DIÁRIO DA ABELHUDA
ATIVIDADE 0
VALE
|
NÃO-VALE |
|
|
|
|
|
|
Criar o vale no Vale usando seus contrapontos
ATIVIDADE 0: CONHECER A CRIANÇA - ADAPTAÇÃO E CONSTITUIÇÃO VÍNCULOS
ROTEIRO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
(EM REVISÃO)
Nome da Criança:
Escola:
Série:
Roteiro - PERguntas |
Resposta da criança |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Você tem irmã ou irmão? Quantos anos eles têm? |
|
ATIVIDADE 1
AVALIAÇÃO DIAGNÒSTICA PSICOGENÈTICA
NIVEL DATA |
PRÉ SILÀBICO |
SILÁBICO (SVS) |
SILÁBICO (CVS) |
SILÁBICO (ALFA) |
ALFABÉTICO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Legenda: SVS = Silábico sem valor sonoro
CVS = Silábico com valor sonoro
ALFA = Silábico alfabético
Em Psicogênese da Língua Escrita, toda criança passa por quatro fases até chegar o processo de alfabetização:
-
Pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada;
-
Silábica: interpreta de sua maneira, atribuindo valor a cada sílaba;
-
Silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de cada sílaba;
-
Alfabética: domina o valor das letras e sílabas.
-
Silábico sem valor sonoro: a criança relaciona a escrita e a fala, para cada vez que pronunciar, uma sílaba, ela escreve uma letra, porém essa letra (grafema). EX: XLH (Cavalo).
-
Silábico com valor sonoro: usa letra para cada vez que pronuncia, mas desta vez faz relação com o fonema (som). EX: CVL, CVO, AAO ou AVL (cavalo).
-
Na hipótese silábica com valor sonoro, pode surgir a falha na alfabetização, a criança pode der:
-
Vocálica (iniciou a alfabetização a partir das vogais, EX: escreve AAO – ( cavalo) ou * Consonantal (iniciou a alfabetização a partir das consoantes, EX: CVL cavalo).