Ir para o conteúdo

TABELA PERIÓDICA

- -

Você sabia?

Comunidade internacional quer batizar novos elementos químicos

Altamente radioativos, elementos de número atômico 114 e 116 só podem ser forjados em laboratório - e só duram milésimos de segundo.

Clique aqui para saber mais

Vc sabe o que são...

ISÓTOPOS?

são espécies do mesmo elemento químico, que apresentam o mesmo número atómico (isto é, o mesmo número de prótons e de elétrons), mas diferentes números de massa. Isto é, diferem apenas no número de neutrons.

Clique aqui e aprenda mais.

 

 

 

TENTE ESTE ...

 

Jogo da memória

 

Que tal relembrar os elementos da tabela periódica em um jogo da memória? Preste atenção nas cartas viradas e associe os elementos químicos aos seus  correspondentes. Para jogar, basta clicar na imagem.

 

 

Tabela Periódica

3 3 comentários Ninguém está seguindo este artigo ainda. 2669 visualizações

Durante muito tempo os químicos estudaram os compostos e elementos químicos no sentido de descobrir suas propriedades e características. À medida que os elementos químicos iam sendo descobertos, caracterizados e identificados, notava-se que alguns possuiam propriedades semelhantes, e  podia-se observar também que uma repetição periódica de certas propriedades específicas aconteciam, como por exemplo: a densidade, o ponto de fusão, o raio e o volume do átomo.

 Muitas foram as tentativas de classificação de alguma maneira de acordo com as propriedades comuns. Naquele tempo ainda não existia o conceito de número atômico. Vc acha q foi fácil perceber as interrelações existentes entre os elementos de modo a organizá-los em um tabela facilitada com a que temos hoje? Então leia um pouco da história em http://bit.ly/JSy9qP.

 Lá em https://www.explicatorium.com/evolucao-tabela.php tem uma história resumida muito boa.

O primeiro a conseguir classificar em uma tabela foi o russo DMITRI MENDELEIEV  em 1869, ele recebeu o premio Nobel em 1906 por ter conseguido apresentar a primeira tabela periódica. A tabela de Mendeleiev foi organizada de acordo com a massa atômica dos elementos. 

De lá pra cá, a tabela de Mendeleiev foi moficada algumas vezes na medida em que se obteve maior conhecimento sobre os elementos. Além do que também vários elementos foram acrescentados, pois naquela época ainda eram desconhecidos. Somente em 1914 é que Henry Moseley definiu e pôde determinar com precisão o número atômico dos elementos, e assim  a disposição dos elementos na tabela periódica ficou com um parâmetro mais adequado, que persiste até hoje.

 Veja mais no vídeo abaixo:

 

Assim, a Tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. Os elementos estão organizados em ordem crescente dos números atômicos.  

 Ela é muito útil para se prever as características e tendências dos átomos. Permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas deles formadas, ou entender porque certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes etc. Permite prever propriedades como eletronegatividade, raio iônico, energia de ionização, etc.. 

Sua forma clássica, tradicional, é a bidimensional. Há, porém, várias outras formas propostas, com topologia tridimensional e formatos diversos. Veja um pouco mais:

 

 

Estrutura da Tabela Periódica

A tabela periódica relaciona os elementos em linhas chamadas períodos e colunas chamadas grupos ou famílias, em ordem crescente de seus números atômicos.

Aqui  neste endereço tem VÁRIAS TABELAS e cada uma delas explica algumas características da tabela periódica atual.

 

Períodos

Os elementos de um mesmo período têm o mesmo número de camadas eletrónicas, que corresponde ao número do período. Existem sete períodos, cada um correspondendo a uma das camadas eletrónicas da eletrosfera ou nuvem-electrónica.

 Uma boa tabela para imprimir e estudar, retirada de http://www.clickescolar.com.br/wp-content/uploads/2010/03/tabela-periodica.png .

 A tabela apresentada em http://www.qmc.ufsc.br/~marcos/tabela.swf também é interessante.

Os períodos são:

  • (1º) Camada K - com no máximo 2 elétrons;
  • (2º) Camada L - com no máximo 8 elétrons;
  • (3º) Camada M - com no máximo 18 elétrons;
  • (4º) Camada N - com no máximo 32 elétrons;
  • (5º) Camada O - com no máximo 32 elétrons;
  • (6º) Camada P - com no máximo 18 elétrons;
  • (7º) Camada Q - com no máximo 2 elétrons (aqui ainda existem discussões).

