Ir para o conteúdo

Minha Rede

EXPERIMENTE é legal!

Sobre hidrelétricas

Será que  desenvolvimento é fazer grandes obras?  Assista a entrevista com a socióloga e professora da PUC-SP Marijane Lisboa sobre os impactos das hidrelétricas no Brasil. 

 

 

Para saber mais a respeito das usinas hidrelétricas e quais os impactos sociais e ambientais, navegue pelos links abaixo:

ANEEL

 Agência Nacional de Energia Eletrica (ANEEL) foi criada em 1996, sendo responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de energia elétrica em todas as suas etapas. Vale a pena conhecer a ANEEL.  Clique na imagem abaixo e confira as cartilhas da ANEEL:      

 

Você sabe o que é corrente elétrica ?

A corrente elétrica é definida como um fluxo de elétrons por unidade de tempo dentro de um condutor.  Clique e confira!

 

Corrente

Imagem retirada do https://bit.ly/2B1oPVK  do site NetFisica que possui material muito bom para o Ensino Medio.

Sobre Eletricidade

Ninguém está seguindo este artigo ainda. 167 visualizações

Nos estudos anteriores já vimos sobre fontes de geração de energia elétrica. Conhecemos diferentes formas de produção de energia elétrica; classificamos os recursos utilizados para produzi-la em fontes renováveis e não renováveis; discutimos sobre a necessidade de usar a energia elétrica de maneira consciente e sustentável.

 Veja o que o dicionário Priberam diz sobre:

 


in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,

 http://www.priberam.pt/dlpo/eletricidade [consultado em 04-04-2014].

  

Já o dicionário Aurélio diz que eletricidade é a designação comum aos fenômenos em que estão envolvidas cargas elétrica em repouso ou em movimento.  

E os livros de ciências e de física dizem que eletricidade é a parte da física que estuda a interação entre cargas elétricas.

Agora veja o vídeo com atenção pois ele traz várias informações interessantes!

 

KIKA em De onde vem a Energia Elétrica

 

 

Trabalhando com o vídeo " De  Onde vem a Energia Elétrica"

A partir  do vídeo responda:

1- o que são usinas hidrelétricas? Como elas funcionam?

2- O que é um dínamo?

3- Quem foi Benjamin Franklin? O que ele descobriu?

4-  Por que é importante economizar agua? Cite três exemplos.

5- Cite exemplos do uso consciente da energia elétrica.

 

Então, a eletricidade sempre existiu desde o início do mundo, mesmo antes do homem existir, mas levou muito tempo até o homem aprender a dominar e a usar a eletricidade e a energia elétrica presentes na natureza para ajudá-lo em seus processos da vida cotidiana.

 

Atualmente o nosso dia a dia está dependente da utlização de recursos tecnológicos, eles foram criados para tornar a nossa vida mais fácil, não é? E a maioria deles depende de eletricidade para funcionar e a demanda por mais energia só faz crescer.

Você é capaz de elaborar uma lista com 06 recursos tecnológicos que usamos no nosso dia a dia e que não dependem de eletricidade para funcionar? Depois converse com alguns colegas e veja o que eles conseguiram listar.

E quais os impactos que os conhecimentos sobre eletricidade trouxeram ao equilíbrio ambiental do planeta em que vivemos? 

 

A energia elétrica é proveniente das forças do vento, da água, da queima do gás natural e do óleo, e dos raios solares. No Brasil, aproximadamente 95% da energia elétrica é produzida nas usinas hidrelétricas.

A energia elétrica é extremamente indispensável para a sociedade, pois através da energia podemos fazer atividades simples como navegar na internet ou assistir televisão, tudo isso possível por que a energia elétrica chega até a nossa casa. Além do mais, a energia é importante para o funcionamento de hospitais, das escolas, dos shoppings, e bancos. A energia elétrica proporcionou o aumento da produção industrial, a geração de novas tecnologias e a criação de novos empregos.

Você já imaginou viver sem energia elétrica?

