Ir para o conteúdo


 

Diário da Abelhuda - Luciana

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 23 visualizações

DIÁRIO DA ABELHUDA

ATIVIDADE 0

VALE

 

NÃO-VALE

 

 

 

 

 

 

Criar o vale no Vale usando seus contrapontos



ATIVIDADE 0: CONHECER A CRIANÇA - ADAPTAÇÃO E CONSTITUIÇÃO VÍNCULOS



ROTEIRO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

(EM REVISÃO)



Nome da Criança: 

Escola:

Série: 

 

Roteiro - PERguntas

Resposta da criança

  1. Qual o seu nome?

 

  1. Você sabe me dizer o seu nome completo?

 

  1. Quantos anos você tem?

 

  1. Você sabe o dia do seu aniversário?

 

  1. Sabe o ano em que você nasceu?

 

  1. O que você tem feito na quarentena?

 

  1. Você gosta de brincar? De que você costuma brincar?

 

  1. Você está com saudade da escola?

 

  1. O que você gostaria de encontrar na sua escola, quando voltar?

 

  1. O que você mais gosta de aprender na escola?

 

  1. Qual o seu grupo na escola? E o nome da sua Professora?

 

  1. Você gosta de ouvir histórias? Qual você mais gosta?        

 

  1. Você pode me contar essa história?

 

  1. Para que time você torce?

 

  1. Você gosta de ouvir música? Qual a sua preferida?

 

  1. Você pode cantar pra mim?

 

Você tem irmã ou irmão? Quantos anos eles têm?

 



ATIVIDADE 1

AVALIAÇÃO DIAGNÒSTICA PSICOGENÈTICA



NIVEL



DATA

PRÉ SILÀBICO

SILÁBICO (SVS)

SILÁBICO (CVS)

SILÁBICO

(ALFA)

ALFABÉTICO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Legenda: SVS = Silábico sem valor sonoro

CVS = Silábico com valor sonoro

ALFA = Silábico alfabético

Em Psicogênese da Língua Escrita, toda criança passa por quatro fases até chegar o processo de alfabetização:

  • Pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada;

  • Silábica: interpreta de sua maneira, atribuindo valor a cada sílaba;

  • Silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de cada sílaba;

  • Alfabética: domina o valor das letras e sílabas.

  • Silábico sem valor sonoro: a criança relaciona a escrita e a fala, para cada vez que pronunciar, uma sílaba, ela escreve uma letra, porém essa letra (grafema). EX: XLH (Cavalo).

  • Silábico com valor sonoro: usa letra para cada vez que pronuncia, mas desta vez faz relação com o fonema (som). EX: CVL, CVO, AAO ou AVL (cavalo).

  • Na hipótese silábica com valor sonoro, pode surgir a falha na alfabetização, a criança pode der:

  • Vocálica (iniciou a alfabetização a partir das vogais, EX: escreve AAO – ( cavalo) ou * Consonantal (iniciou a alfabetização a partir das consoantes, EX: CVL cavalo).






0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.