“O que se deve exigir do escritor, antes de tudo, é certo
sentimento íntimo, que o torne homem do seu tempo e do seu
país, ainda quando trate de assuntos remotos no
tempo e no espaço” (Machado de Assis).
Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) nasceu no morro do Livramento no Rio Janeiro, sendo seu pai, carioca, pintor de paredes, mulato e sua mãe Maria Leopoldina Machado de Assis, portuguesa da Ilha de São Miguel. Perdeu sua mãe aos dez anos de idade, o pai casa-se com Maria Inês, que se encarregou da sua criação, ainda depois da morte do pai de Machado de Assis, em 1851.
Machado de Assis foi sempre autodidata. Aos 16 anos iniciou sua carreira com aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional, depois revisor da Livraria de Paulo Brito e no correio Mercantil, em 1860 torna-se redator do Diário do Rio de Janeiro. Aos trinta anos casa-se com Carolina Augusta de Novais. Machado de Assis Ingressou no funcionalismo público ocupou cargos, tais como: Oficial de Gabinete do Ministério da Agricultura, diretor do Comércio da Secretaria de Estado da Agricultura Comércio e Obras Públicas e diretor-geral de contabilidade do Ministério de Aviação. Superou todas as dificuldades da época e tornou-se um grande escritor. Em 1897 é eleito o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.
A obra de Machado de Assis é divida em duas fases:
- Na primeira fase ou fase romântica, os personagens de suas obras possuem características românticas, crenças nos valores da época, sendo o amor e os relacionamentos amorosos os principais temas neste período. Nesta fase podemos destacar as seguintes obras: Ressureição (1872), seu primeiro livro, A Mão e a Luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878).
- A segunda é a fase realista em que Machado de Assis abre espaços para a análise dos valores sociais e questões psicológicas dos personagens. Nesta fase Machado descobriu enfim sua vocação verdadeira: contar a essência do homem, em sua precariedade existencial, quando faz uma análise profunda e realista do ser humano, destacando suas vontades, necessidades, defeitos e qualidades. Nesta fase destacam-se as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1892), Dom Casmurro (1900) e Memorial de Aires (1908).
Clique e saiba mais sobre as
Para saber mais sobre este grande mestre da literatura brasileira veja o vídeo abaixo que conta a vida do escritor e as duas fases de sua obra, os caminhos de sua profissionalização até o ingresso na Academia Brasileira de Letras, e também a visão política de Machado sobre as transformações da sociedade brasileira.
MACHADO DE ASSIS: UM MESTRE NA PERIFERIA
Este vídeo foi produzido pela TV Escola e também pode ser encontrado em
http://tvescola.mec.gov.br/ vá lá e procure, vale a pena!
Machado de Assis também foi um dos maiores cronistas de sua época, e suas crônicas são excelente fonte histórica. Nos seus textos é possível descobrir o Brasil da segunda metade do século XIX: os costumes, o que faziam os governantes, como era a cidade do Rio de Janeiro. A abordagem crítica de Machado de Assis não poupava ninguém. O filme Machado do Brasil faz uma proposta interessante: como Machado de Assis veria o mundo atual? Por onde começariam suas críticas? E como o mundo receberia o autor?
Agora que você entende um pouco mais da literatura de Machado tente fazer uma análise deste conhecimento respondendo as questões abaixo:
1. Que análise o vídeo apresenta sobre Machado de Assis?
2. Comente a afirmativa encontrada no vídeo:
"Machado de Assis é considerado um homem a frente do seu tempo."
3. Machado de Assis foi um crítico ácido da elite de seu tempo, suas obras abordam também a questão da exclusão e da segregação, como exemplos temos passagens sobre a escravização dos africanos e seus descendentes sempre relatada por Machado em suas obras sobretudo com ironia.
"(...) Um dia quebrei a cabeça de uma escrava, porque me negara uma colher do doce de coco que estava fazendo, e, não contente com o malefício, deitei um punhado de cinza ao tacho, e, não satisfeito da travessura, fui dizer à minha mãe que a escrava é que estragara o doce “por pirraça”; e eu tinha apenas seis anos. Prudêncio, um moleque de casa, era o meu cavalo de todos dos os dias; punha as mãos no chão, recebia um cordel nos queixos, à guisa de freio, eu trepava-lhe ao dorso (...) dava mil voltas a um e outro lado (...)" Memórias Póstumas de Brás cubas
Comente sobre a abordagem de Machado de Assis sobre exclusão e segregação, e fale se tais aspectos ainda estão presentes nos dias atuais. Comente exemplificando.
Quem quiser saber mais, vale a pena ver o livro
Almanaque Machado de Assis
Autor: Luiz Antonio Aguiar
Editora: RECORD
Nº de Páginas: 320
2008
Neste livro o autor criou um divertido manual de introdução à obra de Machado, com o objetivo de desmistificar o "medo" que os leitores têm de encontrar um autor difícil de ler, além de mostrar que sua obra é indispensável.
Lá no portal Domínio Público existem 2 maneiras diferentes de acessar a obra de Machado de Assis:
- clicando em
onde está a Coleção Digital Machado de Assis que foi elaborada pelo Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina, em 2008, com o objetivo de homenagear o autor durante o centenário de sua morte.
E se você clicar em Obra Completa encontrará todos os romances e textos de Machado de Assis para baixar em seu computador. Aqui eles estão classificados pelo gênero da obra.
- ou clicando em
Aqui os textos estão em ordem alfabética, sem classificação.
Então vamos lá! Se anime e leia Machado! Vale a pena!
A Editora Abril desenvolveu um site pela passagem dos 100 anos de morte deste grande autor brasileiro, vale a pena ver as informações lá apresentadas, infelizmente o link abaixo está quebrado, ou seja o material "saiu do ar".
A TV SENADO também produziu 2 documentários importantes sobre a vida e a obra de Machado de Assis, vale a pena conferir!
Lá em http://www.senado.gov.br/NOTICIAS/tv/
clique em Documentários, no menu da esquerda da página, e depois procure por "Machado de Assis" e vc vai encontrar os vídeos:
Agora teste seus conhecimentos respondendo o questionário proposto abaixo:
Sobre a vida e a obra de Machado de Assis
E não esqueça, SE você TIVER DÚVIDAS poderá trocar ideias conosco, BASTA MANDAR UMA MENSAGEM LÁ EM Dúvidas
E você também pode FAZER SUGESTÕES clicando no botão Enviar um Comentário
REFERÊNCIAS:
1. COUTINHO, Afrânio; COUTINHO, Eduardo de Faria. Machado de Assis in: BRASIL. A literatura no Brasil. RJ: EDUFF, 1986. p. 151- 173.
2. LAGE, Verônica Lucy Coutinho. Literatura, crítica e cultura II: diálogos com Machado de Assis, caminhos da crítica literária. p 160.
3.Machado de Assis Disponível em<http://www.brasilescola.com/literatura/biografia-machado-assis.htm>. acesso em fevereiro de 2014.
4. Academia Brasileira de Letras. Machado de Assis. Disponível em <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=659&sid=240>. Acesso em 07/10/2013.
5. Ministério da Educação. Machado de Assis – Obra Completa. Disponível em <http://machado.mec.gov.br/index.php/cronologia-mainmenu-121>. Acesso em 07/10/2013.