas etc. Existem também varias relações de grandezas com a profundida das raizes tem relação com o tamanho da arvore.

 

Dsc04343

  Foto: Fabricia Santos

 A matemática pode está aonde agente menos espera. Nessa foto existe a função a relação de degraus com a quantidade de pessoas que podem subir nela. Na construção da mesma podemos ver também medidas dos materias, angulações, formas geometricas e outros.

 

Dsc04361

Foto: Laila Cruz

A matemática está tão presente no nosso cotidiano que não conseguimos nos separar dela. Tudo que fazemos é baseado na matemática. Ao desenvolver a matemática, o homem tem uma estratégia para resolucionar aquele problema, seja ele qual for. As formas geométricas, congruência e simetria, objetos que utilizam a metemática (relógio e dinheiro), tudo isso está sim presente em nossa vida. A álgebra, o cálculo [...]

[...] O que podemos relacionar a imagem acima?

- Podemos ver função, equação, geometria, soma, adição, multiplicação, divisão, subtração. Existem tanta matemática que acabamos entrando na própria matemática.

- 2 homens, 1 banco. Podemos fazer a relação de quantos homens cabem em um só banco. Quantos bancos são necessários para que caiba determinado número de homens. Quanto tempo foi gasto para a construção do banco, a melhor forma e estilo na criação do banco para o conforto do ser humano.

 

 

Dsc04373

Foto: Hérile Santos

Estava caminhando pela praça e avistei alguns pombos e então lembrei da aula de matemática que os pombos podiam representar uma relação de função, ou seja, uma relação entre grandezas. Imaginei o tamanho do pombo com a quantidade de penas que ele possui. Observei também que as suas cores possuem uma simetria entre elas e formas geometricas dentre outos aspectos matematicos.

 

Dsc04364

 Foto: Eric

Na Matemática em todos os lugares até mesmo num piso que foi colocado no chão. Para que fosse colocado em seu devido lugar o profissional, ou seja, o pedreiro necessitou formar ângulos para estabelecer o seu desiner. muitos calculos e medidas são executados com muita precisão.

 

 Dsc04387

 

 

 

 

 

 

 

Dsc04355

 

P9200256

 

Gari_eletricidade_021


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.