Semana Pedagógica - 04/02/2019 (Segunda-Feira)
Começamos a semana pedagogica com o acolhimento e boas vindas da Diretora Geral do Colégio, no qual foi explicado a conjuntura atual das modificações em relação ao contexto escolar, mátricula, turmas e direcionamento de professores. Após esse breve conteto, a Vice-Diretora prosseguiu com o direcionamento da Jornada pedagógica exibindo um vídeo de animação Day e Night.
A Jornada prosseguiu com a apresentação geral da semana pedagógica (Power Point) e logo após foi exibido um video institucional da SEC.
O primeiro dia da jornada foi bastante produtivo e buscou evidenciar as experiências do ano anterior com a mémoria de ações coletivas escolares de 2018, organização da composição da secretaria escolar, participação do representante dos estudantes no conselho de classe, importância do acolhimento dos alunos e melhorias para o ano de 2019.
Após um breve intervalo, foi dado ínicio a uma mesa de dialógo com o professor Ranan da UFBA, parceiro do Goés Calmon, que destacou a importância dessa parceria, sobretudo para UFBA, pois na visão do professor o Colégio é o lugar em que a Universidade pode por em prática, tudo aquilo que é debatido e contextualizado na teoria. Após a fala do professor Ranan, os Bolsisitas Lucas Passos e Carlos Coelho do Subprojeto de informática do PIBID deram ínicio a apresentação do projeto aos demais professores do Goés Calmon, explanando nossos objetivos gerais e especificos com o programa e destacando a interdisciplinaridade em que o PIBID está inserido e nos colocando à disposição para eventuais ações futuras em conjunto com as demais disciplinas. Ao final da apresentação, realizamos uma intervenção, com a utilização do Kahoot, para explicar como a ludicidade e os recursos técnologicos podem estar inseridos em sala de aula, ampliando o conhecimento e interesse do aluno.
Ao final da manhã da Jornada pedagógica a equipe gestora apresentou um painel sobre dados escolares: Aprovação, Reprovação e IDEB.
Semana Pedagógica - 08/02/2019 (Sexta-Feira)
Na sexta feira, último dia da jornada pedagógica no Colégio, as atividades foram realizadas apenas em um período, com todos professores do colégio dos 3 turnos. Nesse dia foi realizada uma dinâmica de grupo, separando os professores em 4 grupos para realizar uma análise swot do contexto escolar do colégio. Análise swot consiste em analisar um contexto ou ambiente, para definir um planejamento estratégico de uma empresa ou como nesse caso do ambiente escolar. Na dinâmica foram separados 4 grupos, cada um ficou encarregado de listar as caracteristicas do Colégio em relação a: Força, Fraqueza, Oportunidades e Ameaças.
Essa dinâmica foi importante para analisar o contexto escolar como um todo e ver a visão dos demais professores em relação ao ambiente escolar. Em paralelo a essa análise swot realizada pelos professores do Colégio, nós Bolsistas realizamos uma análise swot do contexto escolar do Colégio envolvendo o programa do PIBID, do qual fazemos parte.
Robótica Educacional - (Uso do Arduíno)
No projeto do Pibid de Informática buscamos trabalhar a robótica educacional, utilizando o arduíno, que é um componente eletrônico do qual podemos programar para realização de diversas atividades.
No evento do Transformaê, resolvemos utilizá-lo com a função de seguidor de linhas, no qual o robô contém um sensor detector de cores pelo qual é direcionado.
Com base nessa experiência, buscamos aprimorar os conhecimentos para por em prática o projeto de “Horta Inteligente”, de forma que serão utilizados recursos tecnológicos, no caso o arduíno, cujo principal função será promover a irrigação da horta utilizando o sensor de umidade.
Por se tratar de um projeto interdisciplinar, a Horta Inteligente busca atingir o principal objetivo do programa, pois se pretende desenvolver com ela a educação ambiental e educação alimentar com o uso da tecnologia. Esse é um projeto que está em fase de estudos, e pretende-se que seja executado no decorrer do ano letivo nas escolas que compõem o projeto multidisciplinar do PIBID, em conjunto com os cursos de ciências naturais e educação física da UFBA.