Nos dias atuais viver sem energia elétrica acarretaria vários transtornos no âmbito: econômico, da saúde, segurança e político. Contudo é importante refletirmos sobre os nossos hábitos diários sobre consumo de energia, algumas atitudes de consumo racional podem fazer toda a diferença, como desligar a lâmpada apos sair do ambiente, desligar o televisor caso não esteja sendo assistido, durante o dia evitar acender lâmpadas utilizando assim a iluminação natural do sol.

 

Produção de energia elétrica por fontes renováveis e não renováveis

Energia renovável é oriunda de fontes naturais, que se renovam continuamente na natureza, sendo por isso inesgotável, como exemplo podemos citar: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), energia das ondas, biomassa, energia geotérmica (calor da terra).

 Já a energia não renovável é um recurso natural presente na natureza de forma esgotável, possui uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso não haja um consumo racional. Como exemplos temos: combustíveis fósseis, gás natural, carvão mineral, combustíveis nucleares (urânio).

 

Assista ao vídeo da TV Escola sobre Energias Renováveis e Não Renováveis, exibido na 5° Semana do Meio Ambiente

 

 

   No século XIX, os cientistas começaram a tornar útil um novo tipo de energia: a energia elétrica, que veio para mudar definitivamente a vida das pessoas. E, em meados do século XX, foi descoberta a energia nuclear, ainda muito questionada pelos elevados riscos ao meio ambiente e ao próprio homem.

   O homem busca e sempre buscou novas fontes de energia, fato que foi agravado quando se percebeu que as reservas de combustíveis fósseis são limitadas e que algumas das fontes de energia poluem seriamente nosso planeta. Hoje, muita importância é dada à energia renovável, obtida de fontes naturais capazes de se regenerar e, portanto, inesgotáveis. 

E não esqueça, SE você TIVER DÚVIDAS poderá trocar ideias conosco, BASTA  MANDAR UMA MENSAGEM LÁ EM   Dúvidas

 

E você também pode FAZER SUGESTÕES clicando no botão Enviar um Comentário

  

 REFERÊNCIAS:

1- NONATO, Daniela et al. CULTIVO DE BIOMASSA COMO FONTE RENOVÁVEL. Revista Expressão, n. 01, p. 20 Páginas, 2011.

2- AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA (ANEEL). Disponível em:<http://www.aneel.gov.br/biblioteca/index.cfm>. Acesso em: 20/03/2014.

3- AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA (AIE). Disponível em: <https://www.iea-coal.org.uk/site/2010/home >. Acesso em: 20/03/ 2014.


Container

Ver esse defeito

Vcsabia

Vcsabia1

VEJA A ATIVIDADE ...

VEJA MAIS EM ...

VEJA os simuladores

Tente utilizar os simuladores abaixo e veja como vc pode eonomizar energia em sua residencia:

 Simulador de Consumo de Energia Elétrica

 

 

Belo Monte

 A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte encontra-se a todo vapor, já com 45 % das obras construídas. Mesmo depois de diversos questionamentos sobre os impactos socioambientais  que a construção da usina acarretaria.  Atualmente,  O projeto hidréletrico de  Belo Monte  faz parte da maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC) do governo federal. Caso queira saber mais sobre a polêmica Construção  da Usina de Belo Monte clique aqui em um dos links abaixo ou pesquise mais pela internet!

 

Veja também o Documentário - Povos do Xingu contra a construção de Belo Monte produzido pela Greenpeace.

Educação Ambiental..

Você sabia que grande parte do nosso lixo pode ser reaproveitado, reduzido ou reciclado? 

A coleta seletiva é o ato de separar e coletar materiais já usados, mas que são recicláveis (papel, plástico, metal e vidro), para que não sejam descartados como lixo, possibilitando assim sua comercialização e transformação em novos produtos através de um processo de reciclagem artesanal ou industrial.

Deposite seu resíduos em  locais apropriados. Comece a observar o que você joga fora todos os dias.

Agora veja algumas cartilhas interessantes:

Agora observe que Educacao Ambiental não cuida apenas  de reciclagem de lixo, não é? Ela deve cuidar de ...

Note que o Brasil possui um Ministério do Meio Ambiente e lá no site do Ministério está dito assim:

"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade." 

 
Assim, ao se construir uma hidrelétrica por exemplo, deve-se pensar no impacto que essa construcao vai causar a esse meio ambiente que é bem comum de todo um povo, certo?