Ir para o conteúdo

Sobre

Perfil de divulgação das atividades acadêmicas da Profª Rosa Alencar Santana de Almeida (CV Lattes).

Contato: rosaalencar@ufrb.edu.br 

Acesse ACQUAINDEX para saber mais sobre as colaborações na temática de Índices de Qualidade de Água (IQA).

 

Artigo arquivado! É somente leitura

Conceitos

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 4 visualizações <b>(Não mais contabilizado)</b>
Licenciado sob Free Art

Índices são formulações matemáticas agregadoras de parâmetros que resumem um grande volume de informações através de um número, permitindo uma leitura fácil ao público não técnico. Os índices de qualidade de água (IQAś) são ferramentas que procuram convergir em um número as características de uma determinada amostra de água, representando uma síntese das concentrações de todas as substâncias contidas na porção coletada. Não obstante, são ferramentas complementares, que por si só não abrangem a avaliação total do compartimento hídrico, devendo ser associadas a outros mecanismos de análise.

Os índices têm sido amplamente utilizados por instituições internacionais e também no Brasil. A elaboração dos primeiros índices de qualidade de água remonta à segunda metade do século XX (exemplos: Horton's Index, 1965; NSF WQI – Brown, 1970; Deininger,1971; DWQI - Dinius,1972; IQA – CETESB - 1975, 2004). As primeiras formulações  acompanhavam a desatenção com a deterioração ambiental e não incorporavam a presença de substâncias químicas associadas a atividades humanas, estas responsáveis pela alteração da qualidade natural das águas. Na primeira década do século XXI, surgiram iniciativas para complementação dos índices, levando em conta os impactos das atividades humanas, como por exemplo: o SEQ ESO - Cadilhac e Albinet, 2003; o IQASB - Almeida, 2007 e o IPAS – CETESB - 2009, 2011, além do e-IQUAS – Almeida, 2012, voltados ao compartimento subterrâneo, e o ISTO – CETESB - 2002, 2004 destinado às águas superficiais. 

Um levantamento de alguns dos índices de qualidade de água, disponibilizados na rede mundial, sugere que estas iniciativas têm se multiplicado e que novas formulações têm sido elaboradas para atender aos propósitos de qualidade da água requerida aos diversos usos.

Um exemplo é a iniciativa de desenvolvimento de um índice global de qualidade de água (GDWQI), por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente: GEMS/ Water (PNUMA) 

E outras iniciativas que podem ser acessadas nos links:

Water Research Center 

CCME Water Quality Index (WQI)

QUALIGRAF


0 sem comentários ainda

Rosa Alencar Santana de Almeida

e-IQUAS

ÍNDICE DE QUALIDADE DE USO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA (E-IQUAS): UMA PROPOSTA DE MODELAGEM NUMÉRICA FLEXÍVEL PARA USO EM PORTAL DE SOFTWARE PÚBLICO