Aprofunde mais seus conhecimentos pra ver os subníveis de energia dos elétrons nas diversas camadas e o Diagrama de Linus Pauling

Grupos

Antigamente, chamavam-se "famílias". Os elementos do mesmo grupo têm o mesmo número de elétrons na camada de valência (camada mais externa). Assim, os elementos do mesmo grupo possuem comportamento químico semelhante. Existem 18 grupos sendo que o elemento químico hidrogênio é o único que não se enquadra em nenhuma família e está localizado em sua posição apenas por ter número atômico igual a 1, isto é, como tem apenas um elétron na última camada, foi colocado no Grupo 1, mesmo sem ser um metal.

 Classificações dos Elementos

Dentro da tabela os elementos químicos também podem ser classificados em conjuntos, chamados de séries químicas, de acordo com sua configuração eletrônica:

  • Elementos representativos: pertencentes aos grupos 1, 2 e dos grupos de 13 a 17.
  • Elementos (ou metais) de transição: pertencentes aos grupos de 3 a 12.
  • Elementos (ou metais) de transição interna: pertencentes às séries dos lantanídeos e dos actinídeos.
  • Gases nobres: pertencentes ao grupo 18.


Além disso, podem ser classificados de acordo com suas propriedades físicas nos grupos a seguir:

  • Metais;
  • Semimetais ou metalóides (termo não mais usado pela IUPAC: os elementos desse grupo distribuíram-se entre os metais e os ametais);
  • Ametais (ou não-metais);
  • Gases nobres.

TABELA adaptada do site http://www.explicatorium.com/Tabela-periodica.php

 O objetivo do estudo da tabela periódíca é  conhecer a características mais marcantes dos elementos químicos para podermos utilizá-los da melhor maneira de modo a não nos trazer prejuízos. Então imprima uma tabela e estude-a detalhadamente.

Depois, procure nas referências fornecidas saber mais sobre os elementos químicos. Lá no seu livro didático devem estar bem explicadas as principais características dos mais conhecidos elementos químicos. E aí vá pesquisar mais!

ESTES LINKS SÃO MUITO LEGAIS, cada um apresenta características diferentes, com mais ou menos informações, mais ou menos propriedades dos elementos, etc:

 Não esqueça de ver Atividades e Curiosidades a respeito do tema.

  

Observe também que existem SOFTWARES LIVRES que podem ser baixados  em http://downloads.linuxeducacional.com/categoria/educativos/


 Gperiodic é uma aplicativo que traz uma Tabela Periódica.

 

Kalzium: Tabela Periódica

Kalzium é um software educacional que consiste em uma Tabela periódica digital.

 

REFERÊNCIAS: além dos sites diretamente referenciados, foram utilizadas informações dos livros didáticos abaixo:

1. CIÊNCIAS - FÍSICA E QUÍMICA de Carlos Barros e Wilson Roberto Paulino, Ed. Ática, 2006.

2. CIÊNCIAS - matéria e energia de Fernando Gewandsznajder, Ed. Ática, 2008.

 

 

 


3 3 comentários

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Ordenar por

TENTE ESTE ...

Neste jogo você terá de adivinhar qual é o elemento químico relacionado com cada quadra, selecionando o elemento correto. Se errar, aplica-se uma penalização temporal. Presta atenção à contagem parcial que aparece entre as adivinhações. Ganha quem conseguir o menor tempo no final. 

Vale a pena tentar! Clique na imagem para jogar!

UM DESAFIO ...

E agora quem é capaz de construir um jogo que ajude a aprender características de alguns elementos químicos? Uma possibilidade seria montar um BINGO   como o sugerido em:

Será??

Era uma vez... 
Um planeta vermelho chamado Marte, que em um passado bem distante... possuía água!
É isso mesmo! Os novos dados da NASA indicam que possa ter existido água em Marte há muito tempo atrás!

Em uma amostra do solo marciano analisada quimicamente, foram encontrados 90% de silício. De acordo com os cientistas, para que haja essa enorme quantidade de silício é preciso que exista água.

Para saber mais clique aqui.