Ir para o conteúdo
ou

Tecciencia

Vc sabia?

Que a primeira edição de "Dom Casmurro" foi publicada em 1899, em Paris, e divulgada no Rio de Janeiro em 1900?

 

Veja também!

Este vídeo também é interessante pois fala sobre as característica da obra e da vida de Machado de Assis.       

  "Ler a vida e obra de Machado de Assis
é ter uma visão muito particular
da nossa história e da nossa cultura
".

Um Apólogo ....

O que é um APÓLOGO, você sabe?

Não? Então vá lá no dicionário, veja o PRIBERAM, por exemplo, clique aqui pra acessá-lo e procure a palavra.

Achou? Que bom! 

Agora leia o 

Este conto foi publicado originalmente no livro Várias histórias, em 1896.

Agora veja o curta-metragem “A agulha e a linha”  baseado em "Um apólogo", de Machado de Assis,

 

 

E agora entendeu o que é um apólogo

Qual é a moral da história, que o vídeo tenta passar?

Iaiá Garcia

Iaiá Garcia faz parte da fase romântica de Machado e foi o último livro dessa fase.Foi publicado em 1878 quando o Brasil ainda se recuperava da Guerra do Paraguai.

Você sabia ...

que Machado de Assis tinha um apelido?

Ele era chamado  

O Bruxo do Cosme Velho.

 

My network

Você sabia?

 

Que o  Museu da Língua Portuguesa é  dedicado à valorização e difusão do nosso idioma (patrimônio imaterial)?


 

Ele apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.

Ele já é um  dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul.

E está localizado na cidade de São Paulo, no histórico edifício da Estação da Luz.

Quem vai a São Paulo não deve deixar de visitá-lo!!

Para saber mais clique aqui.

Veja também o site do museu.

Veja este vídeo ...

Ele é muito legal e fala sobre a exposição " Machado de Assis, mas este capítulo não é sério"  realizado  pelo Museu de Língua Portuguesa no ano de 2008 pela passagem do centenário da morte desse grande escritor.

"Machado embora tenha se tornado
o grande escritor,
era um homem extremamente
comum".

  

Você tem ideia do porquê deste título, Machado de Assis, mas este capítulo não é sério?

 

Um livro polêmico

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Este foi o primeiro romance da fase realista do escritor. Narrado por   um “defunto autor”, o livro  de 1880, foi responsável por Machado de Assis ser considerado um dos maiores escritores do mundo.

 

EXERCÍCIO LEGAL!

Um de seus livros

Tela cheia

Vida e Obra Machado de Assis

18 de Fevereiro de 2014, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 113 vezes

 

Vida e Obra Machado de Assis

 

O que se deve exigir do escritor, antes de tudo, é certo sentimento íntimo, que o torne homem do seu tempo e do seu país, ainda quando trate de assuntos remotos no tempo e no espaço”  (Machado de Assis).

 

Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) nasceu no morro do Livramento no Rio Janeiro, sendo seu pai, carioca, pintor de paredes, mulato e sua mãe Maria Leopoldina Machado de Assis, portuguesa da Ilha de São Miguel. Perdeu sua mãe aos dez anos de idade, o pai casa-se com Maria Inês, que se encarregou da sua criação, ainda depois da morte do pai de Machado de Assis, em 1851.

 

 Machado de Assis foi sempre autodidata. Aos 16 anos iniciou sua carreira com aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional, depois revisor da Livraria de Paulo Brito e no correio Mercantil, em 1860 torna-se redator do Diário do Rio de Janeiro. Aos trinta anos casa-se com Carolina Augusta de Novais. Machado de Assis Ingressou no funcionalismo público ocupou cargos, tais como: Oficial de Gabinete do Ministério da Agricultura, diretor do Comércio da Secretaria de Estado da Agricultura Comércio e Obras Públicas e diretor-geral de contabilidade do Ministério de Aviação. Superou todas as dificuldades da época e tornou-se um grande escritor. Em 1897 é eleito o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

 

 A obra de Machado de Assis é divida em duas fases:

 

- Na primeira fase ou fase romântica, os personagens de suas obras possuem características românticas, crenças nos valores da época, sendo o amor e os relacionamentos amorosos os principais temas neste período. Nesta fase podemos destacar as seguintes obras: Ressureição (1872), seu primeiro livro, A Mão e a Luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878).

- A segunda é a fase realista em que Machado de Assis abre espaços para a análise dos valores sociais e questões psicológicas dos personagens. Nesta fase Machado descobriu enfim sua vocação verdadeira: contar a essência do homem, em sua precariedade existencial, quando faz uma análise profunda e realista do ser humano, destacando suas vontades, necessidades, defeitos e qualidades. Nesta fase destacam-se as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1892), Dom Casmurro (1900) e Memorial de Aires (1908).

Clique e saiba mais sobre as 

 

 

Para saber mais sobre este grande mestre da literatura brasileira veja o vídeo abaixo que conta a vida do escritor e as duas fases de sua obra, os caminhos de sua profissionalização até o ingresso na Academia Brasileira de Letras, e também a visão política de Machado sobre as transformações da sociedade brasileira.

