Ir para o conteúdo

Como identificar uma Fake News

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 305 visualizações

Imagemfakenews2

Você sabe o que é uma fake news?

A tradução desse termo significa "notícia falsa" e sua atribuição refere-se à propagação de notícias falsas ou imprecisas, boatos e, em geral, conteúdos enganosos.

Com a popularização da internet, das redes sociais e dos aplicativos de mensagens instantâneas, as informações tornam-se virais em questão de segundos. Os veículos de comunicação e os usuários tendem a seguir algum tipo de direcionamento político, cultural, religioso, social ou econômico, afinal, sabemos que todo texto tem uma intencionalidade. Sendo assim, alguns usuários e veículos mal intencionados têm o propósito de excluir, adulterar ou ocultar as informações, adotando a estratégia da propagação das fake news para distorcer a realidade, a fim de favorecer determinados segmentos.

As fake news costumam apresentar manchetes sensasionalistas, muitas vezes empregadas para atrair e convencer o usuário à clicar e compartilhar esse conteúdo, independentemente da sua veracidade. Informações falsas, ao serem repetidas constantemente, podem ser interpretadas como verídicas pelo público, causando danos a instituições, violando a democracia, prejudicando reputações e reforçando preconceitos e intolerância.

O impacto causado pelas fake news

Notícias falsas estão sendo apontadas pelo Ministério da Saúde como um dos motivos da queda de números relacionados à imunização no Brasil. Em 2018, por exemplo, a circulação de fake news, em tom alarmante e de denúncia, influenciou na vacinação contra a febre amarela (leia mais). Nas redes sociais foram compartilhadas informações, sem nenhum embasamento científico, de que a dose integral da vacina seria perigosa. Para desmentir esse e outros boatos, o Ministério da Saúde criou um site para analisar as notícias falsas.

Veja o vídeo da campanha do Ministério da Saúde contra as fake news:

 
Clique para conhecer outros casos:
 
 

 
Elpaistrump


 

 

NewsREC: Avalie a sua interação com as notícias:

O experimento do doutorando em computação da UFRGS, Gabriel Machado Lunardi, trabalha com algoritmos de diversificação de recomendações de notícias e como esses algoritmos criam bolhas de filtro e auxiliam a disseminar fake news.

As bolhas de filtro são criadas por um algoritmo de recomendação quando são mostrados mais conteúdos que gostaríamos de ver, tendendo sempre a mostrar notícias similares às consumidas no passado, limitando a apresentação de outros conteúdos que também poderiam ser de interesse do usuário. Uma das consequências disso é a criação de um ambiente propício para a propagação de fake news.

Durante o experimento será exibido um feed de notícias que apresentará notícias (falsas e verdadeiras) sobre as Eleições de 2018 para que você interaja, ou não, com um "Gostei" ou "Não gostei" (lendo o conteúdo ou ignorando os que você não tem interesse). Ao final você receberá as estatísticas referentes às suas interações com as notícias, assim como a estatística geral dos outros usuários que participaram. Acesse o site do experimento para obter mais informações e participar:

Experimento bolhas de filtro, recomendação de notícias e fake news

Como evitar?

A apuração incompleta das mensagens e informações recebidas costumam ocasionar no compartilhamento de inverdades, trazendo graves consequências. Antes de compartilhar uma informação, assegure-se de que tenha fontes seguras. Existem alguns sites que fazem a verificação de notícias: Aos Fatos, Agência Lupa, E-farsas, Boatos.org, Truco, Fato ou Fake. É imprescindível o esforço contínuo e coletivo de análise das informações e checagem dos dados que são divulgados nos meios de comunicação.

Clique aqui para acessar a playlist "Como sobreviver nas redes sociais" do canal DW Brasil no YouTube

Elaboramos um diagrama com cinco passos para identificar uma notícia falsa:

ImagemfakenewsClique aqui para baixar a imagem

 


 

Ei, Professor!

Você sabia que na internet estão disponíveis planos de aula, conteúdos e atividades para ajudar o letramento informacional em sala de aula? Clique para saber mais:

Jogo gratuito transforma alunos de ensino médio em checadores

Aos Fatos | Manuais

 


 

BÔNUS: Jogos

Conheça alguns jogos que te ajudarão a entender mais sobre fake news!

Caô Digital Cao digital banner

Bad News (em inglês) Clique para saber mais sobre o jogo

Badnews2

Você tem alguma sugestão para esse artigo? Algum relato importante? Escreva nos comentários!

 

Amarelo

 

 


0 sem comentários ainda

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.