Ir para o conteúdo

Reações Químicas

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 37 visualizações

Reações químicas são fenômenos em que substâncias reagem entre si formando novas substâncias. As reações químicas são representadas através de "equações químicas". As reações podem ser dos seguintes tipos:

  • Reação de Síntese ou Adição: ocorre quando 2 ou mais substâncias reagem, produzindo uma única substância.

Exemplos:

2 H2 + O2 --> 2 H2O ou N2 + 3H2 --> 2 NH3

H2 + Cl2 → 2 HCl

  • Reação de Análise ou Decomposição: ocorre quando uma substância reagente produz 2 ou mais substâncias.

Exemplos:

2 H2O --> 2 H2 + O2

CaCO3 --> CaO2 + CO2

  • Reação de deslocamento ou simples-troca: ocorre quando uma substância simples reage com uma substância composta, produzindo uma nova substância simples e uma nova substância composta. A reação somente ocorre se a substância simples reagente for mais eletropositiva que o cátion ou mais eletronegativa que o ânion da substância composta:

Exemplos:

Na + AgCl --> NaCl + Ag

Cl2 + CaBr2 --> CaCl2 + Br2

  • Reação de dupla-troca: ocorre quando 2 substâncias compostas reagem, produzindo 2 novas substâncias compostas. A reação somente ocorre se um dos produtos for menos solúvel que os reagentes, mais fraco ou menos ionizado que os reagentes, ou mais volátil que os reagentes:

Exemplo: Pb(NO3)2 + 2KI --> 2KNO3 + PbI2

Obs: algumas substâncias se decompõem espontaneamente desprendendo gás, você conhece alguma? Você sabe qual é o tipo de reação que está acontecendo, quando isto se dá?

 

Veja o objeto de aprendizagem Balanceando a equação para treinar o
balanceamento de reações químicas em http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_balanceando.htm

 

Dentro das Leis – Química

Lá em http://www.proativa.virtual.ufc.br/objetos_aprendizagem/dentrodalei/DentroDasLeis.html existe uma aula desenvolvida em flash que ensina o usuário algumas leis da química (Lei de Lavoisier, Lei de Proust e Lei de Dalton). Apresenta os conceitos e as atividades. A interface é bem simplificada, interativa e possibilita que o usuário volte para reler o conteúdo. Para cada conceito ensinado, existe uma atividade.

 

 


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.