Nos estudos anteriores já vimos sobre fontes de geração de energia elétrica. Conhecemos diferentes formas de produção de energia elétrica; classificamos os recursos utilizados para produzi-la em fontes renováveis e não renováveis; discutimos sobre a necessidade de usar a energia elétrica de maneira consciente e sustentável.
Veja o que o dicionário Priberam diz sobre:
in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,
http://www.priberam.pt/dlpo/eletricidade [consultado em 04-04-2014].
Já o dicionário Aurélio diz que eletricidade é a designação comum aos fenômenos em que estão envolvidas cargas elétrica em repouso ou em movimento.
E os livros de ciências e de física dizem que eletricidade é a parte da física que estuda a interação entre cargas elétricas.
Agora veja o vídeo com atenção pois ele traz várias informações interessantes!
KIKA em De onde vem a Energia Elétrica
Trabalhando com o vídeo " De Onde vem a Energia Elétrica"
A partir do vídeo responda:
1- o que são usinas hidrelétricas? Como elas funcionam?
2- O que é um dínamo?
3- Quem foi Benjamin Franklin? O que ele descobriu?
4- Por que é importante economizar agua? Cite três exemplos.
5- Cite exemplos do uso consciente da energia elétrica.
Então, a eletricidade sempre existiu desde o início do mundo, mesmo antes do homem existir, mas levou muito tempo até o homem aprender a dominar e a usar a eletricidade e a energia elétrica presentes na natureza para ajudá-lo em seus processos da vida cotidiana.
Atualmente o nosso dia a dia está dependente da utlização de recursos tecnológicos, eles foram criados para tornar a nossa vida mais fácil, não é? E a maioria deles depende de eletricidade para funcionar e a demanda por mais energia só faz crescer.
Você é capaz de elaborar uma lista com 06 recursos tecnológicos que usamos no nosso dia a dia e que não dependem de eletricidade para funcionar? Depois converse com alguns colegas e veja o que eles conseguiram listar.
E quais os impactos que os conhecimentos sobre eletricidade trouxeram ao equilíbrio ambiental do planeta em que vivemos?
A energia elétrica é proveniente das forças do vento, da água, da queima do gás natural e do óleo, e dos raios solares. No Brasil, aproximadamente 95% da energia elétrica é produzida nas usinas hidrelétricas.
A energia elétrica é extremamente indispensável para a sociedade, pois através da energia podemos fazer atividades simples como navegar na internet ou assistir televisão, tudo isso possível por que a energia elétrica chega até a nossa casa. Além do mais, a energia é importante para o funcionamento de hospitais, das escolas, dos shoppings, e bancos. A energia elétrica proporcionou o aumento da produção industrial, a geração de novas tecnologias e a criação de novos empregos.
Você já imaginou viver sem energia elétrica?
Nos dias atuais viver sem energia elétrica acarretaria vários transtornos no âmbito: econômico, da saúde, segurança e político. Contudo é importante refletirmos sobre os nossos hábitos diários sobre consumo de energia, algumas atitudes de consumo racional podem fazer toda a diferença, como desligar a lâmpada apos sair do ambiente, desligar o televisor caso não esteja sendo assistido, durante o dia evitar acender lâmpadas utilizando assim a iluminação natural do sol.
Produção de energia elétrica por fontes renováveis e não renováveis
Energia renovável é oriunda de fontes naturais, que se renovam continuamente na natureza, sendo por isso inesgotável, como exemplo podemos citar: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), energia das ondas, biomassa, energia geotérmica (calor da terra).
Já a energia não renovável é um recurso natural presente na natureza de forma esgotável, possui uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso não haja um consumo racional. Como exemplos temos: combustíveis fósseis, gás natural, carvão mineral, combustíveis nucleares (urânio).
Assista ao vídeo da TV Escola sobre Energias Renováveis e Não Renováveis, exibido na 5° Semana do Meio Ambiente
No século XIX, os cientistas começaram a tornar útil um novo tipo de energia: a energia elétrica, que veio para mudar definitivamente a vida das pessoas. E, em meados do século XX, foi descoberta a energia nuclear, ainda muito questionada pelos elevados riscos ao meio ambiente e ao próprio homem.
O homem busca e sempre buscou novas fontes de energia, fato que foi agravado quando se percebeu que as reservas de combustíveis fósseis são limitadas e que algumas das fontes de energia poluem seriamente nosso planeta. Hoje, muita importância é dada à energia renovável, obtida de fontes naturais capazes de se regenerar e, portanto, inesgotáveis.
E não esqueça, SE você TIVER DÚVIDAS poderá trocar ideias conosco, BASTA MANDAR UMA MENSAGEM LÁ EM Dúvidas
E você também pode FAZER SUGESTÕES clicando no botão Enviar um Comentário
REFERÊNCIAS:
1- NONATO, Daniela et al. CULTIVO DE BIOMASSA COMO FONTE RENOVÁVEL. Revista Expressão, n. 01, p. 20 Páginas, 2011.
2- AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA (ANEEL). Disponível em:<http://www.aneel.gov.br/biblioteca/index.cfm>. Acesso em: 20/03/2014.
3- AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA (AIE). Disponível em: <https://www.iea-coal.org.uk/site/2010/home >. Acesso em: 20/03/ 2014.