Entenda como funciona basicamente a Redação do Enem!

0 sem comentários ainda Ninguém está seguindo este artigo ainda. 24 visualizações

O ENEM tem a sua prova elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) e busca testar a capacidade e o conhecimento dos estudantes brasileiros que estão cursando o Ensino Médio. Ele é composto por quatro provas, estas que possuem 45 questões de múltipla escolha em cada uma delas, além de uma redação.

Podemos considerar a redação do Exame Nacional do Ensino Médio como a parte principal. Nela os candidatos precisam mostrar que possuem domínio da norma padrão da língua escrita. E para quem não sabe quais são, listamos elas abaixo:

- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

A redação é avaliada da seguinte forma: para cada uma das competências citadas acima, existem 5 níveis que podem ser alcançado pelo candidato (valor de 200 pontos cada). Ou seja, se o aluno dominar todas as competências ele conseguirá atingir 200 em todos os níveis, obtendo a pontuação 1000, domínio considerado como excelente na parte de Redação.

Prepare-se com antecedência para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio e consulte o local de prova Enem 2020 para saber onde deverá fazê-la.