 

 

MACHADO DE ASSIS: UM MESTRE NA PERIFERIA

 

Este vídeo foi produzido pela TV Escola e também pode ser encontrado em 

http://tvescola.mec.gov.br/

 

Machado de Assis também foi um dos maiores cronistas de sua época, e suas crônicas são excelente fonte histórica. Nos seus textos é possível descobrir o Brasil da segunda metade do século XIX: os costumes, o que faziam os governantes, como era a cidade do Rio de Janeiro. A abordagem crítica de Machado de Assis não poupava ninguém. O filme Machado do Brasil faz uma proposta interessante: como Machado de Assis veria o mundo atual? Por onde começariam suas críticas? E como o mundo receberia o autor?

 

Agora que você entende um pouco mais da literatura de Machado tente fazer uma análise deste conhecimento respondendo as questões abaixo:

1. Que análise  o vídeo apresenta sobre  Machado de Assis?

2. Comente a afirmativa encontrada no vídeo:

"Machado de Assis é considerado  um homem a frente do seu tempo."

3. Machado de Assis foi um crítico ácido da elite de seu tempo, suas obras abordam também  a questão da exclusão e da segregação, como exemplos temos passagens  sobre a escravização dos africanos e seus descendentes sempre relatada por Machado em suas obras  sobretudo com ironia. 

"(...) Um dia quebrei a cabeça de uma escrava, porque me negara uma colher do doce de coco que estava fazendo, e, não contente com o malefício, deitei um punhado de cinza ao tacho, e, não satisfeito da travessura, fui dizer à minha mãe que a escrava é que estragara o doce “por pirraça”; e eu tinha apenas seis anos. Prudêncio, um moleque de casa, era o meu cavalo de  todos dos os dias; punha as mãos no chão, recebia um  cordel nos queixos, à guisa de freio, eu trepava-lhe ao  dorso (...) dava mil voltas a um e outro lado (...)" Memórias Póstumas de Brás cubas  

Comente sobre a abordagem de Machado de Assis sobre exclusão e segregação, e fale se tais aspectos ainda estão presentes nos dias atuais.  Comente exemplificando.

 

 

Quem quiser saber mais, vale a pena ver o livro

                  
               Almanaque Machado de Assis
                     Autor: Luiz Antonio Aguiar
                   Editora: RECORD
                 Nº de Páginas: 320
                   2008    

Neste livro o autor criou um divertido manual de introdução à obra de Machado, com o objetivo de desmistificar o "medo" que os leitores têm de encontrar um autor difícil de ler, além de mostrar que sua obra é indispensável.

 

 

Lá no portal Domínio Público existem 2 maneiras diferentes de acessar a obra de Machado de Assis:

  • clicando em 

 onde está a Coleção Digital Machado de Assis que foi elaborada pelo Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina, em 2008, com o objetivo de homenagear o autor durante o centenário de sua morte.

E se você clicar em Obra Completa encontrará todos os romances e textos de Machado de Assis para baixar em seu computador. Aqui eles estão classificados pelo gênero da obra.

 

  • ou clicando em 

 

Aqui os textos estão em ordem alfabética, sem classificação.

 

Então vamos lá! Se anime  e leia Machado! Vale a pena!

 

 A Editora Abril desenvolveu um site pela passagem dos 100 anos de morte deste grande autor brasileiro, vale a pena ver as informações lá apresentadas, clique na figura abaixo para ver: 

 

 

  

TV SENADO também produziu 2 documentários importantes sobre a vida e a obra de Machado de Assis, vale a pena conferir! 

  

Lá em http://www.senado.gov.br/NOTICIAS/tv/

clique em Documentários, no menu da esquerda da página, e depois procure por "Machado de Assis" e vc vai encontrar:    

 

 

Agora teste seus conhecimentos respondendo o questionário proposto abaixo:

  

Sobre a vida e a obra de Machado de Assis

 

E não esqueça, SE você TIVER DÚVIDAS poderá trocar ideias conosco, BASTA  MANDAR UMA MENSAGEM LÁ EM   Dúvidas

 

E você também pode FAZER SUGESTÕES clicando no botão Enviar um Comentário  

 

REFERÊNCIAS: 

1. COUTINHO, Afrânio; COUTINHO, Eduardo de Faria. Machado de Assis in: BRASIL.  A literatura no Brasil.  RJ: EDUFF, 1986. p. 151- 173.

2. LAGE, Verônica Lucy Coutinho. Literatura, crítica e cultura II: diálogos com Machado de Assis, caminhos da crítica literária. p 160.

3.Machado de Assis Disponível em<http://www.brasilescola.com/literatura/biografia-machado-assis.htm>. acesso  em fevereiro de 2014.

4. Academia Brasileira de Letras. Machado de Assis. Disponível em <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=659&sid=240>. Acesso em 07/10/2013.

5. Ministério da Educação. Machado de Assis – Obra Completa. Disponível em <http://machado.mec.gov.br/index.php/cronologia-mainmenu-121>. Acesso em 07/10/2013.