Ir para o conteúdo

Sais e Óxidos

- -

Minha rede

Procure

Óxido Nitroso

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 19 visualizações

Que o óxido nitroso foi descoberto em 1772 pelo clérigo inglês Joseph Priestley, e foi utilizado juntamente com outros gases inalatórios na tentativa de cura de doenças, pois naquela época já se percebia sua capacidade de analgesia e sedação? Estudos recentes demonstram a ampla utilização do  N2O aliado a outros agentes inalatórios provando sua eficácia analgésica e sedatória nas condutas médicas e odontológicas.

Ele também já era conhecido como gás hilariante ou gás do riso, pela capacidade que possui de provocar contrações musculares involuntárias na face das pessoas, dando a impressão de que elas estão rindo.

O óxido nitroso é um gás incolor, composto de duas partes de nitrogênio e uma de oxigênio, cuja fómula química é N2O.

Mas uma nova notícia sobre esse gás está longe de provocar bom humor. Em pesquisa recente feita por cientistas americanos, o óxido nitroso se tornou, entre todas as substâncias emitidas por atividades humanas, a que mais danos provoca na camada de ozônio. Ele também provoca o efeito estufa.

O Óxido Nitroso é sempre usado na forma gasosa e normalmente manuseado na forma líquida em cilindros de alta pressão ou tanques criogênicos, porém vaporiza facilmente a baixas pressões.

 


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.