Os geômetras vêm estudando os sólidos geométricos por milhares de anos, e certamente os primeiros sólidos estudados foram os que hoje chamamos Sólidos de Platão. Se você for lá no endereço https://en.wikipedia.org/wiki/Platonic_solid vai encontrar a relação deles e uma animação para cada um e então poderá examiná-los detalhadamente. No estudo da geometria, tanto no ensino fundamental como no ensino médio, os alunos possuem dificuldade de entender os conceitos e aplicações, mas essas dificuldades podem ser superadas se utilizarmos modelos concretos, além de estratégias de aprendizagem que relacionem os conceitos à nossa vida cotidiana. Que tal tentar?
Então veja os seguintes vídeos que dão boas ideias do porquê e para que se deve estudar geometria e as formas geométricas:
• Formas Geométricas em http://www.youtube.com/watch?v=kkCjqvCb7GM.
• Diálogo Geométrico em https://www.youtube.com/watch?v=L5sRH8NhQfU&t=12s esse é muito bom!
• Lá em https://bit.ly/2FFdIVD (site Domínio Público vídeo me003571.wmv) tem uma conversa entre professores sobre as formas geométricas que vale a pena ver!
Como a internet, em muitos sítios brasileiros e portugueses, e os livros didáticos apresentam muito bem os principais conceitos sobre os sólidos geométricos, ao invés de repeti-los aqui, sugerimos que você navegue pelos endereços abaixo e tente entender esses principais conceitos:
https://brasilescola.uol.com.br/matematica/solidos-geometricos.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/solidos-geometricos.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/planificacao-solidos-geometricos.htm
Então, depois de ter estudado os conteúdos sugeridos acima, você deve ter percebido que os principais itens de conhecimento que deve aprender sobre os sólidos geométricos são:
- entender e saber definir os conceitos;
- saber os nomes dos diversos sólidos geométricos, dos poliedros e como eles podem ser classificados;
- como planificar os sólidos e consequentemente como calcular as áreas de suas superfícies;
- como calcular os volumes desses sólidos;
- aprender e usar a fórmula de Euler.
Além disso, também é necessário fazer muitos exercícios para adquirir prática.
Existem na escola modelos concretos? Se não existem, que tal construir alguns? Essa pode ser uma boa aula prática.
Então, a construção dos modelos concretos pode começar pelos sólidos de Platão, que tal?
Para isso, veja o vídeo intitulado "Mão na Forma: Os sólidos de Platão" que está em http://www.dominiopublico.gov.br/ , e fala sobre os sólidos de Platão, ele é muito bom!
Pode-se também experimentar o software Kig (http://edu.kde.org/kig), que é um software livre do projeto KDE que manipula figuras geométricas com facilidade e realiza cálculos sobre elas (área e perímetro, por exemplo).
O KGeo também é bastante popular, é um software que está incluído no pacote KdeEdu.
O artigo ESTUDANDO POLIEDROS COM AUXÍLIO DE SOFTWARE EDUCACIONAL de professores do CEFET-Campos sugere o software Poly para estudar os sólidos, o que traz um grande ganho na aprendizagem.
Sugerimos que seja feita uma busca com a frase "software estudar poliedros" e se escolha imagens, para ver a diversidade de materiais legais disponiveis a respeito.
O vídeo da série Salto para o Futuro intitulado GEOMETRIA SIGNIFICATIVA oferece dicas interessantes para o professor, acho que vale a pena ver, ele está em http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me001159.wmv
ALGUMAS REFERÊNCIAS INTERESSANTES SÃO:
- http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2002/icm205/
- http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm43/sol_plat.htm
- http://nlvm.usu.edu/en/nav/vlibrary.html aqui tem muita coisa legal! PRECISA DE JAVA
- https://www.mattimath.com/
- http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm21/